quinta-feira, 25 de julho de 2013

Para entender a lógica de Dilma

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, em seu blog:

As manifestações de junho pegaram o governo desprevenido. Até então, tinha-se a ilusão de que os indicadores de popularidade superavam qualquer deficiência. Agora, sabe-se que, até o final do mandato de Dilma, vai haver luta ferrenha e diuturna.

Mesmo assim, em círculos próximos a Dilma, considera-se que ela já teria superado a fase mais difícil, que era sair das cordas após as manifestações.

O governo Dilma sempre enfrentou problemas com a base de apoio.

Ao propor o plebiscito e a ênfase nos serviços públicos, considera-se que tenha passado a bola para frente. Com todas as ressalvas que se possa fazer, o tema reforma política saiu do Congresso e ganhou as discussões gerais.

*****

O clamor das ruas fez também com que, nas últimas semanas, Dilma se abrisse para a interlocução geral. E colocasse na agenda os temas preferidos dos manifestantes, como a mobilidade urbana.

Mas não se deve esperar mudanças ministeriais. Menos ainda no Ministério da Fazenda.

No segundo governo Lula, cogitou-se na demissão do presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Lula foi demovido com a justificativa de que, faltando um ano e meio para o fim do governo, seria impossível construir um novo discurso econômico.

Foi-lhe lembrado o segundo governo FHC. Após a crise do câmbio, caiu o presidente do BC, Francisco Lopes, substituído por Armínio Fraga. Depois da mudança, o Ministro da Fazenda Pedro Malan teria sido completamente apagado. Até o final do governo, o discurso econômico nunca mais foi refeito.

*****

No caso de Guido Mantega ocorreria o mesmo com o sucessor, estimam esses analistas. Considera-se que, apesar de erros pontuais, especialmente o da distribuição indiscriminada de isenções fiscais, as linhas gerais da política econômica estariam corretas. E nenhum sucessor teria tempo de refazer o discurso.

Há a visão de que as críticas contra Guido originam-se da redução da taxa Selic, que teria prejudicado inclusive os empresários do setor produtivo.

De minha parte, não vejo assim. Mas, enfim, é a visão que prevalece no governo.

*****

Do mesmo modo, não se deve esperar por reforma ministerial que, segundo essas análises, mais levanta poeira do que ajuda a assentar. Será possível esperar alguns ajustes pontuais, de troca de Ministros. Mas nada de muito drástico.

*****

Nessa avaliação, Dilma já teria batido no fundo do poço, mas em um quadro bastante favorável para a recuperação. Especialmente porque preservou a base original do PT, no nordeste e junto aos setores de menor renda. Nos setores mais esclarecidos, quem cresceu foi Marina Silva. Mas assim que for instada a expor suas opiniões – sobre os mais diversos assuntos – se perceberá um discurso em conflito com o que pensam os setores mais alfabetizados da população.

*****

Considera que, primeiros alvos das manifestações foram os governantes da linha de frente. A maioria se reposicionou atendendo ao clamor das ruas.

Em situação mais difícil fica o poder legislativo e alguns grandes órgãos de mídia, como a TV Globo.

Assim como Dilma, ela terá que se reinventar para fugir ao desgaste. Terá comando para tanto?

5 comentários:

Anônimo disse...



Muito bom!

Quem são esses analistas do governo?! Poderiam ser capturados?!
Ou é exagero pensar?

cida disse...

Acredito que a situação está se agravando . Dilma não se comunica. Qtas vezes ela usou os meios de comunicação de massa para falar em cadeia nacional tanto para desmentir boatos como para divulgar os seus projetos? A TV NBR é ignorada pela população e tb é um canal fechado.Enquanto isso a Imprensa golpista bate no governo todo dia.E vem ai o dia 07 de setembro que estão se articulando nas redes sociais para um dia de protesto sem igual !Na minha opnião mesmo que Dilma atenda 100% das reivindicações não vai adiantar pq eles querem mesmo é vê Dilma, Lula e o PT longe e destruídos, desacreditados . Estão trabalhando para isso e contam com o os outros poderes.

Anônimo disse...

o governo Dilma rendeu-se ao jogo sujo da mídia golpista, essa é a verdade, somente um canal progressista em rede nacional que dê voz à Presidenta, apoiando e apontando a agenda progressista e democrática diariamente, é que vai fazer com que o governo Dilma se sinta seguro e identificado com as propostas populares para o qual foi eleito e avançar nas conquistas sociais e democráticas.

Anônimo disse...

Mexer no ministério, agora, é golpe dos políticos. Eles querem misturar para enganar o povo. Escamotear. Com isso dão entender que estão fazendo as reformas pendentes. Eles pensam que enganam...

Nelson Menezes disse...

A presidenta Dilma só troca ministro quando a Veja manda, na minha modesta opinião não deve mexer com o Mantega, mas sim demitir os ministros das comunicações, e da justiça.