sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pelo impeachment das grandes empresas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Chega ao Supremo Tribunal Federal um debate que pode mudar o país para muito melhor, ainda que, para tanto, seja preciso contar com a boa vontade de setores da sociedade que querem tudo menos que esse mesmo debate prospere, porque o financiamento de campanhas eleitorais, na forma como está estabelecido hoje, favorece a tais setores.

Trensalão e o inquérito do trem parador

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Folha e Estadão, hoje, somados, dão notícias de fazer corar um frade de vergonha.

A Folha diz que Rodrigo de Grandis reassumirá as “investigações” do caso das propinas pagas pela Alstom, aquelas em que ele “esqueceu” por quase três anos os pedidos da Justiça suíça para investigar o pagamento de propinas da multinacional para políticos do PSDB e servidores do Metrô e da CPTM.

PHA, Tuma Jr. e Daniel Dantas

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Circula pelo baixo ventre da internet a reprodução de uma suposta página de agradecimentos de um suposto livro que um detrito de maré baixa - que circula semanalmente – atribui a um certo senhor Romeu Tuma Jr.

Segundo o detrito (sólido) de maré baixa, o suposto livro diz que o Presidente Lula era um X9 do regime militar; que Gilberto Carvalho tomava grana no “esquema” que produziu a morte de Celso Daniel; que Gilmar Dantas foi grampeado; e que José Dirceu tinha uma conta em paraíso fiscal.

EBC luta por autonomia financeira

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Bruno Marinoni, na revista CartaCapital:

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) luta para ter acesso à Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública, recurso previsto pela lei que criou a empresa, em 2008. Mas as empresas de telecomunicações, devedoras do tributo, têm questionado na justiça a constitucionalidade da contribuição, alegando não haver relação entre as finalidades da comunicação pública e a atividade das teles. Embora os tribunais tenham se mostrado favoráveis à posição da EBC e contrários ao Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), os recursos são depositados em juízo, desde 2009, impedindo sua utilização pela EBC.

Lula dispara no congresso do PT


Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Apresentando-se como “comandado” do PT para a campanha de reeleição da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (12) que os frequentes ataques aos petistas, ao governo e à condução da economia ocorrem mais por um problema de classe social do que pelo erros que o partido tenha cometido nesses quase 11 anos no comando do país.

A imprensa e a sexta-feira, 13

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo denunciou, em manchete na primeira página, o desenrolar de uma tentativa de golpe no Brasil. No texto, há referências à “evolução de acontecimentos políticos”, observando que “as autoridades governamentais são obrigadas a dedicar quase que o tempo integral de seus esforços em solucionar crises político-militares ou sociais nascidas ou provocadas artificialmente”.

Dilma e a democratização da mídia

Por Samir Oliveira, no sítio Sul-21:

Ativistas pela democratização da comunicação não pouparam críticas ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) durante a conferência “Direito à Comunicação”, realizada na manhã desta quinta-feira (12) durante a 12ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, no Hotel Nacional, em Brasília. O painel contou com a presença de Marcos Urupá, do coletivo Intervozes, de Maria Mello, secretária-executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e de Franklin Martins, ex-ministro da Comunicação Social durante o governo Lula (PT).

A telefonia e a segurança nacional

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, finalmente decidiu que a Telefónica S.A, da Espanha, tem que se desfazer da sua participação direta e indireta na TIM Participações, ou procurar um novo sócio para a Vivo no Brasil.

O eleitor de 1 bilhão de reais

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O STF terá uma ótima oportunidade para dar uma contribuição efetiva para a melhoria do padrão de nossa democracia hoje, quando examinar a ação da OAB que pretende proibir a contribuição eleitoral de empresas. É uma proposta corretíssima.

O STF e o financiamento de campanhas

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. Pelo menos o fim de doações feitas por empresas. O julgamento foi motivado por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolado em setembro de 2011.

A maior ameaça à liberdade de expressão

Por Rodrigo Mendes, no sítio Carta Maior:

“Há uma relação direta entre vigilância, privacidade e liberdade de expressão”, defendeu nesta quinta-feira (12) Frank La Rue, relator especial para a liberdade de expressão da ONU. La Rue apresentou alguns dos resultados de suas pesquisas hoje, no Fórum Mundial de Direitos Humanos, ao abrir o debate “Internet e o direito à privacidade e à liberdade de expressão”.

Mandela: legado de lutas para os jovens

Editorial do jornal Brasil de Fato:

A comunidade internacional acompanha atentamente o ritual fúnebre de Nelson Mandela. O líder negro sul-africano é um símbolo da luta política contra o apartheid,regime de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994. “Estou feliz e, ao mesmo tempo, profundamente triste em poder voltar a Soweto. O que me entristece é ver que vocês continuam sofrendo sob o sistema desumano do apartheid.”

Quais as “bobagens” do papa Francisco?

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

O papa Francisco acaba de divulgar o documento "Alegria do Evangelho”, no qual deixa claro a que veio. Sua voz profética incomodou a CNN, poderosa rede de comunicação dos EUA, que lhe concedeu a "Medalha de Papelão”, destinada àqueles que, em matéria de economia, falam bobagens...

Mídia tenta abafar trensalão

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Quem abrir os principais jornais do país hoje, quinta-feira, esquecerá que o partido que governa São Paulo há mais de vinte anos vivencia um dos maiores escândalos de sua história. No Globo, não há nenhuma menção na capa, e a única notícia no miolo vem com título: “Alckmin pede pressa no caso Siemens”. Ou seja, o viés do jornal em relação ao partido acusado de receber propina é defender o partido. E depois vem falar em isenção.

Propinoduto tucano e os R$ 40 bilhões

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

O site da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) disponibilizou nessa semana uma apresentação sobre o propinoduto tucano que vale a pena ser vista para se entender melhor as teias de relações envolvidas.

Em formato power point, ela é bastante didática. Sistematiza todas as informações disponíveis sobre o esquema de corrupção que fraudou licitações para aquisição e reformas de trens, construção e extensão de linhas metroferroviárias no Estado de São Paulo: cartel de empresas, entre as quais as multinacionais Alstom e Siemens, altos funcionários do governo paulista, lobistas, “consultores”.

E se Mandela fosse brasileiro?

Josetxo Ezcurra/http://rebelion.org
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Não há limites para a demagogia, a desfaçatez e o cinismo do oligopólio midiático brasileiro quando a assunto é o grande líder sul-africano Nelson Mandela. Desde seu falecimento, na semana passada, o PIG lhe dedica manchetes e mais mais manchetes, páginas e mais páginas e horas a fio de noticiário de rádio e tevê, com direito a um sem número de especiais sobre sua vida heróica e seu exemplo. Contudo, como diz o Paulo Nogueira, quem acredita na sinceridade dessas homenagens acredita em tudo.