segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A principal herança de Sarney

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O Maranhão apresenta a menor expectativa de vida na média de homens e mulheres– 68,6 anos – de acordo com dados divulgados, nesta sexta (02), pelo IBGE. São oito anos a menos que Santa Catarina (76,8), que ocupa o primeiro lugar, e cinco abaixo da média nacional (73,76).

Possui a segunda pior taxa de mortalidade infantil do país, apenas atrás de Alagoas, com 29 crianças com menos de um ano mortas para cada mil nascidas vivas. A média nacional é de 16,7 para 1000. A menor taxa está, novamente, em Santa Catarina (9,2/1000).

A urgência da intervenção na RedeTV

Por Beto Almeida

Ironia da história: quanto mais os governos Lula e Dilma tenham evitado tomar medidas fortes, fugindo de possíveis rupturas, para democratizar a comunicação, mais o desenrolar do processo político tem colocado diante deles oportunidades e desafios novos para avançar nesta área em que o campo popular leva uma surra por dia das elites.

Delação premiada ameaça propinoduto

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Um caso misterioso, que vem rondando as redações como um fantasma desde 2007, quando a multinacional alemã Siemens admitiu o pagamento de propinas a agentes de governos em vários países, incluindo o Brasil. Vira e mexe o assunto aparecia em pequenas notas e desaparecia logo em seguida (com a honrosa exceção da 'Carta Capital", que se dedicou com maior afinco a acompanhar a história) da chamada grande imprensa.

O discurso catastrofista de FHC

Por José Dirceu, em seu blog:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreve de novo no Estadão nesse fim de semana – estranho que Lula não seja convidado para escrever – , agora chamando as oposições às falas, constrói seu discurso terra arrasada: Lula e o PT não fizeram nada, atrasaram o Brasil, são geiselianos...

A alma pequena de FHC

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não é preciso citar o Pessoa, nem vale a pena, pelo outro Fernando.

O outro Fernando, o HC, é a alma do tamanho que faz com que nada valha a pena.

Seu artigo de hoje é o seu retrato.

Facebook reintroduz censura no Brasil

Por Elizabeth Lorenzotti, no Observatório da Imprensa:

A censura voltou ao Brasil. E a herança maldita foi reintroduzida por uma empresa estadunidense pontocom, o Facebook. O mundo virtual não é diferente do real, sabemos. Por isso, os que sobreviveram à ditadura brasileira lembram-se bem da sensação horrível de quando uma pessoa desaparecia, inesperadamente. “Onde está fulano/a?” E a resposta: “Fulano/a caiu”.

Foro de SP e a unidade das esquerdas

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Editorial do sítio Vermelho:

Mais uma vez o Foro de São Paulo, reunido em seu 19º encontro, deu relevante contribuição à unidade das esquerdas na região da América Latina e do Caribe e o impulso às lutas populares, com caráter anti-imperialista.

Durante cinco dias, de 31 de julho a 4 de agosto, cerca de 300 representantes internacionais, provenientes de 39 países, da América Latina e Caribe e de outras regiões do mundo, debateram uma vasta pauta política e ideológica, apontando para o desenvolvimento em novo nível da luta política e social das forças de esquerda.

Só as ruas detonarão o propinoduto

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O filme já se tornou velho. Ao longo da década passada, escândalos envolvendo o governo tucano do Estado de São Paulo explodiram várias vezes na internet e durante semanas e até meses a grande imprensa, o Judiciário e o Legislativo paulistas fingiram que não viram mesmo nos casos em que tais escândalos, no exterior, rendiam capas e capas de jornais e revistas.

Lula dá uma surra em FHC

Bradley Manning nos deu a verdade

Por Elaine Tavares, no blog Palavras Insurgentes:

Sempre fui renitente com os estadunidenses. Aquela coisa do preconceito que a gente vai madurando dentro da gente e que, por vezes, torna-se cristalizado e burro. Então comecei a ler os livros de Gore Vidal e vi que por lá havia vida inteligente. Mais tarde conheci Howard Zinn e, obviamente, constatei que a história desse povo também é cheia de beleza e de gente comprometida com a vida, com a verdade, com o bem de todos. Não dá para confundir o governo e a elite podre com as pessoas de bem, que assomam em milhares.

Mídia nunca critica o capitalismo

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:

Dá para notar que os protestos de rua estão perdendo a mística, o encanto, para quem está do lado de lá deles – digo, a mídia oligárquica e, por extensão, aquela facção ameba, mais influenciável, da chamada opinião pública. Mais do que perder o fascínio, as manifestações começam a provocar descrença e irritação, como se a explosão espontânea e legítima das massas estivesse sendo agora apropriada por uns grupelhos descabelados de radicais e arruaceiros.

FHC é o retrato da elite lelé da cuca

Por Cadu Amaral, em seu blog:

A cada pesquisa divulgada sobre a qualidade de vida dos brasileiros, uma lágrima deve cair dos olhos de um tucano. A comparação entre os períodos governados pelo PSDB e pelo PT deixa bem clara qual a direção que ambos os partidos concebem que deve ir o Estado brasileiro. Agora o dado revelado foi o de que em 80% dos municípios brasileiros a desigualdade de renda caiu entre 2000 e 2010. No período anterior a desigualdade cresceu.

Os tucanos e a propina francesa

Do blog Diário do Centro do Mundo:

A Siemens é apenas um dos problemas que assombram o PSDB de São Paulo no capítulo das propinas pagas por empresas estrangeiras para assegurar a conquista de contratos na construção e expansão do metrô paulista.

Tão dramático quanto o caso Siemens, e tão destruidor em termos de reputações tucanas, é o capítulo da multinacional francesa Alstom, outro colosso da engenharia mundial.

Morales critica a Aliança do Pacífico

Por Vitor Sion, no sítio Opera Mundi:

No Brasil para participar do Foro de São Paulo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, criticou neste domingo (04/08) a criação da Aliança do Pacífico e classificou o novo bloco como uma “tentativa dos Estados Unidos de usarem um ou dois presidentes para dividir a América do Sul”.

O IDHM, o anzol e o peixe

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Uma boa notícia: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal brasileiro cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil-2013", divulgado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Com isso, o IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do Brasil era 0,612, ou seja, ainda considerado médio.

Ansiedade tucana e escolhas do futuro

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Na semana passada, quando o Pnud lançou o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, mostrando a queda da desigualdade entre municípios e regiões brasileiras, o tucano Fernando Henrique Cardoso apressou-se em postar no Facebook uma interpretação ansiosa dos fatos.

“Verdades da História sempre vencem a propaganda política populista", sentenciou o imortal, que já nasceu convencido da posteridade.

Grave ameaça aos direitos trabalhistas

Por Ivaldo Pontes Filho, no blog Maria Frô:

O Projeto de Lei 4330 de autoria do deputado Sandro Mabel do PMDB de Goiás que regulamenta a terceirização de serviços no Brasil é a mais grave ameaça aos direitos trabalhistas, desde a ditadura militar.

O processo de terceirização no país avançou intensamente a partir da década de 90, com a vitória do projeto neoliberal de Collor/FHC. No período, a terceirização deixa de ser uma prática complementar (só o setor de limpeza faturou 15,2 bilhões em 2010) e se transforma em uma estratégia prioritária do capital. É por isto que o decreto visa agora regulamentar a terceirização em toda a economia, inclusive no chão da fábrica, na indústria.