segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mídia oculta greve da saúde em SP

http://www.sindsaudesp.org.br
Por Altamiro Borges

Os servidores da saúde de São Paulo estão em greve desde 1º de maio contra o arrocho salarial e a postura intransigente do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A numerosa categoria exige 32,2% de reposição das perdas acumuladas nos últimos anos, entre outros itens. A pauta de reivindicação foi encaminhada no início do ano, mas até agora o governo tucano não se dignou a respondê-la. “É como se a categoria não existisse”, reclama Gervásio Foganholi, presidente da entidade da categoria, o SindSaúde. Na sexta-feira (24), revoltados, os trabalhadores decidiram em assembleia manter a paralisação por tempo indeterminado.

CTB e a luta pela regulação da mídia

A visita do vice-presidente dos EUA

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Está chegando ao Brasil, na próxima quarta-feira (29), o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No Rio de Janeiro, tem programada uma visita à Petrobras para conversar sobre assuntos energéticos. Ele dirá também que os Estados Unidos estão interessados em se converter em sócio estratégico do Brasil.

Câmara debate mídias alternativas

Do sítio Vermelho:

A Câmara promoveu, nesta segunda-feira (27), mesa redonda para discutir formas de financiamento de mídias alternativas em Recife (PE). O requerimento para realização do encontro foi apresentado pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que quer debater os mecanismos de manutenção financeira dos meios de comunicação que não estão ligados a grandes corporações.

Aécio e os brucutus da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha e a dupla Aécio Neves-Marina Silva estão em nova ofensiva.

Marina, que contraditoriamente quer formar um partido chamado “Rede”, publicou sexta-feira um artigo chamado “mensalet”, onde diz que os boateiros e seus detratores são ”organizações mantêm suas brigadas digitais, com “editores” dos debates e notícias cujos critérios são os interesses de seus patrões” e diz que “uma investigação detalhada poderia mostrar essa espécie de “mensalão da internet”, uma indústria subterrânea da calúnia”.

Descanse em paz, Roberto Civita

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Morreu Roberto Civita. Morreu de câncer, ainda que a mídia demo-tucana não diga. E não diz porque não pode, ou porque dizer envolve uma lição de vida que a deprecia. A lição? Ora, não comemore o sofrimento de seus inimigos porque a fragilidade humana nos une a todos.

O STF e as esposas a tiracolo

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

O Supremo Tribunal Federal (STF) gastou 608 mil reais com passagens para esposas de ministros acompanharem os maridos em viagens ao exterior entre 2009 e 2012. A corte apontou uma norma interna como amparo legal para as despesas. Auditor-fiscal, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) acredita que um ato interno não serve como justificativa. Por isso, pedirá ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue o assunto e, no limite, cobre a devolução do dinheiro.

As velhas mentes europeias

Robert García/Rebelión
Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

O custo-Brasil é muito alto. Não se trata daquele “custo” sempre marretado pelo ortodoxos da superstição neoliberal, que se refere a impostos muito altos, salários aumentando além da conta, intervencionismo estatal, etc. etc. etc. Não, o custo Brasil a que me refiro é outro. Trata-se do custo de ver-se um país deste tamanho fazendo sombra para aquela ortodoxia. Esta vem devastando a Europa em todos os sentidos. O último destes sentidos a vir à tona de modo dramático está na sua juventude.

México x Brasil: modelos em disputa

Por Marcelo Zero, no blog Escrevinhador:

Os conservadores brasileiros têm um novo fetiche: a Aliança do Pacífico. Trata-se um novo bloco econômico comercial que pretende agregar, numa área de livre comércio, Chile, Peru, Colômbia, México e Costa Rica.

Conforme as notícias que lemos na grande imprensa, a Aliança do Pacífico foi criada para servir de contrapeso ao Mercosul, um bloco de economias “estatizadas” e “pouco dinâmicas”, que rejeitam as benesses do livre-comércio. Ainda de acordo com nossos determinados paleoliberais, que persistem em suas crenças panglossianas mesmo após a crise do capitalismo desregulado, o futuro pertence à Aliança, ao passo que ao Mercosul caberia o atraso, a estagnação e o isolamento.

A História não anda de avião

http://www.oretratodobrasil.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Outrora se falava que “ainda existem juízes em Berlim”, referindo-se aos derradeiros magistrados que resistiram à sanha nazista e defenderam princípios constitucionais numa Alemanha mergulhada em profunda crise. Que grande ironia assistir, num Brasil que vive o apogeu de sua democracia e goza de sólida estabilidade econômica, a inversão dessa frase. Não existem mais juízes em Brasília? Essa pergunta ainda está no ar, visto que há um fiapo de esperança de vermos o STF evitar a desmoralização de se render às forças do atraso e à arbitrariedade. Mas a frase vale para uma outra atividade crucial quando se discute este processo político e judiciário conhecido por “mensalão”. Ainda existem jornalistas no Brasil? Felizmente, sim. Endereço a frase especialmente para o editor da revista Retrato do Brasil, Raimundo Pereira, que realizou um trabalho criterioso e completo para descontruir as mentiras contidas na denúncia da Ação Penal 470.

Erro espantoso no "mensalão"

http://www.youtube.com/watch?v=pC3jp-i28bM
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Em reportagem que escrevi para Istoé desta semana, mostro que o julgamento do mensalão incluiu uma acusação falsa contra o publicitário Ramon Hollerbach, condenado a 29 anos de prisão - a segunda pena mais alta, depois de Marcos Valério, que ficou com 40.

Mercosul e a cegueira da Folha

Foto do sítio: http://socialmercosul.org
Por José Dirceu, em seu blog:

Até onde vai a cegueira política e o viés ideológico da Folha de S.Paulo e de suas matérias? Hoje, o jornal traz reportagem com o título “Viés liberal da Aliança do Pacifico desafia Mercosul ”, um exemplo dessa cegueira.

Os pobres voltam à pauta

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S.Paulo e o Globo trazem em suas edições de segunda-feira (27/5) duas reportagens que rompem, de certa maneira, o longo silêncio da imprensa sobre as mudanças que vêm ocorrendo no perfil demográfico e de renda da sociedade brasileira por conta dos programas sociais.

Franklin Martins e regulação da mídia

Foto: Cristiano Sant´Anna/Conexões Globais
Por Samir Oliveira, no sítio Sul-21:

Ex-ministro da Comunicação Social durante os governos do ex-presidente Lula, o jornalista Franklin Martins esteve em Porto Alegre neste sábado (25) para participar de um painel do evento Conexões Globais, na Casa de Cultura Mário Quintana. Antes do debate, ele concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na qual afirmou que o governo federal precisa liderar o debate sobre o novo marco regulatório para telecomunicações no país.

Aécio Neves ameaça blogueiros

Por Tarso Cabral Violin, em seu blog:

Na última sexta-feira (24.05.2013) a pré-candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede), em sua coluna semanal no jornal Folha de S. Paulo, criticou o que seria uma “militância dirigida” de partidos ou organizações, que “convivem com os vícios dos preconceitos, mentiras e desinformação”, o que seria um ”mensalão da internet”, “uma indústria subterrânea da calúnia”.

Civita: Cadê o Policarpo?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O PiG (*) conseguiu noticiar a morte de Robert(o) Civita sem mencionar o Policarpo, aquele a quem o senador Collor se refere como o “Caneta”.

O PiG (*) tratou das obras de Robert(o) e cometeu leves equívocos.

A morte de Roberto Civita

Por Luis Nassif, em seu blog:

Acaba de falecer Roberto Civita.

Foi o principal responsável por ter trazido os padrões jornalísticos norte-americanos para o Brasil, convencendo o pai a criar revistas informativas.

A primeira foi a Realidade. Segundo jornalistas que trabalharam com ele, como Luiz Fernando Mercadante, o jovem Civita tinha tino jornalístico, sabia trabalhar com talento as fórmulas importadas dos Estados Unidos.