terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sebastião Salgado expõe em Sampa

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

Mais novo trabalho do fotógrafo mineiro, que ganhou o mundo, Genesis encontra-se no Sesc Belenzinho, na zona leste da capital paulista, onde permanece até 1º de dezembro, depois de passar por Londres e Rio de Janeiro. Sebastião Salgado expõe 245 fotografias em preto e branco organizadas em cinco partes: Planeta do Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal. A exposição é o resultado de oito anos de viagem de um dos mais renomados fotógrafos do mundo, por regiões remotas do planeta em busca de povos que ainda vivem com há milhares de anos, sem serem atingidos pelo progresso.

Com curadoria de sua mulher, Lélia Wanick Salgado, as fotos dão a verdadeira dimensão da importância de Salgado que no ano que vem completa 70 anos. “Genesis é uma jornada em busca do planeta como existiu, desde sua formação e em sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial”, define Lélia. Os cliques dele registraram cenários de natureza intocada, como os mares gelados da Patagônia e sociedades que sobrevivem intactas em seus costumes ancestrais.

Uma exposição para ser apreciada até por leigos no assunto. Entre muitos outros trabalhos, destacam-se dois produzidos nos anos 1990: Terra, onde conviveu e fotografou camponeses do MST (Movimento dos Sem Terra), com um capítulo à parte dedicado às crianças. Depois viajou pelo mundo e seus cliques registraram Êxodos, sobre as viagens voluntárias ou forçadas realizadas por povos em diversas partes.Genesis parece consumar essa trilogia sobre a vida humana e sua relação com a natureza. “É essa beleza oculta, defendida, protegida que Genesis deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger”, analisa Lélia.

Em dezembro as fotografias de Salgado serão expostas na China. Mas a vida do fotógrafo entrou em cena na abertura do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro na terça-feira passada (17), com o documentário Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Serviço:

Exposição Genesis, de Sebastião Salgado

Sesc Belenzinho

Rua Padre Adelino, 1000, Belém, São Paulo

Até 1º de dezembro

Totalmente grátis

Livro: Genesis, Sebastião Salgado, Editora Taschen, R$ 199,90.

0 comentários: