quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mídia: A mãe de todas as batalhas

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Desde 2005 a sociedade vem sendo brutalmente manipulada pelo conglomerado midiático de direita sobre a questão do mensalão. Mas o PT a tudo assiste passivamente. A farsa montada por Barbosa e acatada pela maioria dos ministros do STF, segundo a qual houve desvio de dinheiro público e compra de deputados, só pôde ser construída com o apoio maciço e decisivo da mídia velhaca e venal. Mas o governo do PT continuou empanturrando de dinheiro os jornalões, as revistas semanais do PIG e a Rede Globo.

Ao longo de oito anos, gente com vasta folha de serviços prestados ao partido, à democracia e ao país foi linchada dia e noite. Mas o partido se calou. A campanha insidiosa dos derrotados nas urnas visando a criminalização do PT já ultrapassa os limites da classe média mais tacanha e reacionária e faz eco em alguns estratos populares. Mas o governo Dilma não é capaz nem mesmo de enviar ao Congresso Nacional o projeto de regulação da radiodifusão elaborado pelo ex-ministro Franklin Martins e engavetado por Paulo Bernardo, naturalmente cumprindo ordens da presidenta.

Está certo que não se pode travar todas as batalhas ao mesmo tempo. Mas se o governo continuar se negando a enfrentar a mãe de todas as batalhas, a democratização da mídia, será um verdadeiro desastre para o PT, com potencial até mesmo para comprometer seu futuro. Não basta colher assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular e apoiar formalmente a regulação. É necessário pressionar a presidenta e o Congresso Nacional. Fazer da questão prioridade absoluta.

E não me venham com a historinha de que estamos bem nas pesquisas eleitorais para 2014, nas quais Dilma lidera com folga, etc e tal. Não é esse o debate. Para um partido de esquerda com a origem e a trajetória do PT é de uma mediocridade abissal tratar vitórias em eleições como um fim em si mesmo, como único objetivo estratégico, como razão de ser do partido. É claro que é preciso fazer das tripas coração no ano que vem, lutar com unhas e dentes e mobilizar a militância para derrotar a matilha feroz da direita , dando continuidade ao projeto que há quase 12 anos está mudando a vida de milhões de brasileiros e brasileiras

Mas, que diabos, será mesmo que para se manter no governo o PT deve abdicar da luta pelo imaginário das pessoas ? Será que o pragmatismo inerente à lógica do poder justifica a omissão do partido na defesa da sua imagem e da sua história ? Será que as táticas eleitorais e as estratégias de marketing político devem prevalecer ante à luta mais subjetiva pela hegemonia moral na sociedade? Por falar em moral, será que encontra amparo moral e ético permitir sem a reação adequada que companheiros sejam encarcerados depois de um julgamento político e de exceção repleto de erros e afrontas à Constituição ? Onde foi parar a solidariedade, a fraternidade e a camaradagem típicas dos militantes de esquerda ?

Ressalve-se que é preciso fazer justiça às manifestações de solidariedade aos presos políticos por parte de alguns deputados, senadores, governadores e outras figuras públicas do partido. O alvo da minha crítica é a postura institucional do PT. Fiquei sabendo, por exemplo, que na última reunião do Diretório Nacional, ocorrida já com os petistas presos, um influente dirigente disse que a questão do mensalão não se encontra no "centro tático do partido" no momento. No bom português, isso equivale a um "que se dane os presos". E, a julgar pela resolução recuada e tímida do DN ao fim da reunião, essa visou fez sucesso entre os dirigentes. Infelizmente.

Outra coisa : pode e deve haver quem admire Lula tanto quanto eu. Mais, no entanto, é impossível. Mas já estou literalmente de saco cheio do seu silêncio sobre o mensalão. Ainda mais porque essa postura acaba influenciando todo o partido.

Vamos tentar analisar com mais detalhes esse mutismo :

1) Dá para entender o embaraço institucional da presidenta Dilma diante do mensalão. Como presidenta da República deve mesmo tratar de governar e evitar crises entre os poderes;

2) O caso de Luta é completamente diferente. Ele está sem mandato e é a maior liderança do partido.

3) A população tem o direito de saber o que pensa o maior líder popular do país sobre o mensalão;

4) Não custa lembrar que o episódio se deu no seu governo, sendo inclusive amplamente manipulado para tentar derrubá-lo;

5) Arrisco, sem medo de errar, que se o o melhor presidente da história do país tivesse se confrontado com o PIG e com o STF desde o início do julgamento, na condição já de ex-presidente, as coisas não chegariam onde chegaram. O peso político de Lula faria a diferença.

6) Já se tornaram patéticas as declarações de Lula de que um dia, quando tudo terminar, falará sobre o mensalão. Ver companheiros presos não o faz mudar de ideia ? |Por que ?

7) Dizem que o silêncio sepulcral de Lula diante do mensalão tem a ver com orientações nesse sentido do marqueteiro João Santana. Se for verdade, é lamentável que o marketing esteja cima de questões cruciais de natureza política e humanitária.

4 comentários:

Rossi disse...

A postura pusilânime do partido desde o início do processo foi a grande responsável pelo seu desfecho,baseado em "tênuas" provas(2°seu próprio acusador) e no "domínio dos fatos(erroneamente usado,2°o autor da teoria).O PT,na ânsia de se tornar palatável para a classe dominante,tem curvado a espinha e incorrido no erro de permitir o pisoteio em seu jardim.

Anônimo disse...

O Lula e a Dilma foi/é meros gerentões da elite brasileira. Nem um nem outro governou o Brasil como deveria, apesar do apoio popular que tiveram. Tendem a jogar tudo no lixo. Não fizeram nenhuma mudança institucional exigida pelo pais, apenas administraram a herança tucana. São reféns da direita raivosa e agora estão pagando a fatura desse medo.

Anônimo disse...

já ouvi alguém referir-se ao comportamento de certo paparazi, como se o seu jornalismo fosse de uma lavadeira de Waterloo, o mundo discutindo o futuro e, a brastemp querendo saber com que sabão Napoleão lavou seu cavalo.
Problema da sociedade é problema da sociedade, a força da sociedade esta nas suas manifestações, nas ruas, nas urnas.Dilma e Lula são expressões da sociedade, resguardados em seus grandes méritos.
Estamos no meio de uma revolução humanista, a oposição a ela é comandada por interesses desumanos e de fora da nossa Pátria.
Cobrar posição do PT, de Lula e Dilma é fazer o jogo do inimigo.

Unknown disse...

O Brasil tem uma constituição, tem tres poderes.
Quem constitucionalmente fiscaliza quem?
Politicamente, partidos, políticos e militância agem conforme suas vontades e demandas.
Legalmente cada competência deve agir unicamente como determina a lei.
Esta tudo embolado, banheiro de juiz com Estado de Direito, filho de juiz empregado de colega de réu e que não foi processado, direitos e garantias individuais comprando apartamento na Flórida, via paraíso fiscal.
É complicado sem nenhuma ação legal, cobrar ação política.
Quem ganha com isto?