domingo, 25 de maio de 2014

Como nocautear um candidato

Por Bepe Damasco, em seu blog:


O Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, imagina, durante um debate entre os candidatos a presidente, o efeito demolidor sobre Aécio Neves de uma pergunta do tipo : "Candidato Aécio, o senhor poderia descrever as medidas impopulares que prometeu tomar? O senhor concorda que o salário mínimo cresceu muito, como diz seu conselheiro econômico, Armínio Fraga? " Aproveitei a deixa e pensei em mais cinco indagações, através das quais a presidenta Dilma teria grandes chances de jogar à lona o cambaleante (olha o Miro Borges aí outra vez) presidenciável tucano.

1) "Candidato, o senhor tem sido um crítico ferrenho da Petrobras, na certa inconformado com o regime de partilha e com a descoberta do pré-sal. E vive a pregar mudanças radicais nos rumos da maior empresa brasileira. Aí eu pergunto: o senhor pretende mudar o nome da empresa para Petrobrax para facilitar a privatização, como fez o seu partido quando estava no governo ? Está entre os seus planos convidar um banqueiro para presidir a Petrobras, reduzir drasticamente os investimentos, não contratar funcionários e levar a empresa a ter de novo o menor valor de mercado de sua história ? Antes da resposta, faço questão de lembrar que tudo isso aconteceu quando o PSDB dirigia a empresa."

2) "Candidato Aécio Neves, o senhor não para de aterrorizar a população dizendo que a inflação voltou e coisa e tal, mesmo sabendo que ela se encontra rigorosamente dentro da meta há 12 anos. Durante os oito anos de PSDB no governo, a inflação alcançou a média anual de 9,1%, sendo que no último ano bateu impressionantes 12,5%. Taxas bem maiores das registradas nos governos do presidente Lula e do meu, cuja média é 5,8% Assessores econômicos de sua candidatura e de seu partido têm defendido a tese de que é necessário haver desemprego para controlar a inflação ? Isso quer dizer que o senhor vai desempregar milhões de brasileiros em nome do combate à inflação ?"

3) "Quero discutir geração de emprego com o candidato Aécio. Estamos chegando perto dos 20 milhões de empregos criados ao longo destes 12 anos. Os índices de desemprego registrados, em torno de 5% ou até menos, põem o Brasil, praticamente, no patamar de país com pleno emprego. Como os governos tucanos bateram recordes de desemprego devido à recessão causada pela política econômica adotada por eles, eu pergunto: como o candidato pretende seguir na trilha da criação de empregos se seu partido defende o pé no freio da atividade econômica para diminuir a inflação ?

4) "O candidato do PSDB vem atacando com frequência o modelo de gestão do meu governo. Pergunto : as mudanças que ele planeja implementar são as mesmas que levaram o Brasil dos tempos do presidente Fernando Henrique Cardoso a quebrar três vezes e pedir socorro, de pires na mão, ao FMI, que hoje é quem deve ao Brasil? Ou se inspiram em outros dados econômicos importantes daquele período, como os irrisórios R$ 30 bi de reservas internacionais (hoje temos mais de R$ 300 bi) ou a multiplicação por dez da dívida interna, outra obra do governo tucano?"

5) "O senhor, ao contrário dos candidatos do seu partido nas últimas eleições presidenciais, faz questão de assumir o legado do presidente Fernando Henrique. Isso é bom para a democracia. Cada um deve assumir mesmo seus apoiadores e suas inspirações políticas. Por isso, tenho um enorme orgulho de ter no grande presidente Lula uma figura destacada da minha campanha. Aí vem a pergunta: como o governo de FHC foi o campeão da privatização, e se notabilizou pela alienação do patrimônio público a preço de banana, em transações nebulosas e mal explicadas até hoje, o resgate do ex-presidente significa a retomada das privatizações, especialmente da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa, que só não foram vendidas nos governos tucanos porque o povo brasileiro impediu ?"

6 comentários:

Anônimo disse...

Com essas cinco perguntas ele vai sair do debate em situacao pior do que naquele bar carioca, onde distribuiu gorjeta de 100 reais aos garçons. Cambaleando literalmente.

Anônimo disse...

Pepe,super-hiper-ultra parabéns!!!
Essas 5 perguntas foram na jugular!
Divulgue,pois difìcilmente alguém
conseguirá formular melhores.

Idéias do Canossa. disse...

Lula e FHC, ambos inteligentes e carismáticos, mas um é "esperto" e o outro sagaz. Os efeitos da esperteza são imediatos, mas a sagacidade é perene. Se a obra de FHC fosse tão pífia, por que qualquer petista tem uma relação de qualidades infinitamente superiores de São Lula? Os milagres não são bons o bastante para se vender?

luis disse...

na môsca

Ignez disse...

Na mosca! De toda forma o povo sabe muito bem o que Lula e Dilma já fizeram. Não vão perder o que conquistaram.

Carmen Regina Dias disse...

"...Fernando Henrique Cardoso a quebrar três vezes e pedir socorro, de pires na mão, ao FMI..."

essa frase foi pra jogar o nego no chão, estrebuchando... mas muito mais ainda estava por vir na matéria.

Esta matéria precisa chegar por inteira às mãos da Presidenta.

Sagaz, você.