terça-feira, 24 de setembro de 2013

A justa cacetada de Dilma nos EUA

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Foi um dos maiores momentos da história diplomática nacional – se não o maior – o discurso de Dilma hoje na ONU.

A justa, exata, forte pancada na espionagem americana simboliza um país que cansou de se colocar de joelhos perante a predação americana.

Dilma fez discurso à altura na ONU

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O esforço de comentaristas conservadores para minimizar a espionagem da NSA sobre o governo brasileiro e, em particular, contra Dilma Rousseff apenas demonstra o grau de submissão a Washington já aceito por tantas pessoas de gravatão, nariz empinado e espaço generoso nos meios de comunicação. Eles já começam a reclamar que Dilma fez um discurso duro demais na ONU.

Dilma fala na ONU: perdeu, cowboy!

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Dilma foi à ONU e fez o esperado de uma presidenta que defende o interesse nacional: espinafrou Obama pela espionagem ao Palácio do Planalto, à Petrobrás e aos brasileiros em geral. Perdeu, cowboy! Não estamos no velho oeste. Ou estamos?

Aécio ainda não sabe o que falar

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Leitores me escrevem perguntando por que não escrevo sobre Aécio Neves, o virtual candidato presidencial do PSDB, agora aparentemente livre da sombra de José Serra, e promovido a principal e única estrela do partido no último programa de propaganda eleitoral na televisão. Resposta: porque ele ainda não conseguiu criar um fato jornalístico que mereça destaque, capaz de oferecer um bom gancho para se comentar.

A guerra da informação no Brasil

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Depois de anos de abuso do recurso adversativo – ‘país vai bem, mas...’ – o jornalismo de economia agora se agarra ao verbo ‘surpreender’. E nele equilibra precariamente a sua credibilidade.

Por exemplo: a FGV informa nesta 3ª feira que a confiança do consumidor na economia é a maior em cinco meses.

A notícia colide com as previsões alarmistas veiculadas nos últimos meses.

O corajoso discurso de Dilma na ONU

Dilma e Obama, Brasil e EUA

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O discurso de Barack Obama, mesmo com a inegável simpatia pessoal que ele desperta e apesar da inevitável auto-suficiência que marca os posicionamentos dos EUA diante do mundo, passou-me uma estranha sensação: a de ver o chefe da maior potência militar do planeta dar explicações na ONU e considerar tanto a repercussão externa de suas palavras, quanto o público que realmente lhe importa: os próprios americanos.

O discurso de vítima de Marina Silva

Por José Dirceu, em seu blog:

Em nota divulgada em seu site, assinada por sua assessoria de imprensa, a ex-senadora presidenciável Marina Silva nega que tenha agendado encontro para esta semana com o presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), Adilson Barroso, para negociar uma possível filiação à sigla caso a Rede Sustentabilidade não obtenha o registro do Tribunal superior eleitoral (TSE).

Bolsonaro não está sozinho

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Bolsonaro é tosco? Sim, ele é. Mas não é burro. E nem está sozinho.

Representa uma camada da população que divide com ele a visão de mundo e tem orgasmos múltiplos ao ouvir as estripulias de seu deputado. Estripulias que não vêm de rompantes do fígado, mas são milimetricamente calculadas para ganhar espaço da mídia.

Sebastião Salgado expõe em Sampa

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

Mais novo trabalho do fotógrafo mineiro, que ganhou o mundo, Genesis encontra-se no Sesc Belenzinho, na zona leste da capital paulista, onde permanece até 1º de dezembro, depois de passar por Londres e Rio de Janeiro. Sebastião Salgado expõe 245 fotografias em preto e branco organizadas em cinco partes: Planeta do Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal. A exposição é o resultado de oito anos de viagem de um dos mais renomados fotógrafos do mundo, por regiões remotas do planeta em busca de povos que ainda vivem com há milhares de anos, sem serem atingidos pelo progresso.

As diferenças de Dilma e Obama na ONU

Editorial do sítio Vermelho:

O discurso de Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (24), que tradicionalmente cabe ao Brasil, foi o pronunciamento de uma estadista consciente de seu papel de dirigente de uma nação cuja influência cresce no mundo por ser portadora da defesa da paz, da diplomacia, da convivência pacífica entre os povos do mundo.

Madureira vai detonar a CBN

Por Altamiro Borges

O "humorista" Marcelo Madureira, ativo militante do Instituto Millenium - o antro dos barões da mídia golpista - estreia no início de outubro uma nova coluna no Jornal da CBN, "a rádio que toca mentiras". Com o quadro Sacolão do Madureira, ele integrará o "Time das Oito", comandado por Milton Jung, que vai ao ar no horário nobre da emissora da Globo. "Estou muito feliz de entrar para esse timaço da CBN, vai ser um tremendo desafio! Sempre adorei rádio e espero me dar bem, pois todos dizem que fico mais bonito no rádio do que na TV, mesmo porque o rádio não é a televisão, que engorda as pessoas", brincou o humorista, sempre tão engraçadinho.

Bolsonaro ficará novamente impune?

Por Altamiro Borges

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso por seus discursos e ações fascistóides, voltou a extrapolar. Ele agrediu fisicamente o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), dando-lhe um soco no estômago. O grave incidente ocorreu nesta segunda-feira (23), quando uma comitiva da Comissão da Verdade visitava a antiga sede do centro de torturas do DOI-Codi – onde hoje funciona o 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro. O ex-militar tentou impedir a realização da missão oficial e voltou a abusar da violência. Em nota, tanto o PSOL quanto a Comissão de Direitos Humanos do Senado já anunciaram que vão representar contra o deputado por quebra do decoro parlamentar.

Lei de Requião melhora o jornalismo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aprovado por unanimidade no Senado, o projeto de Roberto Requião, que garante o direito de resposta no prazo de até 7 dias, vai ajudar a melhorar o jornalismo e os jornalistas brasileiros.

Vamos combinar que se vive hoje num universo de impunidade e tiro livre em direção a honra de qualquer cidadão, em especial homens públicos que são antipatizados e mesmo perseguidos pelos meios de comunicação.

Jair Bolsonaro e a direita truculenta

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Cadu Amaral, em seu blog:

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Partido Progressista (PP), agrediu fisicamente o senador Randolfe Rodrigues do PSOL. Segundo o psolista, a agressão foi um soco. Bolsonaro afirmou apenas que “foi um toquezinho”.

Conselhos de comunicação e democracia

Por Pedro Caribé, no Observatório da Imprensa:

Sem muito alarde, o professor Venício Arthur de Lima lançou em 21 de setembro uma das obras mais significativas sobre as políticas de comunicação no Brasil: Conselhos de Comunicação Social – A interdição de um instrumento da democracia participativa. A importância se dá pelo pioneirismo em relevar a gestão fora do governo federal como um caminho potencialmente transformador e, numa só tacada, fortalece um amplo horizonte de atuação para a luta popular e também subsidia pesquisas acadêmicas sobre as políticas locais.