terça-feira, 30 de julho de 2013

Concessão da TV Globo será revogada?

Justiça condena a Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Do sítio Vermelho:

A Justiça Federal no Tocantins condenou a emissora Globo Comunicação e Participações S/A e a empresa Quatro Elementos Turismo Ltda a repararem o dano causado à Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins pelo uso indevido de imagem durante a veiculação de uma reportagem exibida no programa Esporte Espetacular do dia 25 de abril de 2010, que associa a imagem da cachoeira da Fumaça à prática de rafting esportivo, prática esta, incompatível com os objetivos das estações ecológicas.

Ninja e Barão debatem ativismo digital

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Em nota nas redes sociais, o núcleo paulista do Barão de Itararé anunciou reunião aberta para o dia 5 de agosto, com a presença do Mídia Ninja. O debate contará com a presença de diversos ativistas digitais, que discutirão "Ativismo Digital - Furando o bloqueio da mídia". A atividade é aberta e acontece a partir das 18h30, na sede do Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 13 - República - São Paulo/SP). Confira a íntegra da convocatória.

FHC, Lula e a queda da desigualdade

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A divulgação na última segunda-feira do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) gerou um previsível proselitismo político da grande mídia em relação a uma pequena diferença no desempenho dos indicadores do estudo em favor do decênio em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso governou em maior parte.

Os entraves à reforma política

Por Vinícius dos Santos, na revista Teoria e Debate:

Passado mais de um mês desde as imprevistas manifestações que sacudiram o Brasil no mês de junho, parece haver certo consenso, ao menos à esquerda, de que, independentemente das diferentes avaliações de suas causas e consequências mais imediatas, elas tiveram ao menos o mérito de expor, a exemplo do que já ocorrera recentemente em outros países, a falência de nosso atual sistema político. Com efeito, já não se pode negar que a estreiteza de nossa democracia não é mais capaz de dar vazão ao legítimo anseio de participação que floresceu, sobretudo, com o advento e a disseminação da internet e de suas redes sociais. Tampouco é capaz de permitir respostas satisfatórias às demandas surgidas a partir das transformações econômicas e sociais vividas pelo Brasil nos últimos dez anos.

Juventude é protagonista da mudança

Foto: https://www.facebook.com/vozdascomunidades
Do sítio da União Nacional dos Estudantes (UNE):

Estamos vivendo um momento político muito importante e um novo período histórico, aberto com as mobilizações realizadas desde junho, que colocaram as lutas sociais no centro de conjuntura nacional, tendo a juventude como protagonista.

Joaquim Barbosa, Pedro I e o racismo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Um eventual candidato Joaquim Barbosa corre o risco de se tornar vítima do racismo à brasileira?

Na entrevista a Miriam Leitão publicada ontem no Globo, Joaquim Barbosa usou a questão racial para definir seu futuro político.

Aécio Neves está nervoso

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ok, funcionou.

A falta de clareza do governo Dilma, sua abulia comunicativa e a escolha errada dos canais de contato com a população deixaram terreno para que as manifestações de rua – que começaram com a questão local, o aumento das tarifas de transporte – se generalizassem, com a ajuda luxuosa dos governadores Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral, que mandaram descer o porrete nas pessoas e da mídia, que logo transformou “coxinhas” como o da Veja em heróis da pátria.

E a popularidade de Dilma pagou um preço por isso, seria estúpido negar.

Os protestos e a queda da desigualdade

Por Jorge Ussan, no sítio Carta Maior:

A dimensão que as recentes manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus adquiriram em todo o país surpreendeu a todos. O grau de violência entre manifestantes e a polícia, somado a abrangências de cidades envoltas em distúrbios, conferiu ao movimento características únicas.

O comportamento criminoso da mídia

Por Dr. Rosinha, no blog Viomundo:

No texto (Viomundo) “Carla Hirt: Baleada, agredida e acusada de formar quadrilha”, assinado pelo Azenha, registra-se que O Globo de 25/07/2013 traz a manchete: “Agente da Abin e mulher foram presos participando de quebra-quebra”. A partir daí, passa a contar a sua versão, sem dar oportunidade de defesa aos acusados ou de apresentar outra história que não a inventada pelo jornal.

Corrupção tirou R$ 425 milhões de SP

Da revista CartaCapital:

Com acesso a documentos inéditos e o depoimento voluntário de um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens ao Ministério Público, a revista IstoÉ revelou que o esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em São Paulo para vencer e lucrar com licitações públicas nos governos do PSDB nos últimos 20 anos contou com a participação de autoridades e servidores públicos, além de abastecer um propinoduto milionário que desviou dinheiro das obras para políticos tucanos.

Dilma se expressa mal?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Uma coluna de Dora Kramer no Estadão afirma que Dilma se expressa mal ao falar e ao escrever.

É uma tese frequentemente levantada por outros jornalistas conservadores. A conexão com Lula é inevitável: também ele falaria mal.

Onde estão os Amarildos?

Por Martha Neiva Moreira, Rogério Daflon e Camila Nobrega, no sítio Canal Ibase:

O assessor Guilherme Pimentel, da Comissão de Direitos Humanos, foi convocado, no último dia 17, a ir a uma manifestação de moradores da Rocinha, que, à noite, fechavam a Auto Estrada Lagoa-Barra na altura da comunidade. O protesto vinha em forma de pergunta: Cadê o Amarildo? O clima era de tensão e revolta. Na véspera, alertada por residentes da favela de São Conrado, a comissão já informara o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza à Polícia Civil, à Coordenação das UPPs.

IDHM melhora, apesar da mídia

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Em meio a este longo e rigoroso inverno de más notícias, fomos surpreendidos nesta segunda-feira com uma ótima novidade: nos últimos 20 anos, o desenvolvimento humano no Brasil cresceu 47,5%, saindo da avaliação "muito baixo" para "alto", segundo o IDHM medido pela ONU em 185 países.

A máquina de esconder escândalos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Em conversas de botequim, tenho feito uma proposta “científica” para avaliarmos se a mídia convencional nos torna uma pessoa melhor informada e mais preparada para os embates da vida. Imagine duas cobaias humanas, trancadas cada uma num quarto fechado, sem contato nenhum com o mundo exterior. Uma delas receberá toda manhã um conjunto de jornais e revistas tradicionais: Veja, Folha, Globo e Estadão. No outro quarto, o individuo não receberá nada. Ficará olhando as paredes e meditando. Deixemos os dois nessa situação por um ano.

Folha quer regular as redes sociais

Por José Dirceu, em seu blog:

Neste domingo, a Folha de S.Paulo publicou um editorial com ressalvas ao jornalismo feito nas redes sociais e criticando a forma como elas disseminam produtos jornalísticos que não criaram (sem pagar aos veículos de imprensa). Por fim, o jornal diz que esses pontos precisam ser enfrentados pelo projeto do Marco Civil da Internet, em tramitação na Câmara. Em resumo, a Folha defende a regulação das mídias sociais (lembrando que o jornal rejeita essa mesma regulação para a imprensa).

Record denuncia sonegação da Globo

O que preocupa o jovem comunicador

http://enecompi2013.blogspot.com.br/
Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um megaevento organizado periodicamente pela igreja católica em diferentes países. Mobiliza milhares de jovens e tem orçamento de muitos milhões de reais. Multidões, debaixo de chuva e frio, acompanharam a peregrinação do novo papa Francisco entre 23 a 28 de julho na JMJ do Rio de Janeiro.