terça-feira, 5 de novembro de 2013

Troika tucana decide “matar Serra, já”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O encontro de ontem entre Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, destinado a “matar” a candidatura José Serra, traz uma confissão e um problema.

A confissão, a de que o mineiro brilha tão pouco que mesmo a luz mortiça do paulista é capaz de ofusca-lo no cenário nacional, depois de três anos como candidato “de fato” dos tucanos.

Casa Grande e o massacre da blogosfera

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Isso tá bem divertido! Hoje, o Reinaldo dá um piti em seu blog na Veja contra Miriam Leitão. Diz que ela é ainda pior que os blogueiros.

Aliás, um dos saldos interessantes dessa lavação de roupa suja no quintal da Casa Grande, à vista de todos, é mostrar como os outrora poderosos colunistas da grande mídia estão preocupados com a gente, os bagrinhos da blogosfera. Eles brigam entre si, mas sempre apontando para gente.

Mais agrotóxicos na sua mesa

Por Elenita Malta Pereira, no sítio Outras Palavras:

“No presente, a ciência serve muito mais e objetivamente à técnica e à economia do que à sociedade” - Gilles-Eric Serralini, 2011.

Na última reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio), em 17 outubro, foi rejeitado pedido de audiência pública apresentado pelo Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) para realizar um debate aberto com a sociedade sobre os impactos de sementes transgênicas resistentes ao herbicida 2,4-D – que estão em vias de liberação no Brasil. Segundo o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ruy de Araújo Caldas, a comissão não pode ser palco político para “leigos” no assunto: os debates devem ficar sob responsabilidade dos técnicos.

Miriam Leitão e a "direita hidrófoba"

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tinha já prometido a mim mesmo não falar mais num determinado blogueiro de extrema direita que, em poucos dias, foi transformado num minizoo por três mulheres. Uma o chamou de rottweiller, por latir, outra de pato, por fazer várias coisas e todas mal, e a terceira de burro, por razões fáceis de entender.

A farsa midiática do Natal na Venezuela

Por Vanessa Silva, no sítio Vermelho:

Ainda era manhã quando um amigo português mandou no bate-papo da internet uma mensagem me questionando a respeito da informação publicada no jornal Público com a seguinte manchete: “Maduro decreta que o Natal na Venezuela é em Novembro”. Curioso tal fato.

Marco Civil da Internet tem nova versão

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

O deputado Alessandro Molon (PT/RJ), relator do projeto, apresentou nesta terça (5/11) a nova versão da proposta de Marco Civil da Internet com algumas alterações. Adiada novamente na semana passada, a votação da proposta pode acontecer nesta quarta-feira (6/11). O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, descartou a possibilidade de ser retirado o pedido de urgência, que tranca a pauta da Câmara dos deputados desde o último dia 28.

Diego Costa e a Espanha

Robert García/Rebelión
Por Mauro Santayana, em seu blog:

“Cada uno es hijo de sus obras.” - a antiga advertência, de Don Quixote de La Mancha, que nos alerta para a consequência das más decisões, parece ter sido, nos últimos anos, totalmente esquecida pela Espanha.

Mesmo com uma dívida externa de quase 200%, 27% de desemprego, quase 100% de dívida interna líquida, e cerca de 20 bilhões de euros em reservas, Castela continua imprudente e arrogante.

Deborah Secco e Henrique Pizzolato

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Acabo de saber que a atriz Deborah Secco foi condenada pela Justiça a devolver R$ 158.191 aos cofres públicos. Ela foi denunciada por desvio de verbas públicas, em ação de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. Sua mãe, seu irmão, sua irmã e a produtora Luz Produções Artísticas LTDA, que pertence à atriz - ela é dona de 99% das ações -, também terão que restituir R$ 446.455. Entrevistado pelo UOL, o advogado da atriz, Mauro Roberto Gomes de Mattos, afirmou que irá recorrer da decisão.

Direita em ação: surto ou susto?

Por Marco Piva

O professor José Pastore, no artigo “Médicos cubanos – sustos trabalhistas”, publicado no “Estadão” (5/11/13), levanta uma série de críticas ao Programa Mais Médicos com foco específico nos profissionais cubanos. Renomado estudioso das relações do trabalho no Brasil, ele tem o direito de expressar sua opinião sempre que esclareça de qual ponto de vista está falando. Afinal, é um homem da academia. Mas, já que ele não disse ou se negou a dizer, digo eu. Ao apontar eventuais falhas do programa em relação aos aspectos da legislação trabalhista, ele o faz a partir de um olhar neoliberal e, por isso, erra em dobro: na economia e na política.


Quem vai comandar o PT?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O PT pode não ser o maior partido brasileiro (o PMDB comanda um número maior de prefeituras e tem, oficialmente, mais filiados), mas é certamente o mais importante. Contra ou a favor do partido (e do fantasma?) de Lula, organizou-se a política brasileira nos últimos 25 anos.

Ley de Medios: desinformação deliberada

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

A Lei de Meios da Argentina resulta de um longo processo de construção que mobilizou os mais diversos setores da sociedade civil e do governo. Néstor Busso e Diego Jaimes organizaram um livro – La Cocina de la Ley. El Processo de Incidencia em la elaboración de la ley de servicios de comunicación audiovisual em Argentina (Foro Argentino de Radios Comunitárias; 2011) – que, além de descrever todo o processo, reúne os principais documentos que deram origem ao projeto original (disponível aqui).


Monsanto e as sementes da discórdia

Por Samantha Maia, na revista CartaCapital:

Da clandestinidade à quase onipresença nas lavouras de soja, as sementes transgênicas da Monsanto passaram por cima da polêmica sobre os riscos ao meio ambiente, à saúde humana e à concentração do mercado. Na última década, desde a liberação no mercado nacional, em 2003, o Brasil tornou-se o segundo mercado da companhia, atrás apenas dos EUA. Em 2012, seu faturamento aqui chegou a 3,4 bilhões de reais, 21% mais que em 2011. No caminho aberto pela soja Roundup Ready, chegaram versões geneticamente modificadas de milho e algodão. Outras multinacionais seguiram o rastro, assim como a Embrapa. Abafada desde a legalização, a discussão associada aos efeitos diretos e colaterais da agricultura transgênica pode voltar ao primeiro plano. Argumentos não faltam.


Os impactos do Marco Civil da Internet