quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os jornalistas e os pobres

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Li uma coisa que me fez pensar.

Li não, Vi. Um vídeo em que o advogado e blogueiro americano Glenn Greenwald é entrevistado. Greenwald é um liberal à americana, o que significa que é ligeiramente de esquerda.

É um dos blogueiros mais influentes dos Estados Unidos.

Obesidade infantil e o crime midiático

Por Marco Aurélio Weissheimer, no sítio Carta Maior:

Tomei conhecimento do documentário Muito Além do Peso pelo ótimo blog do médico José Carlos Souto, urologista gaúcho que trabalha na Santa Casa, em Porto Alegre, e que vem se dedicando a estudar as relações entre nutrição e saúde. Na opinião de Souto, um dos documentários mais importantes já produzidos no Brasil.

Yoani condenará censura da Folha?

Por Altamiro Borges

O mundo é irônico. A mesma Folha de S.Paulo, que faz tanto carnaval com a visita ao Brasil da dissidente cubana Yoani Sánchez - em defesa de uma pretensa "liberdade de expressão" -, venceu hoje na Justiça no processo de censura contra a "Falha". A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta manhã manter a arbitrária proibição ao blog satírico. Ela se curvou ao poderoso Grupo Folha, que moveu ação em 2010 contra o sítio alegando que ele copiava a logomarca do jornalão.

Yoani Sánchez e Bradley Manning

Por Altamiro Borges

A visita ao Brasil de Yoani Sánchez tem gerado grande excitação na mídia. Ela não é tratada como uma mera blogueira, mas sim como a principal dissidente de Cuba na atualidade. As corporações midiáticas, que nunca toleraram a revolução cubana – e, inclusive, usaram o perigo do seu espectro para defender o golpe militar de 1964 –, apresentam a blogueira como heroína das liberdades democráticas. O interessante é que a mesma mídia nada fala sobre Bradley Manning, o jovem soldado preso nos EUA desde maio de 2010.

Barão de Itararé na audiência do STF

STF debate lei da TV por assinatura

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

O acirramento da concorrência no setor de comunicação e a luta da sociedade civil por ampliação da participação tem por vezes conseguido adquirir uma dimensão pública. Nesse sentido, foi realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 18 de fevereiro, a primeira das duas audiências públicas para discutir a Lei de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que deu uma nova regulamentação para o serviço de TV por assinatura no país. A discussão foi conduzida pelo ministro Luiz Fux e contou com a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e empresários de comunicação.

O jovem que a TV esconde

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Cerca de quatro mil jovens circulam pelo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã de um belo sábado de verão. Festival de risos, músicas, mochilas e colchonetes.

Estão ali para participar do 14º Coneb, o Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional de Estudantes (UNE). Havia gente que levou dois ou três dias para chegar ao Recife, como os que saíram do interior do Amapá, usando barcos e ônibus como meios de transporte.

Carlos Alexandre e as tragédias

Mulher com o filho morto/1903, Käthe Kollwitz
Por Alipio Freire, no jornal Brasil de Fato:

Carlos Alexandre - filho dos jornalistas Dermi Azevedo e Darcy Andozia - suicidou-se no domingo, 17 de fevereiro, pouco antes de completar 40 anos. A tragédia de Carlos Alexandre teve início no dia 15 de janeiro de 1974, quando (com apenas um ano e oito meses) foi torturado no Departamento de Ordem Política e Social (Deops), de São Paulo, numa operação comandada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury: choques elétricos, bofetadas (que lhe custaram um corte no lábio) e, por fim, jogado no chão com violência quando, entre outras lesões, feriu a cabeça.

Líderes tucanos estão incomodados

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por José Dirceu, em seu blog:

No lançamento da ampliação do Brasil Sem Miséria para retirar mais 2,5 milhões de famílias brasileiras da pobreza extrema, ampliando o valor que recebem via Bolsa Família, a presidenta Dilma Rousseff até pode ter se repetido, mas foi ferina e certeira ao criticar as "correntes conservadoras que quase empurram o mundo para o abismo da crise".

A outra história do "mensalão"

Por Renata Mielli, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Paulo Moreira Leite foi uma das poucas vozes dissonantes na cobertura do mensalão. O resultado de um trabalho jornalístico sério e que mostra os inúmeros erros do julgamento da Ação Penal 470 – um julgamento político como frisa em toda oportunidade – é o livro A outra história do mensalão, lançado na noite desta terça-feira no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, numa coletiva para blogueiros e para a mídia alternativa.

Carta de Fidel Castro a Hugo Chávez

Por Fidel Castro Ruz, no sítio da Adital:

Querido Hugo:

Fico muito feliz que tenha podido retornar ao pedaço da terra americana que tanto ama, e ao povo irmão que tanto te apoia.

Foi necessária uma longa e angustiante espera, tua assombrosa resistência física e a consagração total dos médicos (...) para obter este objetivo.