domingo, 4 de agosto de 2013

Barão da mídia escapa da prisão

Por Altamiro Borges

Silvio Berlusconi, o barão da mídia que usou o poder do seu império para governar a Itália por três vezes, quase foi mandado para a cadeia. Na semana passada, a morosa Justiça do país finalmente divulgou sentença “definitiva” condenando o ex-premiê a quatro anos de prisão. Ele coleciona mais de 30 processos – corrupção ativa, fraude fiscal, remessa ilegal de divisas e até crimes sexuais. Condenado em última instância na quinta-feira sob a acusação de que seu conglomerado de mídia, Mediaset, superfaturou os direitos de transmissão televisiva e sonegou impostos, ele só escapou das grades porque está com 76 anos de idade. Silvio Berlusconi foi salvo pela senilidade!

Bancos lucram e fazem chantagem

Ilustração: Marcio Baraldi
Por Altamiro Borges

O Itaú-Unibanco divulgou na sexta-feira que teve um lucro líquido de R$ 3,622 bilhões no segundo trimestre deste ano – alta de 1,03% em relação ao mesmo período de 2012 e de 3,13% em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já o Bradesco anunciou na semana retrasada que o seu lucro líquido no mesmo período foi de R$ 2,949. Mesmo assim, segundo reportagem de Karin Sato e Karla Spotorno, no jornal Valor, os banqueiros estão indignados e exigem mudanças na política macroeconômica do governo Dilma. Eles reclamam que os seus lucros poderiam ser bem maiores e voltam a chantagear pela alta das taxas de juros. A desculpa, lógico, é o fantasma da inflação.

Marina Silva frustra Merval Pereira

Por Altamiro Borges

Em sua coluna deste sábado (3) no jornal O Globo, o “imortal” Merval Pereira mudou de opinião sobre a Rede, o partido de Marina Silva que ainda busca a legalização. Em outros textos, ele havia festejado a criação da nova sigla – nem tanto por afinidades com a ex-verde e mais por vislumbrar a possibilidade da sua candidatura forçar o segundo turno nas eleições presidenciais de 2014. Agora, porém, ele se mostra mais cauteloso. O motivo aparente da guinada foi a descoberta de que um dos dirigentes da legenda, Pedro Piccolo Contesini, participou da depredação à sede do Itamaraty em 20 de junho e não foi sumariamente expulso. O título do artigo é emblemático: “Sem firmeza”.

Alckmin é o novo alvo das ruas

Por Altamiro Borges

Os tucanos engoliram o seu próprio veneno. Após certa perplexidade, o PSDB decidiu apostar nos protestos de rua como forma de sangrar a presidenta Dilma Rousseff. Na semana passada, porém, as manifestações se voltaram contra o governador paulista Geraldo Alckmin. Duas marchas tomaram o centro da capital paulista exigindo apuração do escândalo do propinoduto tucano – que garfou mais de 450 milhões dos cofres públicos. Outro protesto, agora marcado pelo Movimento Passe Livre (MPL), está agendado para 14 de agosto e já está agitando as redes sociais. Temendo o “clamor das ruas”, o governo tucano e sua mídia já mudaram de postura.

O protesto contra a terceirização

Por Altamiro Borges

Na próxima terça-feira, dia 6, as ruas do país voltam a ser ocupadas. Desta vez, com uma pauta bem definida que desagrada os patrões e a sua mídia. Como de costume, o protesto terá pouco ou nenhum destaque na imprensa patronal. O ato nacional e unitário é organizada pelas centrais sindicais e tem como alvo o projeto de lei (PL) 4330, que regulamenta a terceirização. Estão previstas concentrações em frente às sedes das principais entidades empresariais contra a medida que agrava ainda mais a precarização do trabalho.