domingo, 16 de junho de 2013

Mídia engatilha a arma da PM

Por Alexandre Haubrich, no blog Jornalismo B:

Depois de incitar a violência policial contra jovens que têm se manifestado nas ruas em defesa de um transporte público e de qualidade, os dois maiores jornais do país viram serem agredidos, alvejados e presos alguns jornalistas. A Folha de S. Paulo mudou o tom, depois de, juntamente com o Estadão, ter defendido em editorial ações mais contundentes para conter os protestos. Na quinta-feira, antes da manifestação que terminou em atitudes policiais que remetem diretamente aos anos da Ditadura Militar, Folha e Estadão publicaram editoriais que falaram, respectivamente, em “hora do basta” e “retomar a Paulista”.

"Cancelei minha assinatura da Folha"

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Regina Desiree, no blog Maria Frô:

Ontem cancelei a minha assinatura da Folha de S.Paulo (que já era só aos fins de semana) assim que li o editorial onde eles exigiam a cabeça dos manifestantes ao governo do estado. Mandei uma carta para a ombudsman e hoje recebi uma resposta dela e do sr. Marcelo Leite, editor do Caderno Opinião.

Lendo, tive a certeza de que o dinheiro que vou economizar com a assinatura será muito melhor empregado nem que seja comprando figurinhas da Copa pra encher um álbum.

A luta contra o aumento das passagens

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Mais uma vez o valor das passagens do transporte público tem seu aumento. Geralmente eles ocorrem todos os anos e sempre com o argumento da inflação dos custos do setor e reajustes salariais dos trabalhadores. Há casos de que o intervalo do acréscimo do preço é maior, mas é raro.

Quem começou foram eles

Os protestos e a lógica capitalista

Por Fábio Salem Daie, no sítio Opera Mundi:

No sentido de uma crise generalizada do contexto sócio-econômico nacional e mundial, podemos afirmar que as manifestações iniciadas contra o aumento das passagens de ônibus, em diversas cidades do Brasil, são “políticas”. No entanto, parece não ser este o sentido outorgado a elas, ao menos pelos gestores estaduais. Alarmados com a força demonstrada pela articulação popular (iniciada pelo Movimento Passe Livre), os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, Geraldo Alckmin (PSDB) e Sérgio Cabral (PMDB), apressaram-se em tachar os protestos, na última quinta-feira, de “políticos”: querendo significar, entretanto, que se tratam na verdade de estratégias partidárias e não de “mobilizações espontâneas”.

O AI-5 do governador Alckmin

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Igor Felippe, no blog Viomundo:

Guardo na memória alguns episódios do governo de Mário Covas, que considero um político importante na história, que fazia política com convicção e sangue nas veias. Líder mais autêntico da história do PSDB, Covas foi governador de São Paulo e sofreu uma pressão muito forte por conta do crescimento dos índices de violência.

A revolução será mal televisionada

Por Camila Petroni e Gustavo Menon, no jornal Brasil de Fato:

Damos o pontapé inicial em nosso texto fazendo um trocadilho com o título do documentário irlandês, de 2002, dirigido por Kim Bartleyle Donnacha O'Briain, que retrata a derrubada sofrida por Hugo Chávez na Venezuela, em abril do mesmo ano. Em "A revolução não será televisionada", os diretores abordam o caráter golpista dos grandes canais televisivos venezuelanos, que aliados à burguesia do país, efetivamente, protagonizaram um verdadeiro Golpe de Estado em Caracas. Nenhum título para o nosso texto caberia melhor, no momento - lembrando que corremos o risco de sermos acusados de vândalos pelo uso da palavra “pontapé”, acima.

Muito além dos 20 centavos

Por Sylvia Debossan Moretzsohn, no Observatório da Imprensa:

Os dois principais jornais paulistas amanheceram na quinta-feira (13/6) com editoriais que conclamavam a polícia à ação: “Retomar a Paulista”, pedia a Folha de S.Paulo; “Chegou a hora do basta”, enfatizava o Estadão, apelando ao “maior rigor” na repressão aos protestos contra o aumento das tarifas de ônibus.

Ao fim daquele dia, tiveram o que pediram: a polícia esmerou-se no que melhor sabe fazer e distribuiu seus coices indiscriminadamente, atingindo inclusive jornalistas, alguns dos quais feridos com gravidade por balas de borracha no rosto. Um deles, um fotógrafo, corre o risco de perder a visão.

Jovens voltam às ruas em SP

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Está marcado para esta segunda (17), às 17 horas, novo manifesto dos jovens contra o aumento de tarifas do transporte coletivo da região metropolitana de São Paulo. O ato ocorrerá no Largo da Batata, em Pinheiros, por onde circulam muitos ônibus.

Os jovens mostram disposição em continuar as manifestações pacíficas com a palavra de ordem que mais se ouviu no ato de quinta-feira (13): “Sem violência”.