quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cúpula do PSDB “expurga” Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

O eterno candidato José Serra bem que tentou. Ele é persistente e teimoso. Mas parece que a sua situação no ninho tucano é cada dia pior. Ele está isolado e a sua proposta de prévias internas já virou motivo de chacota. Nesta semana, o mentor intelectual da sigla, o ex-presidente FHC, deu o tiro de misericórdia. “Acho difícil fazer prévias... A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista”, apunhalou em entrevista ao jornal Valor. Diante deste e de outros obstáculos, o ex-governador paulista ou se aposenta ou tenta uma aventura em alguma legenda de aluguel, tipo PPS.

A opinião do “guru” FHC parece que reflete o pensamento majoritário do PSDB. Segundo levantamento feito pela Folha, 23 dos 27 presidentes estaduais da legenda não respaldam, “nem remotamente, a pretensão declarada pelo ex-governador de São Paulo, José Serra, de disputar com o senador e presidente tucano, Aécio Neves (MG), o posto de candidato do partido à Presidência nas próximas eleições... Nenhum disse considerar Serra o melhor candidato para o partido, e apenas o deputado federal Duarte Nogueira, que dirige a seção paulista da sigla, defendeu claramente a necessidade de realização de prévias”.

O sistema de prévias internas nunca foi adotado pelo PSDB. Nas eleições presidenciais de 2010, o mineiro Aécio Neves até defendeu a proposta para tentar viabilizar a sua candidatura. Mas a ideia foi sabotada abertamente por Serra. Agora, por puro oportunismo, o paulista é quem defende a medida como mecanismo “democrático” de consulta às bases. Daí ser motivo de chacota entre os tucanos. “Aécio já é o candidato de todo o partido. O outro é candidato de nenhum”, fuzila o jagunço Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB.

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, ainda faz cara de ressaca diante da proposta do seu rival. Nesta quarta-feira (28), o senador mineiro afirmou que “sempre defendi as prévias. Basta solicitar à Executiva, não ao presidente do partido. Ela que vai definir como isso vai acontecer, os instrumentos para que isso possa acontecer". Atual presidente nacional da legenda, ele rejeitou a proposta de José Serra para que deixe o cargo visando “garantir igualdade de condições” na disputa interna. Pelo andar da carruagem, o eterno candidato tucano está para ser expurgado do partido. Triste fim de carreira!


*****

Leia também:





0 comentários: