segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Confissão da Globo é marketing

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Se a Globo confessar todos os pecados, o confessionário ficará ocupado por muitos anos.

Mas é de uma confissão específica que vamos tratar: o apoio ao golpe de 1964. A confissão, expressa numa nota publicada ontem, teve ampla repercussão, como era de esperar.

Espionagem dos EUA é ato de guerra

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Diante da lei brasileira, o crime cometido pelo governo dos EUA ao espionar e-mails e telefonemas da presidenta Dilma Rousseff pouco ou nada se diferencia de um ato de guerra.

Muito embora eletronicamente, trata-se de violar as comunicações da Chefe de Estado, de Governo e a comandante-em-chefe das Forças Armadas do Brasil.

O que se quer é Justiça

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A cada dia que passa, cresce a convicção de que os embargos infringentes no julgamento do mensalão podem ser pura formalidade.

O risco é que venham a ser apresentados e rejeitados em bloco, embora o debate real esteja longe de terminado.

Será lamentável, na medida em que há pontos essenciais do julgamento que merecem uma segunda avaliação. Este direito foi assegurado aos mensaleiros do PSDB-MG. Dificilmente será negado aos colegas do DEM-DF.

A falsa "autocrítica" da Globo

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

O editorial do Globo começa mentindo: não foi um “apoio editorial”. O jornal, junto com os outros que ele cita – quase toda a mídia da época, que quase toda ainda anda por aí –, participou do bloco golpista que criou o clima favorável ao golpe, promoveu as “Marchas da Família, com Deus, pela Liberdade”, que funcionavam para tentar passar a ideia de que a população pedia um golpe militar.

Folha defende ataque à Síria

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Que fique registrado nos anais da história brasileira, que a Folha de São Paulo, jornal que tem a maior circulação no país, e que mais recebe recursos dos governos federal e de São Paulo, publicou hoje um editorial em que apoia enfaticamente o ataque estadunidense à Síria.

EUA espionam Dilma. Cadê a reação?

Por Altamiro Borges

O programa Fantástico, da TV Globo, divulgou neste domingo (1) uma grave denúncia, que exige imediata e dura reação do governo brasileiro. Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA), confirmam que a presidenta Dilma Roussef foi alvo direto de espionagem do governo dos EUA. Entrevistado pelo programa, o jornalista Glenn Greenwald, relata que recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da CIA e da NSA que denunciou o esquema criminoso do império.

'Desculpem nossa falha': Globo piscou

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

As instituições, da mesma forma que as pessoas, cometem erros. E é salutar que – quando possível – venham a público e peçam desculpas pelas faltas cometidas. Mas o caso da Globo é estranho: o jornal da família Marinho acaba de publicar editorial reconhecendo que o apoio ao golpe de 64 “foi um erro”. O reconhecimento, diz o próprio jornal, vem após as manifestações de junho, em que as ruas do Brasil foram tomadas por gente que gritava palavras de ordem; e entre elas uma das mais ouvidas era: “a verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”.

Estadão teme novos protestos de rua

O escravocrata "Estadão" sempre contra os trabalhadores
Por Altamiro Borges

O editorial do Estadão deste sábado (31) confirma a mudança de postura da mídia diante dos protestos de rua. Quando eles cresceram e ficaram mais difusos e confusos, os jornais e emissoras de rádio e tevê tentaram pegar carona para pautá-los. Oportunista, o Estadão foi um dos que decretou que eles seriam contra o governo Dilma e pela prisão imediata dos “mensaleiros do PT”. Aquela onda aparentemente refluiu e novos atores entraram em cena. Nesta semana, as centrais sindicais realizaram várias manifestações por uma pauta bem definida – fim do fator previdenciário e redução da jornada de trabalho, entre outros itens. Daí a mudança do Estadão. Agora, o jornalão conservador volta a exigir “um basta aos protestos abusivos” – conforme o título do editorial. A decrépita famiglia Mesquita não tergiversa sobre a sua posição de classe.