sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O colar de tucanos de Ana Maria Brega

Por Altamiro Borges

Agora é oficial: a inflação em julho teve a menor alta mensal em três anos. O IPCA recuou de 0,26% para 0,03% no mês passado, principalmente devido à queda dos preços dos alimentos e transportes. A inflação acumulada em 12 meses recuou de 6,59% em junho para 6,27% - dentro da meta fixada pelo governo para o ano (6,5%). Diante desta notícia positiva, o que fará Ana Maria Braga, a apresentadora da TV Globo que usou um colar de tomates para fazer terrorismo sobre o descontrole da inflação? Uma sugestão singela: ela pode aproveitar o produto nas suas aulas de culinária e usar agora um colar de tucanos. Afinal, com o propinoduto em São Paulo, este produto está em alta.

"Não é cartel, é corrupção do PSDB"

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Uma risada espontânea. Foi assim que o deputado Hamilton Pereira reagiu quando perguntei a ele se a imprensa paulista teria sido tão complacente, por tanto tempo, com um governador do PT acusado de corrupção.

A patada de Serra nos paulistas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Serra está, enfim, na manchete da Folha no caso das propinas do metrô.

O único problema é que é com cinco anos de atraso.

Em 2008, ele era governador quando as denúncias surgiram, trazidas do exterior. A Siemens recebera uma multa bilionária nos Estados Unidos por causa de subornos em vários países, incluído o Brasil.

A UNE e a agenda das lutas estudantis

Madame Flaubert: romance excepcional

Por Antônio Mello, em seu blog:

Gustavo Bernardo é escritor e professor associado na UERJ, onde leciona Teoria da Literatura. Talvez seja o único escritor no Brasil a ser finalista do Jabuti em três categorias diferentes: literatura infantojuvenil (A Alma do Urso), romance (Lúcia) e Teoria Literária (A Dúvida de Flusser). Sobre meu romance Madame Flaubert, ele escreveu:


O Big Brother e a grande mídia

Por Enio Squeff, no sítio Carta Maior:

O mundo pintado pela informática nos anos que seguiram à implantação dos computadores individuais era róseo: a internet nascia como uma aurora benfazeja e radiante que fazia de cada homem o depositário livre do saber do mundo. O próprio trabalho subtraia-se à maldição do pecado original. Todos teríamos mais tempo em casa: o computador era a ferramenta da libertação dos homens e mulheres que podiam, no convívio com os filhos, cumprir a jornada de trabalho, significativamente diminuída. A consideração de que a exploração do homem pelo homem continuava merecia o riso irônico dos otimistas – e dos mentirosos – de sempre. Não se cogitava que os Estados Unidos, "berço da democracia" pudesse, justamente, pela internet, transformar-se no Big Brother previsto por George Orwell, em seu célebre "1984".

Do BigMac ao hambúrguer Frankenstein

Por Esther Vivas, no jornal Brasil de Fato:

Quando pensávamos que já havíamos visto tudo no mundo dos hambúrgueres, uma vez mais a realidade nos surpreende. Se há uns meses, alguns meios de comunicação ecoavam o achado de um hambúrguer do McDonald’s em perfeito estado de conservação quatorze anos depois de ser servido, anteontem (segunda, 5) se difundia o lançamento do hambúrguer de laboratório, ao qual também podíamos chamar de hambúrguer Frankenstein, desenhado, da mesma forma que o "monstro” de Mary Shelley, em provetas.

Saúde cubana e manipulação midiática

Por Percy Francisco Alvarado Godoy, no sítio da Adital:

Usar o sensível tema da saúde pública em Cuba tem sido uma das matrizes políticas mais frequentes de seus inimigos, apoiando-se na manipulação midiática internacional em declarações distorcidas dos mercenários USA dentro da Ilha. Muitos poderiam ser os exemplos dessa falaciosa e mal intencionada guerra suja, dirigida a questionar a eficácia da resposta governamental cubana ante o aparecimento de pandemias em nosso território. Por esses dias, os blogs Misceláneas de Cuba e Diario de Cuba destacaram o aparecimento de um suposto brote de impaludismo em Sacti Spiritus, realçando que a incidência dessa enfermidade, erradicada em Cuba desde o fim do século XIX, voltou a aparecer enquanto acusam ao governo de manter um manto de segredo sobre o assunto.

Merdal entra em desespero!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Me dêem licença para interromper por um dia minhas investigações sobre as maracutaias da Globo e me divertir um pouco. A coluna do Merdal hoje nos dá uma oportunidade ímpar de aplicar aliviantes chutes no traseiro de um cafumango.

O impacto do propinoduto tucano

Editorial do sítio Vermelho:

O propinoduto que envolve os governos tucanos de São Paulo e Distrito Federal revelado, em julho, pela revista IstoÉ, provoca o movimento de placas tectônicas na mídia conservadora e minimiza pelos menos duas teses que o julgamento da Ação Penal 470, conhecida como “mensalão”, tornou célebres. Uma dizia que se tratava do “maior escândalo da história da República”; a outra é a tal da teoria do domínio do fato, que serviu de base a condenações sem a necessária comprovação de culpa nos autos.

A blitz de Aécio contra Serra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Já acostumado às blitz policiais, o senador Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, está jogando pesado para bloquear qualquer aventura do seu rival José Serra. Em reunião nesta terça-feira (6), que contou com a presença dos 27 dirigentes estaduais do PSDB, ele conseguiu abortar a proposta de prévias internas para definir o candidato da legenda. Segundo reportagem de João Domingos e Pedro Venceslau, no Estadão, as lideranças tucanas “consagraram” a candidatura do mineiro e “sepultaram” as chances do paulista. “Nada de prévias. Não se falou disso em nenhum instante durante a reunião”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima, um dos vice-presidentes nacionais do PSDB.

A pressão pela CPI do propinoduto

Por Altamiro Borges

Várias entidades da juventude se reuniram na quarta-feira (7), na sede do sindicato dos professores de São Paulo (Apeoesp), para discutir as recentes denúncias sobre fraudes nas licitações do Metrô – o já famoso propinoduto tucano. Entre outras propostas apresentadas no evento com mais de 100 jovens, uma ganhou forte adesão: a de deflagrar uma intensão pressão de rua para exigir a imediata instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias. Ao mesmo tempo, os partidos de oposição na Assembleia Legislativa (Alesp) iniciaram a coleta de assinaturas para a criação da CPI. Até o momento, eles já conseguiram 26 das 32 assinaturas necessárias.