quinta-feira, 20 de junho de 2013

Os fascistas querem tomar as ruas

AFP / Christophe Simon
Por Altamiro Borges

Cenas deploráveis foram presenciadas nas manifestações desta quinta-feira (20). Pegando carona nos atos para festejar a redução das tarifas do transporte público em várias cidades, milícias fascistas e grupos de provocadores saíram às ruas para rasgar bandeiras de partidos e agredir militantes de esquerda.

Aproveitando-se de um sentimento difuso contra a política, estimulado diariamente pela mídia oligopolizada e golpista, estas hordas espalharam o pânico. As forças democráticas da sociedade precisam rapidamente rechaçar estes atentados, que colocam em risco a democracia brasileira. É preciso alertar os mais inocentes para eles não se tornem massa de manobra dos grupos fascistas.

Na Avenida Paulista, centro de São Paulo, uma minoria de vândalos atacou militantes do PT, PCdoB e MST. Aos berros, pessoas mascaradas gritavam “ditadura, já” e dirigiam ataques raivosos contra a presidenta Dilma Rousseff, eleita pela maioria do povo brasileiro. No Rio de Janeiro, sindicalistas da CUT foram cercados e agredidos e tiveram suas bandeiras arrancadas. Militantes do PSTU e do PSOL também têm sido alvo de provocações. O grito de guerra entoado por estes setores intolerantes é “sem partido” – numa negação à luta política e democrática, que traz à memória as péssimas lembranças da ascensão do nazifascismo na Europa e dos golpes militares na América Latina.

Até setores que apostaram na radicalização, sonhando com “a revolução na próxima esquina”, estão assustados. Como escreveu Valério Arcary, respeitado dirigente do PSTU, os ataques são “covardes” e partem de pessoas “mascaradas, alimentando a ilusão de que a intimidação física é o bastante para vencer na luta política... O antipartidarismo, mais grave quando se dirige contra a esquerda socialista, é uma ideologia reacionária e tem nome: chama-se anticomunismo. Foi ela que envenenou o Brasil para justificar o golpe de 1964 e vinte anos de ditadura. Não deixem baixar as bandeiras vermelhas. Foram os melhores filhos do povo que derramaram seu sangue pela defesa delas”.

A presença destas hordas fascistas já tinha se manifestado antes desta quinta-feira. Como registrou José Francisco Neto, do jornal Brasil de Fato, “na segunda e na terça-feira, a reportagem constatou sensível diferença nos atos comparando-os com a semana anterior. Os gritos não eram os mesmos puxados pelos movimentos sociais. As bandeiras de partidos não foram mais estiadas. Muitas, inclusive, foram impedidas de serem levantadas por um grupo de pessoas que pediam ‘Sem partido’... Na segunda-feira, militantes da Juventude do PT quase foram agredidos por tentarem erguer a bandeira do partido. Já pessoas ligadas ao PSTU não conseguiram recuar e foram agredidas”.

12 comentários:

João Sérgio Assis disse...

Há dois dias demonstrei minha estranheza sobre uma passeata que se convoca sem dizer o motivo. Apenas se diz "pacífica". Pois aí está o pacifismo:

"Um dos gritos que se expandia com muita facilidade, espalhando-se pela Paulista, era: “O povo unido não precisa de partido”. Enquanto gritavam, as pessoas, que ocupavam as laterais da avenida, colocavam os braços para cima, em gesto típico do nazismo/fascismo."
(http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/20/xad-na-paulista-se-lembrou-do-allende/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+pha+%28Conversa+Afiada%29)

Os reaças estão a solta. A hora é de união, esquecer as picuinhas partidárias, as disputas de espaço. A luta é daqueles a favor da democracia contra os fascistas.

Desde o início estranhei a dimensão, a repercussão que atingiu o Movimento Passe Livre. Movimento justo, que todo ano se manifesta na mais perfeita paz. De repente o movimento é invadido por infiltrados de extrema violência.

Isso não tem nada a ver com passe livre. Os reaças estão se preparando a tempos. O primeiro teste deles foi o boato sobre o bolsa família. Conseguiram levar o povo humilde as agências bancárias para provocar o pânico, revolta e quebradeira. Deram azar pois por causa de uma mudança no sistema havia dinheiro nas contas e só conseguiram o pânico.

O momento agora foi muito bem pensando. Todo ano tem aumento de passagem de ônibus. Terreno fértil para revolta. Este ano temos um grande evento. O aumento da passagem é o estopim, o evento é a pólvora para queimar por duas semanas. Os jovens que tem a disposição contestadora da juventude e anos de doutrinação e criminalização da política, são a bucha de canhão perfeita. A massa de manobra. O reaça parte para o quebra quebra mas a bala de borracha atinge o jovem comum.

Onde esse pessoal quer chegar? Onde esse pessoal pode chegar? Não sei, mas nós não podemos deixar.

Não falo apenas para quem se considera politizado e de esquerda. Não gosta do PT? Acha que esse governo não o representa? Ok! Mas para isso, vale a pena mais 20 anos com medo sair a rua? Com medo de demonstrar o seu descontentamento ao seu colega do lado? Aguentar todo tipo de imposição por parte de um governo que você não escolheu mas que também não vai deixar você se manifestar? O que estes reaças querem é isso: manipular seu descontentamento para te empurrar pela goela abaixo algo muito pior. Você quer mais saúde? Mais educação? O único caminho para isso é a democracia.

Anônimo disse...


*MORADOR DA CIDADE DE SÃO PAULO RELATA MOMENTOS TERRÍVEIS SOB A ÉGIDE DA SELVAGERIA E DO FASCISMO!
em http://mariafro.com/2013/06/20/olavo-brandao-carneiro-a-direita-e-a-esquerda-atordoadas/comment-page-1/#comment-61615
*XAD jun 20, 2013 at 22:02

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM **PINDORAMA!

**Significado de Pindorama:
Etimologicamente, quer dizer, em tupi-guarani, terra de papagaios. Designação dada ao Brasil pelas gentes andoperuanas e indopampianas. O jornalista e escritor Elio Gaspari, em seus artigos no jornal "O Globo", usa muito este nome quando quer, de forma irônica, se referir ao Brasil.

Prezado *XAD, são esses bárbaros que empunham o cartaz hipócrita: ‘SEM VIOLÊNCIA!’ São os mesmos e as mesmas “cheirosos(as)” e ‘cansado(as)’ frustrados, entre outras coisas, porque o ‘Joaquinzão Coitado do Ruy Barbosa’, o prevaricador Robert(o) Gurgel e o Gilmar Dantas não entregaram o pacote completo: a farsa do MENTIRÃO não permitiu que José Dirceu e José Genoino fossem esganados vivos em praça pública – com direito à filmagem com o celular do Gerson Camaroti, para deleite do MERDAL, da simpática Renata Lo Prete, da Cristiana Lôbo [de Raiva], dos a$$a$$ino$ de reputações a $oldo dos Civitas…

… Quando a sociedade perceber o que está, verdadeiramente, em jogo a palhaçada golpista/terrorista/antinacionalista acabará por efeito da gravidade!…

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO (depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Unknown disse...

É o golpe em andamento. Apenas mais um passo. Quando o Supremo votou a favor da Lei da Anistia dos Militares foi dada a senha.

Anônimo disse...

Ricardo diz:
Isto está acontecendo porque o Povo Brasileiro viu o prefeito do PT, ex-ministro da Dilma, apoiar na mídia golpista, a PM terrorista do Alckimin, barbarizar os jovens que diariamente são marginalizados por esse governo neoliberal camuflado, trata-se de uma crise de (des)confiança e credibilidade, o Povo saiu as rua pra dar um basta neste cinismo do governo do PT tanto na esfera federal como municipal (SP) e estadual (outros estados e aliados)o povo está repudiando a militância exatamente porque não sabe de que lado ela está; a crise tem solução, basta demitir todos os neoliberais, centro-esquerdas, pelegos e burocratas do governo, romper com a
mídia golpista, regulamentando as comunicações privadas conservadoras venal e golpista, e retomar a agenda progressista iniciando reformas estruturais profundas na Educação, Saúde, Transporte, Moradia, Emprego, etc.. etc..
ou a Dilma faz isso ou vai ouvir um barulho do Povo mais alto do que a mídia golpista, que a presidenta tando prefere.

Ignez disse...

Sem querer me vangloriar, mas, desde o início, quando meus conhecidos do PT faziam festa e me convidavam para participar da manifestação eu dizia em vários blogs que só via cartazes e as vozes da multidão repercutindo a 'voz do dono', com slogans como: "Fora Dilma!"; "Fora Copa"; "Abaixo a corrupção"... E o 'dono da voz' - a mídia reacionária e oligopolizada - passou a alardear: "É bonito!", enquanto em seus jornais, TVs, rádios, portais e seus jornalistas amestrados desciam o cacete no PT, no governo Federal, e no Haddad. O pessoal só faltou dizer que eu era reacionária. Um pessoal do PSTU mostrou-se indignado quando eu critiquei o tal "apoliticismo" e "antipartidarismo" pregado na internet, e determinado para ser cumprido pela multidão! Diziam que o movimento era “antipartido”. Alguns do PSTU até protestaram dizendo que qualquer um podia levantar qualquer bandeira, qualquer cartaz porque esse tipo de repressão era antidemocrático. O que fará o PSTU, agora? Enquanto isso a direita deita e rola sobre as cabeças sem ideologia, incapazes da lucidez crítica. Uma manada conduzida pela mídia vassala, agentes infiltrados de todas as nuances, quiçá, da CIA. A ALCA está nos planos para destruir o MERCOSUL, como pretendeu FHC. A mídia martelou dia após dia o apocalipse, a destruição do Brasil pelo PT. Parlamentares do PT e da base de apoio ficaram quietos. Dilma foi até mais corajosa e andou dando umas respostas. Só Collor e Requião (!!!!) se manifestavam. O PT acuado. Agora, dizem que é preciso conquistar os jovens despolitizados... kkkkk.... O que tem de bonito ver uma multidão de jovens e velhos dopados pela mídia, serem tragados pelo golpe tão esperado da direita? Uns espertinhos da classe média aproveitaram-se da insatisfação da nova classe "C" - com os R$0,20 - e usaram a internet e chamaram seus pares para 'apoiar' o tal MPL. Tudo orquestrado pela internet. Dilma não chegou ao ponto de presentear a nova classe “C” com a "Banda Larga", como haviam planejado Lula e Franklin Martins. Paulo Bernardo trabalhou para que isso não acontecesse. PB - Ministro de merda. Por que os ‘insatisfeitos’ não reclamaram dos pedágios do Alckmin? Do abandono do metrô e da CPTU? São Paulo há 20 anos sob o governo do PSDB... e nenhum protesto foi feito?! Tudo precarizado em SP: saúde, educação, transporte, segurança... Por que CINCO meses após o "poste" de Lula ter sido eleito, começa essa "manifestação"? Senhores parlamentares do PT eis no que resultou o silêncio covarde diante de uma direita poderosa porque dona dos meios de comunicação. O apocalipse não veio com o PT, mas com a direita, como sempre. O governo progressista que tirou 45 milhões de brasileiros da pobreza; que tornou este país a QUINTA economia do mundo; que inseriu Políticas Sociais como Programa de governo; que o alcançou ao estágio de quase pleno emprego, etc. está refém da mídia reacionária que conduz manifestantes, como manada, unicamente por não ter enfrentado com veemência as pregações ideológicas da direita neoliberal e vassala dos interesses estadunidenses.

leonardo-pe disse...

isso ai só mostra o q é nossa imprensa irresponsável e cinica. está insuflando mesmo a DESORDEM! e são mauricinhos e patricinhas q não nos representam.botaram fogo na câmara de veradores do Rio, e querem quebrar as câmaras municipais e estaduais. a ESPN BRASIL? está nesse time q está amando essa desordem juntamente com Datena,Galvão Bueno e toda imprensa(Globo A Frente)!

Osvaldo Aires Bade disse...

Off Topic
QUEM ACREDITA QUE A “DITAMOLE”, NO BRASIL, NÃO TINHA PARTIDO É BANDIDO
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/quem-acredita-que-ditamole-no-brasil.html

Paula Torres disse...

Lembram-se que disse Serra quando perdeu as eleições? Que ia haver guerra. Pois, finalmente começou depois de ter recebido instruçoes do Biden. E agora, neném? Que deve o PT fazer? Organizar a militância e daqui a um mês sair às ruas? Convidar os partidos de esquerda para sair junto ficando bem atento aos infiltrados e provocadores? E todos os militantes de esquerda exigirem que sejam iniciados os julgamentos de processos como o do mensalão de Minas e outros que o procurador Gurgel engavetou? Exigir, tal qual o MPL exigiu, que sejam investigados os crimes relatados no livro Privataria Tucana? E levar cartazes e faixas com as realizações dos Governos Lula e Dilma? Com números: de casas construidas, de alunos fizeram Enem, de Universidades construidas, de bolsa familia,etc., etc.

Luis disse...

Os fascistas contam com a impunidade e o trabalho sujo das PMs estaduais, além da Globo, claro. De quebra têm a seu favor, a omissão dos Ministérios da Justiça e Comunicações, da Secom e o silêncio passivo da presidenta Dilma.

Anônimo disse...

Em todo movimento popular sempre tem os aproveitadores, fascistas ou partidarios.
Somos uma sociedade democrata,ou tentamos, deve existir espaço para todos.
Dilma f eleita através dos planos sociais com o seu e meu dinheiro, reinventaram o votode cabresto, fato este, muito mais relevante que bandeiras partidárias ou alusões políticas.
Estou, estamos cansados de mais do mesmo.
Sou adepto da visaopolitico financeira de que um Estado se administra através da redução de custos e de que a iniciativa privada deve sim ser a responsável pela gestão dos ativos de uma nação. Prova disso e o sucesso da Vale e a ineficiência da Petrobras. Nada e perfeito, temos a ineficiência total da telefonia.........
A tendência e um movimento políticos direita,tivemos o centro esquerda (PSDB), o de esuqerda(PT) , de novo, mais do mesmo.
Uma vez no poder, a forca financeira ganha!
Talvez, apenas talvez, uma visão de direita, cesse com esse circulo vicioso do poder, não creio nisso!
Ou seria que os hipócritas voltam a dar a cara em seus blogs ?

Bete Reimão disse...

PARTICIPEI ATIVAMENTE DOS MOVIMENTOS NAS RUAS NA CIDADE DE CAMPINAS... QUE COMEÇOU NAS MÃOS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL.. AUSÊNCIA DOS PARTIDOS DE ESQUERDAS FOI UMA CONSTANTE DESDE O COMEÇO...POIS MEUS ANTIGOS CAMARADAS ESTAVAM OCUPADOS POR DEMAIS... COMPONDO UM GOVERNO DE CENTRO DIREITA...OCUPANDO OS ESPAÇOS EXECUTIVOS... DO QUE OUVIR O CLAMOR DAS RUAS...E EU FUI ANIQUILADA DENTRO DO SINDICATO... TENTANDO ME CONTRAPOR AO CAMINHO QUE O ... QUE O PARTIDO VINHA TRILHANDO...FUI COLOCADA DE LADO COMO MILITANTE MENOS IMPORTANTE FIQUEI SEM PARTIDO ENVERGONHADA DE VER O PCdoB A FAZER ALIANÇAS...COM SETORES MAIS REACIONÁRIOS... COMETER ABSURDOS.. CONTRA A MILITÂNCIA QUE NÃO CONCORDAVA APLICOU O CENTRALISMO DEMOCRÁTICO...PRA CAMINHAR PRA OUTRA DIREÇÃO QUEM NÃO CONCORDAVA ESTAVA FORA...VOLTEI PRA BASE...TRABALHANDO...NO MEU OFICIO ORIGINAL.... DE LÁ TIREI FORÇAS...PRA VIVER E ESPERANDO POR UM MOMENTO...OPORTUNO...E ESTE MOMENTO CHEGOU... AGORA MEU VELHO AMIGO...NÃO CHAME DE FASCISTAS ESTES JOVENS DESPOLITIZADOS...QUE AGEM DO MODO QUE SABEM (ELES NÃO TEM ESTA MALDADE)..POIS FALTOU ORIENTAÇÃO PARA O MOVIMENTO.. VOCÊS ESTAVAM NA SALA E ELES NO QUINTAL... A CULPA É MINHA E SUA...POIS TUDO QUE OFERECEMOS A ELES FOI NOSSA AUSÊNCIA... E AGORA A ESQUERDA TENTA ENTENDER ...MAS A UNICA RESPOSTA É QUE AS BANDEIRAS POPULARES FORAM ABANDONADAS--CONVERSEI COM MUITOS DELES...ELES NADA TEM HAVER COM UM MOVIMENTO QUALQUER...CHAMADO DE QUALQUER COISA... MAS DE UMA COISA ELES ESTÃO CERTOS...QUANDO DIZEM "OS PARTIDOS NÃO ME REPRESENTAM"... SE QUEREM A CONFIANÇA DAS MASSAS ROMPER É O CAMINHO....
SAUDAÇÕES CLASSISTAS

Paulo-Roberto Andel disse...

http://www.anoticiagospel.com.br/marcha-da-famlia-deus-em-defesa-da-vida-da-liberdade-da-democracia-contra-comunismo/

Altamiro, os reacionários já se preparam em berço esplêndido.