sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Embaixadora ou “agente” dos EUA?

Por Altamiro Borges

Na mesma semana em que o Brasil reafirmou a sua soberania, com o cancelamento da visita da presidenta Dilma aos EUA em decorrência das graves denúncias sobre espionagem, desembarcou em Brasília a nova embaixadora do império, Liliana Ayalde. Na maior caradura, ela fez um discurso otimista sobre as afinidades entre os dois países. “Este é um tempo importante em nossas relações, cheio de oportunidades e possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e aprofundar os muitos laços que existem entre as nossas duas importantes e grandes nações", afirmou a diplomata, num português fluente.

Além de chegar ao país em meio ao escândalo da arapongagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), Liliana Ayalde também traz inúmeras suspeitas em sua própria biografia. Há quem garanta que a nova embaixadora é, na verdade, uma “espiã” do império. Durante 24 anos, ela trabalhou na Usaid – a agência ianque de “ajuda internacional”, acusada de ser um dos principais braços da famigerada CIA e de servir de fachada para operações de espionagem e corrupção. Este organismo teve ativa presença no Brasil no sombrio período da ditadura militar, financiando vários projetos de “cooperação”. Em abril passado, o governo de Evo Morales expulsou os agentes da Usaid da Bolívia, acusando-os de ingerência política.

Liliana Ayalde substitui o embaixador Thomas Shannon, que ficou no posto três anos e meio e deixou Brasília no início de setembro. A substituição já estava prevista há três meses. Diplomata de carreira, Ayalde serviu aos EUA na Nicarágua (1997-1999), Bolívia (1999-2005) e Colômbia (2005-2008) – nações com fortes tensões políticas e que despertam enorme cobiça do império. Antes de desembarcar no Brasil, ela exercia o cargo de secretária assistente adjunta no Departamento para a América Latina do Departamento de Estado dos EUA, chefiado pela sionista Roberta Jacobson.

Diante desta sinistra biografia, o governo brasileiro deve ficar de olho bem aberto para acompanhar os passos da “nova embaixadora”. Os EUA já demonstraram do que são capazes para defender os seus interesses imperiais.

*****

Leia também:







2 comentários:

Uma Palavra Pelo Povo Brasileiro disse...

Que Deus nos proteja dessa senhora Liliane. Com uma folha dessas, ela é perigosa, viu?

Anônimo disse...

Ela que articulou o golpe contra o Fernando Lugo, derrubado por golpe no paraguai ...........