segunda-feira, 24 de junho de 2013

Velha mídia dá tiro no próprio pé

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Esmael Morais, em seu blog:

Entre mortos e feridos, a mídia golpista brasileira foi quem mais perdeu com as manifestações das últimas semanas. Sua perda tem a ver com a credibilidade que tinha, isto é, se ainda tinha alguma. Sua campanha frenética em nada alterou ou vai alterar a conjuntura política e eleitoral de 2014. Eu diria, sem medo de errar, deu um tiro de bazuca no próprio pé.

Os conglomerados de comunicação incentivaram de Norte a Sul a luta contra os partidos políticos nas manifestações de rua no país. Almejavam eles mesmos disputar o rumo das massas inconformadas com várias coisas, por isso propugnavam pelo “apartidarismo” nos protestos.

Além de faixas e cartazes contra políticos, nas ruas, também havia muita hostilidade em relação à mídia. Prova disso furgões de reportagem do SBT e da Record foram incendiados e profissionais da Globo só conseguiram trabalhar camuflando a logomarca de seus microfones.

O ridículo nisso tudo não é a mídia disputar e perder, mesmo não sendo um partido político (embora ela aja como tal). O pior ainda é que os barões da mídia “introjetaram” bandeiras de seu interesse no movimento das ruas, como a luta contra a PEC 37. Um troço estranho à reivindicação concreta da juventude, como a redução nas tarifas de transporte coletivo.

Os mais tongos, é claro, empunharam a bandeira contra a PEC 37. Agora, além da mídia e alguns direitosos antipetistas de plantão, quem defende poder quase fascista aos promotores de Justiça? Tenha certeza, caro leitor, que o povo não defende isso. Pelo contrário.

O espírito democrático dos brasileiros é maior do que esse interesse de classe disfarçado de luta contra a corrupção. Folgo afirmar que poucos sabem o que representa essa tal PEC 37 e se soubessem sua essência a apoiariam, inclusive os jornalistas que costumam assumir as bandeiras de seus chefes para lhes puxar o saco.

Essa lorota de ser contra a PEC 37 é udenismo puro, portanto. Eu vou mais adiante: quero votar para juiz e promotor de Justiça. Eleição direta. Chega de cargos vitalícios, de tetas vitalícias. Se os brasileiros não têm esse privilégio, por que juízes e promotores precisam dessa mamata?

O bacana que dessas picaretagens patrocinadas pela velha mídia também se extrai ensinamentos pedagógicos. O primeiro diz respeito à necessidade dos partidos políticos na sociedade: ruim com eles, pior sem eles; o segundo, que os barões da mídia transformam seus veículos em partidos mesmo sem alistamento no Tribunal Superior Eleitoral e partem para a disputa de opinião; e o terceiro é que a classe média continua sociologicamente covarde como sempre, pois não tem projeto nem coragem de avançar rumo ao poder — ficou com medo diante dos atos de vandalismo proporcionados pela ausência de verticalidade nos movimentos de rua.

A velha mídia não forçou a barra somente com a questão da PEC 37. Ela também tentou jogar a massa embriagada pelo “apartidarismo” contra as obras da Copa do Mundo. Em Curitiba, nesta sexta-feira, burguesinhos bem nutridos literalmente levaram “pau” da torcida organizada ‘Os Fanáticos’ do Clube Atlético Paranaense, que defenderam a integridade da Arena da Baixada.

Se alguma tragédia ocorreu ou ocorrer nesses protestos de rua, a meu ver, tem uma única culpada: a carcomida velha mídia; ela mesma, aquela que sempre apoiou a “borracha” nos estudantes e a tortura na ditadura militar, inclusive com eliminação física dos oponentes.

Precisa falar (escrever) mais?

7 comentários:

Matheus Gobato Nunes disse...

Eu estava em Curitiba, próximo a região da Arena da Baixada, moro nas redondezas e estava a caminho dos protestos na boca maldita. Foi vergonhoso ver esses manifestantes implorando para a polícia "dar um pau nos vagabundos", mesma polícia que minutos antes eles gritavam "Ei soldado você está do lado errado".

Anônimo disse...

Miro, dia 1º de julho próximo está programado para ser o Dia Nacional Sem a Rede Globo, conforme convocação via facebook. Provavelmente a manifestação ocorrerá somente no mundo virtual, mas seria uma boa oportunidade para botar na rua o Movimento dos Sem Mídia, o Barão de Itararé e outras organizações sociais sociais, além de blogueiros independentes, para fazer um protesto nacional a favor da Regulação da Mídia (Ley dos Medios). Que tu achas, daria para viabilizar?

Paulo Vasco (Movimento Belém Livre – Belém/PA).

Ana Cruzzeli disse...

Falou e disse, a carnificina patrocinada pela midia não foi maior por que as forças de esquerda entraram em campo para proteger tudo isso que aí está, tudo isso que só foi possivel quando o povo disse SIM em 2002 nas urnas, queremos tudo mudar, que o barbudo faça agora o seu trabalho.

Deixem a afilhada do barbudo trabalha, faz o favor!

Anônimo disse...

o PIG, embora esconda, sofreu uma fragorosa derrota nas ruas, o povo veio esfregar sua soberania na cara do PIG, que, como uma empresa privada, deveria submeter-se a lei do estado brasileiro; como o PT, seduzido pelos holofotes midiáticos, não teve peito, pra, colocar o PIG no seu devido lugar, a população brasileira resolveu sair as ruas e exigir o cumprimento da constituição nas comunicações, desmascarando a mídia golpista, dizendo com isso que quer, sim, a regulamentação dos meios privados conservadores udenistas traidores da pátria aliados aos interesses imperialistas; é o povo quem está exigindo, nas ruas, a Democratização dos meios de comunicação.

l disse...

precisa fazer isso varias e varias vezes. ainda temos um monte de"midiotizados". tem gente q botou a culpa disso aí,nos politicos.ora eles são as vitmas!

Anônimo disse...


…Ô golpistas de meia tigela, pensem bem, se é possível golpistas de meia tigela pensarem bem (sic): “ocês” acham mesmo que uma mulher que, quando jovem, foi torturada covardemente durante 03 anos no interior do DOPS e de outras masmorras sórdidas da ‘ditabranda dos Frias e das organizações(!) globo’… “Cês” acham mesmo que uma mulher assim tão corajosa e competente irá ter medo das caretas do mesmos e eternos opositores da nação brasileira?!…

… Ah! Esses golpistas!…

(“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eminente escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – e autor do ‘best-seller’ ‘As Veias Abertas da América Latina’.)

República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, ‘o cheiro dos cavalos ao do povo’!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Unknown disse...

Gostaria que você me passasse algum arquivo informativo sobre o que realmente é a PEC 37 pois tenho muitas e muitas dúvidas de que estamos sendo manipulados. Obrigada.