quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Massacre de Curuguaty segue sem resposta

Por Mariana Serafini

Manifestação organizada por movimentos sociais, partidos da esquerda e campesinos, na noite de terça-feira (15), reuniu centenas de pessoas na praça do Panteón de Los Héroes, em Asunción, para exigir respostas do Estado sobre o que realmente aconteceu em Curuguaty.

As lições de Hugo Chávez

Por Beto Almeida

Desde que foi eleito em 1998, o presidente Hugo Chávez vem estimulando uma série de debates, seja em razão das amplas transformações sociais que promove na Venezuela, seja em razão do medo pânico que causa nos governos imperiais e nas oligarquias de cada país, vassalas e zeladoras dos interesses deste imperialismo em cada país. Certamente, sobre cada um destes aspectos é possível retirar profundas lições.

Não haverá controle de armas nos EUA

Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou nesta quarta-feira (16) uma série de propostas para tentar reduzir a violência provocada por armas de fogo no país. As medidas estão em um relatório montado pelo vice-presidente, Joe Biden, após reuniões com diversos setores da sociedade, mobilização iniciada após o massacre de Newtown, em dezembro. As propostas incluem, entre outras, o banimento da venda de rifles de assalto, a redução do tamanho dos cartuchos e a ampliação das verificações de identidade de donos de armas. No improvável caso de serem aprovadas pelo Congresso, as medidas terão impacto reduzido, pois são apenas paliativas. Obama não conseguirá, na verdade nem está tentando fazer isso, impor um controle eficiente de pequenas armas, como revólveres e pistolas, as que provocam mais mortes, pois o debate está completamente dominado por direitistas paranoicos.

Ofensiva contra as leis trabalhistas

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Esse ano poderá ser marcado por uma perigosa ofensiva patronal contra as conquistas trabalhistas. Projetos de lei propondo a flexibilização de direitos apresentados em 2011 poderão ir à votação e contam com muita pressão da bancada patronal.

Kamel e a judicialização da política

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O melhor indicador de que a dita grande imprensa e a blogosfera progressista se tornaram atrizes do palco político reside em um dos processos que o diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, moveu contra vários blogueiros por conta de um episódio que integra um processo de confrontação entre estes e aqueles mega veículos de comunicação e seus profissionais.

FHC, Lacerda e a lata de lixo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Fernando Henrique Cardoso está diminuindo com o correr dos anos. Não na mesma velocidade de José Serra, é certo, mas com constância.

Dona Rute faz falta? É possível. Talvez ela mitigasse a dificuldade com que a vaidade de FHC enfrenta a vantagem que Lula vai levando no combate pelo tamanho na história do Brasil diante da posteridade.

Caravanas de Lula e reação da mídia

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Antes que o PT esboçasse o roteiro das caravanas que Lula planeja realizar este ano o dispositivo midiático iniciou a sua.

Reportagens publicadas nos últimos dias pelo 'Estadão' e 'O Globo' revisitaram marcos do governo petista.

Alguns títulos pinçados desse primeiro arranque:

Jornais: mais um prego no caixão

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Jornais de todo o mundo registraram na quarta-feira (16/1) que o Facebook lançou seu próprio serviço de busca, chamado em português de Busca Social, mas enfrenta uma nova desvalorização de suas ações, por conta de reações negativas do público a mudanças feitas na rede social de imagens Instagram e pelas expectativas exageradas criadas em torno do anúncio do novo aplicativo.

O Globo: exemplo de manipulação

Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:

O Globo está cada vez mais extremado em matéria de pensamento único. Continua inconformado com a decisão da Suprema Corte de Justiça da Venezuela confirmando que o presidente Hugo Chávez não precisava tomar posse necessariamente no último dia 10. Mas é impressionante, o jornal da família Marinho a cada dia se supera em matéria de jornalismo ideologizado.

Marta rechaça elitismo da Folha

Por Altamiro Borges

Na quinta-feira passada (10), a Folha publicou um editorial raivoso contra o chamado “Vale-Cultura”, rotulado de “vale-populismo” já no título, e abusou dos adjetivos para desqualificar a ministra Marta Suplicy. Na visão elitista do jornal, a nova lei “é mais um exemplo do uso equivocado de dinheiro público na área cultural do país”. A Folha prefere que a grana dos impostos seja usada somente para bancar os juros dos rentistas. Ela também adora os milhões de reais que recebe de publicidade do governo – que só serve para alimentar cobras!

O "injusto" ministro da Previdência

Por Altamiro Borges

Para a alegria dos rentistas e da mídia tucana, na semana passada o ministro Garibaldi Alves (PMDB-RN) defendeu de forma marota uma nova contra-reforma da Previdência Social. Para ele, o atual sistema é "injusto", porque o trabalhador se aposenta "muito cedo". O ministro também aproveitou para anunciar que o fim do nefasto "fator previdenciário", criado no governo FHC para arrochar pensões e aposentarias, não é prioridade do governo Dilma. "Não há possibilidade do fator ser extinto simplesmente", afirmou.

Números brutais do trabalho escravo

Por Altamiro Borges

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou ontem novos dados, ainda bem alarmantes, sobre o trabalho escravo no Brasil. Em 2012 foram registrados 278 casos de utilização de trabalho em condições análogas à escravidão em todo o país, com a libertação de 2.723 trabalhadores. O balanço é parcial e pode sofrer ainda pequenas alterações, mas ele indica a gravidade da situação e confirma a importância da Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, da qual a CPT faz parte. Ele aponta que houve um aumento de quase 10% no número de trabalhadores resgatados na comparação com 2011. 

Dilma, luz e oposição sem discurso

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Com a sanção da redução da tarifa de energia, Dilma marcou mais um gol junto ao povo brasileiro. Especialmente, porque a oposição partiu em defesa dos acionistas das empresas transmissoras, colocando-se na linha de frente contra a decisão presidencial.

Perry Anderson e o balanço do lulismo

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

No ano passado o historiador Perry Anderson publicou um ensaio sobre Lula na London Review of Books (íntegra em inglês, aqui). Tirando um ou outro erro factual (por exemplo, quando diz que Dilma implantaria um sistema nacional de saúde), o artigo trouxe à tona, lá fora, um debate recorrente dentro da esquerda brasileira, aquele sobre o lulismo.

Começo do ano mostra embates à vista

Editorial do sítio Vermelho:

A pauta política deste início de ano é apenas uma pequena mostra dos embates políticos que teremos pela frente. O governo da presidenta Dilma faz tentativas tópicas para abrir caminho ao desenvolvimento nacional desvencilhando-se do tripé perverso constituído pelos juros altos, o arrocho fiscal e o câmbio flutuante. Não têm sido poucas as críticas do capital monopolista-financeiro nacional e internacional, veiculadas pela mídia privada a seu serviço, à gestão da política macroeconômica a cargo do titular do Ministério da Fazenda, Guido Mantega. Um desses veículos da mídia, porta-voz do capital financeiro internacional, chegou a esboçar uma campanha no final de 2012, pela demissão do ministro.

Péssimas notícias para a oposição

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por José Dirceu, em seu blog:

Boas notícias para o Brasil, más notícias para a oposição. São duas: a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que reduz a tarifa de energia elétrica em 20% e os níveis dos reservatórios voltou a subir.

É uma vergonha para os jornalões e o Jornal Nacional. Eles fizeram de tudo para não sair a redução da conta de luz e só faltaram antecipar o carnaval, de tanta alegria com o alarmismo sobre o risco de falta de água nos reservatórios.

Dilma e os desafios da comunicação


Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Os graves problemas de comunicação da presidência Dilma Rousseff não se restringem a uma situação circunstancial, solucionável com uma mera troca de nomes na Secom. Pelo contrário: para além das dificuldades da administração em se fazer ouvir na arena midiática, tais problemas dizem respeito, em primeiro lugar, a uma questão estrutural do setor comunicacional no país, extremamente concentrado nas mãos de poucos; em segundo lugar, e parcialmente em decorrência disto, verifica-se uma deficiência atávica do poder público em relação à comunicação; e, por fim, há uma questão de fundo, diretamente relacionada à postura pública do atual governo e de sua presidente e do grau de diálogo por eles estabelecido com a sociedade.

A direita se divide na Venezuela

Por Claudia Jardim, no sítio da BBC Brasil:

A polêmica em torno da decisão do Supremo Tribunal de Justiça de adiar indefinidamente a posse do novo mandato do presidente venezuelano, Hugo Chávez - que convalesce em Cuba – colocou em evidência uma antiga fratura na coalizão opositora venezuelana.

Capitalismo, "austeridade" e saídas

Por Immanuel Wallerstein, no sítio Outras Palavras:

A austeridade está, em todo o mundo, no centro das politicas. Há aparentes exceções, em alguns países – China, Brasil, os Estados do Golfo e talvez outros. Mas são exceções a algo que permeia o sistema mundial, hoje – e que equivale, em parte, a uma grande impostura. Quais são as questões?