sábado, 7 de setembro de 2013

Em solidariedade a José Genoino

Por Renato Rovai, em seu blog:

Já escrevi algumas vezes sobre José Genoino neste espaço, incluindo este texto no dia 4 de janeiro. Mas não é demais voltar ao tema quando ele decide solicitar sua aposentadoria por invalidez na Câmara Federal.

Genoino foi um dos mais brilhantes parlamentares brasileiros do pós-democratização. Eleito em 1982, foi deputado por cinco mandatos até ser candidato a governador em 2002. Aquela disputa talvez tenha sido o grande erro da sua vida. Foi a primeira vez que o PT disputou um segundo turno em São Paulo, mas ali começava o seu calvário. Além de ter feito uma campanha de conteúdo conservador, ao ficar sem mandato recebeu com prêmio de consolação a presidência do PT. Foi neste cargo que acabou enredado pela narrativa do mensalão.

Mas quem conhece Genoino sabe que ele nunca foi o que se costuma definir em partidos políticos como “operador financeiro”. Ou seja, que não é dos que negocia recursos para campanhas e nem quem tratava de assuntos que diziam respeito à finanças. Ele sempre foi o articulador político. E um dos melhores da sua geração. Por isso sempre foi considerado um interlocutor confiável por todos os grupos. Tanto dentro do PT, quanto fora. Grandes nomes da história política brasileira tratavam Genoino com grande distinção. Só para citar um deles, Ulisses Guimarães.

Genoino é um homem simples e vive um dos momentos mais duros da sua vida. Depois de ter contribuído tanto pela democratização do país, vive a dor de ser condenado por algozes que se refestelam em festas nababescas e não se ruborizam ao serem flagrados comprando de forma heterodoxa imóveis em Miami. É a canalha que sempre preferiu os EUA ao Brasil que quer enterrá-lo vivo. Mas Genoino tem amigos. E conta com milhares de pessoas que nele confiam. Eu quero dizer que sou um deles. Por isso assino o abaixo assinado que segue. Você pode assinar também.

*****

Nós estamos aqui!

Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor.

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos.

Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.

Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.

Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.

Para juntar-se a nós e assinar clique aqui

Ver a lista de assinantes

6 comentários:

Nilton Cursino Siqueira disse...

Amigo Genoino

Só o conheço pela mídia e pelos livros. Nunca o vi pessoalmente. Votei e votaria novamente em você por pura convicção ideológica. Sei que você vem sendo perseguido pelo ódio de alguns. Saiba, você é amado e respeitado por muitos. As perseguições das quais é vítima não são motivadas por nenhum de seus defeitos, que certamente os tem, são motivadas pelas suas qualidades. Qualidades de um brasileiro que não foge à luta. Brasileiro que oferece sua vida em favor do próximo, especialmente os menos favorecidos. Por isso meu amigo, meu irmão, você é um Herói. Erga sua cabeça e siga sereno e tranquilo o seu destino, seja ele qual for. Cuide da sua saúde, da sua família, da sua dor. Se a vida não lhe fizer justiça, a história o fará, se ele não fizer, eu farei, pois me orgulho de cada voto que depositei em você. Muita paz.

Rafael Gomes disse...

Sei que não é fácil discordar da globo e da editora abril. Querem o Genoino na cadeia. E não é de agora. Como a globo bem reconheceu, ela foi a favor da ditadura. A editora abril também.

O Genoino era guerrilheiro, ou seja, ninguém mudou de lado. Ambos estão certos e coerentes com o que pensam e com o que são. Eu também não mudo de lado. Leio globo e leio Veja, no entanto, eles estão lá e eu continuo aqui.

Assinei e peço que assinem a este abaixo assinado em solidariedade ao parlamentar de cinco mandatos, que nunca ficou rico. Os donos da globo, estes sim estão ricos. Mais ricos do que a soma do PIB de vários estados brasileiros. R$ 52 bilhões, sendo 1 bilhão referente a impostos sonegados.

Anônimo disse...


"... No Brasil será irreversível: a TV Justiça continuará a transmitir as sessões plenárias do STF! No entanto, cumpre ressaltar que nos países civilizados - a exemplo da França - todos os julgamentos - e em todas as instâncias - são realizados sob o mais absoluto isolamento! Os juízes totalmente imunes a qualquer tipo de influência externa!..." Declaração proferida por Francisco Rezek - jurista e ex-presidente do TSE

FONTE: programa de televisão de uma emissora do PIG, em 07/09/13

NOTA: cumpre notar que a perplexidade do doutor Francisco Rezek foi manisfestada em relação à cobertura da TV Justiça! Leitor, imagine se a discussão enveredasse para a cobertura midiática encampada por aquela famigerada organização(!)...

EM TEMPO: no mesmo "debate" televisivo, o jurista Miguel Reale Junior contestou a tese, afirmando: "De forma alguma os 11 ministros do Supremo deixarão ser influenciados por qualquer tipo de pressão! [Somente rindo! Adendo nosso!]" A declaração do Reale Junior se deu minutos após o âncora do programa ter encaminhado a tese de que, "dificilmente, os ministros do STF irão frustar as expectativas das 'vozes das ruas'"!... Ah! Miguel Reale Junior há poucos dias foi o entrevistado do 'Roda Viva' da TV Cultura! A participação do jurista superou o que o Joaquim Barbosa, o Gilmar Mendes e o Celso de Mello poderiam acrescentar no sentido de execrar publicamente os mensaleiros [do PT, revisor!]!...

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


(…)
Mesmo leigos hoje são capazes de dissertar, com propriedade, sobre patacoadas ocorridas no julgamento [da Ação Penal 470].
Nossa mais alta corte – sejamos francos – é de segunda, ou terceira, classe. Muitos de seus integrantes são, numa palavra, fracos, e alguns parecem teleguiados.
Há sinais de que nenhum deles sabia o que é o chamado BV, Bônus por Volume – uma propina legal inventada pela Globo para forçar as agências a anunciar nela.
E o BV pode explicar coisas que sequer foram discutidas num julgamento em que o STF, sob as câmaras interesseiras da televisão, mais pareceu o BBB.
E então, com toda a precariedade do STF, e mais a pressão da mídia, você é condenado a dez anos de prisão e chamado de chefe de quadrilha, como aconteceu com Dirceu.
(…)
E condenado por quem? Não por Cíceros, não por Catões – mas por Barbosas e Fuxes, e mais a máquina dos Marinhos.
Você não precisa ser a favor de Dirceu. Basta ver quem é contra. A Globo, por exemplo. Quando a Globo apoiou uma boa causa no Brasil?
Roberto Marinho era dono de um jornal medíocre e pequeno quando encontrou, na ditadura militar, um aliado…
(…)
De volta: você se chama Dirceu e foi condenado por eles.
A quem apelar?
Sim, à Corte Internacional da Organização dos Estados Americanos.
Seja o que for que a OEA delibere, lá a voz da mídia não perturbará tanto, não influenciará tanto, não terá efeito tão nocivo ao que se entende que seja justiça. A mesquinharia de Barbosa vai contar pouco.
Dirceu e os demais réus devem fazer a coisa certa.
Por jornalista Paulo Nogueira
‘Por que Dirceu deve recorrer à OEA’
Artigo publicado em http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-dirceu-deve-recorrer-a-oea/
8 DE SETEMBRO DE 2013

Anônimo disse...

Você fez mais do que sua parte. Fez a parte de dez milhões. Mas a nossa parte, ninguem fará por nos.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o Genoino como um politico ativo capaz e preocupado com todos os seguimentos da sociedede.Nunca presenciei radicalismo ou opiniões contrarias a um intendimento comum.Acho que Genoino foi esmagado por ser um remanescente daqueles que lutou contra a ditadura nas tricheiras.Faço votos que Genoino consiga superar esse trauma e os amigos de mãos estendidas para conforta-lo nesse momento duro.