terça-feira, 27 de agosto de 2013

Patriota deixa o Itamaraty. Demorou!

Por Altamiro Borges

O governo Dilma anunciou ontem à noite que Antonio Patriota não é mais ministro das Relações Exteriores. A queda foi causada pela fuga para o Brasil do senador boliviano Roger Pinto Molina, um notório bandido, que teve a ajuda da embaixada brasileira em La Paz. “O caso gerou impasse entre Brasil e Bolívia. Pinto é opositor do presidente Evo Morales”, realçou o Estadão. Já a Folha especulou que “Dilma ficou irritada ao ser pega de surpresa” e demitiu o ministro. Ainda há muitos boatos. Mas uma coisa é certa: a saída de Antonio Patriota demorou a ocorrer. Sua atuação no Itamaraty já era alvo de críticas há muito tempo.

Num comunicado lacônico, Dilma Rousseff “agradeceu a dedicação e o empenho do ministro Patriota nos mais de dois anos em que permaneceu no cargo” e anunciou que a pasta será ocupada pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) que se projetou como coordenador da cúpula ambiental Rio+20. Antes do anúncio, Antonio Patriota foi chamado às pressas para uma conversa com a presidenta no Palácio do Planalto, cancelando a viagem que faria à Finlândia.

A suspeita fuga do conservador Roger Pinto Molina, acusado por corrupção e homicídios na Bolívia, foi a gota d’água que derrubou Antonio Patriota. A ação arriscada quebrou todos os protocolos diplomáticos e evidenciou a cumplicidade da embaixada local com as forças direitistas bolivianas. Mas a situação do ex-ministro já não era tranquila no Itamaraty. É certo que Antonio Patriota não promoveu mudanças drásticas na política externa iniciada no governo Lula, mas ele marcou a sua atuação pela timidez e pela postura defensiva – bem diferente da gestão “altiva” do ex-ministro Celso Amorim.

Os casos foram se multiplicando durante a sua apagada gestão. O mais recente envolveu a detenção, no aeroporto de Londres, do brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que denunciou o poderoso esquema de espionagem dos EUA no jornal “Guardian”. O Itamaraty adotou uma postura recuada e inócua, que relembrou o complexo de vira-lata tão criticado no reinado de FHC. O ex-ministro disse apenas que a criminosa atitude “não é justificável” e mais nada foi feito de concreto para reagir à provocação britânica, que teve a anuência do império ianque.

A mesma postura defensiva se deu com as revelações sobre os grampos de telefones e e-mails de milhões de brasileiros praticados ilegalmente pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA. O Itamaraty até protestou, mas de forma teatral – sem nenhuma reação mais dura. Como apontou Bob Fernandes, no sítio Terra Magazine, a chiadeira foi “meia boca” e não gerou indignação na sociedade. “Milhões de comunicações de brasileiros foram vasculhadas pelos norte-americanos. E é como se nada tivesse acontecido. Essa falta de reação, essa frouxidão, talvez ajude a explicar a arrogância dos britânicos”.

“A ciberespionagem dos Estados Unidos é dos fatos mais graves revelados neste século. A reação do mundo, ou a ausência de reações, moldará a cultura da privacidade no mundo; ou sua irrelevância daqui por diante. Por aqui, o esquema de mega-espionagem soa como coisa quase natural, banal... Quando os brasileiros despertarem para a dimensão disso tudo, talvez já seja tarde. Essa indolência ajuda a explicar a detenção de David Miranda. A humilhação e a arrogância brucutu do governo britânico refletem a lassidão, a frouxidão dos brasileiros diante da invasão da privacidade de cada um de nós”.

Neste cenário tão perigoso no mundo, em que as potências imperiais intensificam suas provocações e agressões, a passiva “diplomacia” de Antonio Patriota deseducava e diminuía o papel do Brasil. O seu estilo não se encaixava neste contexto de tantos conflitos e interesses em disputa. O episódio boliviano apenas confirmou este recuo na política “ativa e altiva” praticada por Celso Amorim e Samuel Pinheiro no Itamaraty. Até que demorou para que ele deixasse uma função tão estratégica!

*****

Leia também:

- A volta do vira-lata

- Itamaraty envergonha o Brasil

- Retrocesso diplomático no governo Dilma

- Saudade da ousadia de Celso Amorim

5 comentários:

Anônimo disse...

O que esperavam de Patriota no episódio da cyberespionagem e da detenção do brasileiro? Declaração de guerra? Do mesmo modo que o PIG exigia quando a Bolívia nacionalizou o gás? Ou um protesto a la 'Ahmadinejad'? Diplomacia é a arte de conviver com opostos, de mediar conflitos e interesses e não de impor posições radicais a toda hora.

Anônimo disse...

Esperava uma atitude mais altiva e que honrasse não só o Brasil, como a calça que veste.

Blog da LBI disse...

Sob orientação da CIA, Itamaraty comanda operação para resgatar narco-criminoso para o Brasil

Há 15 meses o governo Dilma, por meio do Itamaraty, havia concedido asilo diplomático ao ex-senador boliviano Roger Pinto Molina abrigando-o na embaixada brasileira em La Paz mesmo depois de ele ter sido cassado e condenado por corrupção e assassinato pela justiça de seu país. Roger Pinto Molina é um dos dirigentes da oposição pró-imperialista no estado de Pando e comanda um setor da máfia que controla o tráfico de drogas no país, responsável por vários assassinatos e outros crimes bárbaros. No último domingo, 25 de agosto, com a ajuda do embaixador interino do Brasil na Bolívia, Eduardo Sabóia e com o aval oficioso de Antonio (nada) Patriota, então Ministro das Relações Exteriores, o mafioso conseguiu cruzar a fronteira de seu país em dois carros oficiais da embaixada brasileira escoltado por fuzileiros navais que fazem a segurança do prédio! Já em território brasileiro, na cidade de Corumbá (MS), Roger Pinto Molina embarcou em um moderno jato ao lado de seu “colega” brasileiro Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e foi recebido em Brasília como herói por uma alinhada claque de plantão. Roger Pinto Molina logo foi apresentado pelo PIG como um perseguido político da “ditadura bolivariana de Evo Morales” e seu resgate foi saudado como uma “vitória da democracia e dos direitos humanos” pelo PSDB e outros asseclas. Cinicamente, o embaixador brasileiro que operou a fuga chegou a dizer que havia resgatado o fascistoide burguês boliviano se inspirando na presidente Dilma, perseguida política da ditadura militar durante os anos de chumbo. Desta forma, colocou um sinal de igual entre Evo e os gorilas brasileiros, forçando Dilma a declarar que a embaixada em La Paz não se compara ao Doi-Codi. Sem sombra de dúvidas, uma operação desta envergadura só poderia ter ocorrido sob orientação direta da CIA. O imperialismo ianque pressionou Patriota primeiro a conceder asilo diplomático mesmo diante dos protestos do governo Evo (que não deu o salvo-conduto para o senador sair do país) e depois para dar seu aval oficioso ao resgate de Roger Pinto Molina, tanto que Sabóia já havia comunicado anteriormente sua intenção ao comando do Itamaraty de libertar o ex-senador criminoso. Patriota, mesmo sabendo da delicadeza do caso, deixou o caminho livre para o resgate ser levado adiante de forma sigilosa e aparentemente sem comunicar o Palácio do Planalto.

CARLO PONTI disse...

Anônimo,esperava-se do Patriot, o que se espera de um chanceler: Que ele não seja um BUNDA MOLE, vira latas tal qualna época dos tucanos. Ele ao menos poderia ter dito ao Kerry, nós faremos tudo o que pudermos para que suas espionagens criminosas não atinja os interesses do Brasil.

Sergei Korolev disse...

porem, anonimo de cima, ele não precisava ser tão indolente!