segunda-feira, 9 de junho de 2014

E agora Marina Silva?

Do blog de Zé Dirceu:

Depois de semanas de muita marola, disse que disse, vai não vai, saiu o desfecho e o PSB do candidato a presidente da República, Eduardo Campos fechou com os tucanos paulistas e vai apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin na tentativa dele para ser pela 4ª vez governador de São Paulo. Com a oposição da candidata a vice-presidente na chapa de Campos, a ex-senadora Marina Silva, que adiantou que o seu partido, a Rede Sustentabilidade considera o apoio ao PSDB paulista “um equívoco” e vai seguir “caminho próprio”.

Caminho próprio como? A Rede não conseguiu registro na Justiça Eleitoral e, portanto, não pode lançar candidato próprio em nenhum Estado. Vai apoiar outro candidato a governador de São Paulo? Cruzar os braços na campanha paulista, ou trabalhar contra a reeleição de Alckmin? Tem gente dizendo que Marina pode se afastar da campanha – até da campanha nacional do companheiro de chapa, tão contrariada ficou com o apoio do PSB ao PSDB em São Paulo.

Vai nada. Marina é pragmática e sempre soube onde estava entrando. Como em 2010, quando disputou a Presidência da República pelo PV, partido que então e até agora, sempre apoia governos, dos mais diferentes partidos, em tudo quanto é lugar. Quando fechou a aliança com o PSB e com Eduardo Campos na 1ª semana de outubro do ano passado para disputarem o Planalto este ano, sabia que a situação era a mesma, o partido de Campos é governista, também, aliado da situação em todos os Estados – em São Paulo desde sempre, desde que foi fundado.

O próprio governador Eduardo Campos e seu PSB integravam a base de apoio do governo Dilma até o meio do ano passado e só saíram para ele disputar a presidência da República pela oposição. Pode-se dizer tudo, menos que Marina Silva não sabia dessa situação. Achar, agora, que ela vai deixar a campanha do companheiro só porque o PSB vai continuar aliado aos tucanos paulistas e apoiar a reeleição de Alckmin.

É não lembrar que ela seguiu script idêntico no PV, no qual entrou e saiu quando quis do partido que também sempre foi aliado dos governos por esse Brasil afora…Marina viveu no PV situação idêntica sem os pruridos que agora alega.

0 comentários: