domingo, 20 de janeiro de 2013

Cantanhêde e o sofrimento dos 'cheirosos'

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Depois de Merval Pereira de O Globo em seu blog no dia 17 de janeiro, agora (18/01) é a vez de Eliane Cantanhêde, da “massa cheirosa” e da Folha de São Paulo, tentar convencer alguém de que Lula é um problema para Dilma.

Ela condenou a visita de Lula a Fernando Haddad e o chamou de pau mandado. Como não há fundo do poço que não possa ir mais fundo, ela citou a cantilena do PIBinho e do racionamento de energia.

O PIB alemão e a crise europeia

Editorial do sítio Vermelho:

A todo-poderosa Alemanha parecia imune à grave crise econômica que assola a Europa e os países ricos.

Parecia. Os dados oficiais mais recentes, divulgados pelo governo alemão, mostram o resultado da ortodoxia fiscal imposta pelo governo da chanceler Angela Merkel aos demais países da zona do euro, entre eles Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha: a Alemanha termina o ano com a economia andando para trás no último trimestre de 2012 (PIB negativo de 0,5%), fechando o ano com pífios 0,7% de crescimento do PIB e que, em 2013, poderão se traduzir num crescimento ainda menor, de 0,4% (a previsão inicial era de 1,6%).

As oposições e suas batalhas

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

O ano mal começou e a nova batalha das oposições, partidárias e extraparlamentares, já está em pleno andamento. Se a primeira quinzena de janeiro transcorreu assim, imagine-se o restante do ano. É fácil perceber o que as move e aonde pretendem chegar.

A espetacularização do julgamento do “mensalão” foi feita com o único objetivo de desconstruir a imagem do PT no plano moral. O que buscavam era marcar o partido e suas principais lideranças com o estigma da corrupção, a fim de erodir suas bases na sociedade.

UNE debate democratização da mídia

Por Mariana Tokarnia, na Agência Brasil:

O Brasil precisa resolver a situação dos meio de comunicação, atualmente sob o controle de um número reduzido de grupos, segundo os profissionais que atuam no setor e que participaram hoje (19) da palestra Democratização da Mídia, no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE). O professor da Universidade de São Paulo (USP) Laurindo Leal Filho, o presidente daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, e o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, destacaram a necessidade de uma comunicação acessível e de qualidade.

PSDB despenca no Sudeste

Por Altamiro Borges

Pesquisa Ibope divulgada hoje aponta que o PSDB despencou na preferência do eleitorado da rica região Sudeste, exatamente onde se concentra o principal reduto dos tucanos, que governam os estados de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal Estadão, entre outubro de 1995 e outubro de 2012, caiu pela metade o número de pessoas que diz preferir o partido - de 14% para 7%. A pesquisa deve acender o sinal de alerta na cúpula tucana, que já estava escaldada com as derrotas em várias importantes cidades da região nas eleições municipais de outubro - principalmente na capital paulista.

Os EUA e o direito de matar

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O Presidente Barack Obama se nega a informar em que dispositivo da Constituição se ampara para ordenar o assassinato de cidadãos norte-americanos. Seu concidadão, Vicki Divoll, ex-assessor do Senado para as questões de segurança e ex-consultor jurídico da CIA, em título de artigo publicado ontem pela edição online do New York Times, faz-lhe a pergunta direta: Presidente, quem lhe disse que o Senhor pode matar americanos?

Merval, o exterminador do passado

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Gilson Caroni Filho

É difícil dizer o que mais impressiona: se a grande imprensa ter perdido a importância que detinha até os anos 1990 - quando ainda tinha relativa influência no cenário político -, ou a desfaçatez com que seus jornalistas, amadurecidos no tapa na arte de reescrever a história, sonegam dados e fatos, Rei dos instrumentos, por sua extraordinária capacidade de reproduzir os sons orquestrais do reacionarismo brasileiro, realizando recitais a pedidos do Instituto Millenium, Merval Pereira personifica a figura paradigmática do teclado da grande mídia corporativa.