quinta-feira, 20 de março de 2014

Globo define jogos da Copa do Brasil

Por Altamiro Borges

Na terça-feira (18), a Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido de liminar da Rede Globo e ordenou que o portal UOL, pertencente ao Grupo Folha, retire todas as postagens referentes ao reality show “Big Brother Brasil-14”. Em caso de desrespeito, ela fixou multa de R$ 100 mil por dia. Mesmo criticando a “censura sem precedente” e anunciando que irá recorrer, o portal acatou a decisão. Por coincidência – ou não – no mesmo dia o UOL postou uma notinha que confirma que a TV Globo não manda apenas no judiciário carioca. “CBF atende Globo e antecipa jogo do Palmeiras na Copa do Brasil”, alardeia o título, que confirma que a poderosa emissora também manda no futebol brasileiro. Será que a guerra das famiglias Marinho e Frias foi declarada e os podres agora virão à tona?

A semana do hip-hop em São Paulo

Itaú, Claro e Vivo serão punidos?

Por Altamiro Borges

Segundo pesquisa divulgada pelo Procon nesta semana, os grupos Claro, Itaú-Unibanco e Telefônica-Vivo lideraram pelo segundo ano consecutivo o ranking das empresas com mais reclamações da população de São Paulo em 2013. O grupo América Móvil - formado por Claro, Net e Embratel - ocupou a primeira posição da lista, com 2.246 reclamações fundamentadas (que não são solucionadas na etapa inicial do atendimento). Já o banco Itaú recebeu 1.897 queixas e a Telefônica/Vivo teve 1.536 reclamações. Em 2012, estas três companhias ocuparam exatamente as mesmas posições. Diante das inúmeras irregularidades constatadas, fica a pergunta do consumidor lesado: será que estas empresas, que obtêm lucros estratosféricos, serão punidas pelo governo?

Por uma internet igual para todos

Editorial do sítio Vermelho:

Uma análise publicada na última terça-feira (18) pelo comentarista Jânio de Freitas, na Folha de S. Paulo, joga luz sobre as razões da “rebelião” contra o governo por parte do PMDB que segue a orientação do líder na Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

Ela esconde, na verdade, entre outras coisas, a rejeição das grandes empresas de telecomunicações contra o projeto do Marco Civil da Internet.

A gota d’água de Alckmin

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Os tucanos estão desesperados. Não bastasse o trensalão, que arrasta para a lama todas as administrações tucanas em São Paulo, a começar pelo até então mitificado Mario Covas, agora os paulistas se vêem diante de um fiasco de proporções bíblicas, e causado exclusivamente por incompetência e má gestão.

Crianças no México vivem na pobreza

Por Federico Mastrogiovanni, no sítio Opera Mundi:

No Palácio de Bellas Artes, na Cidade do México, o teatro vai se enchendo para a última função de A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart. Uma família espera na fila quando o responsável pela sala os interpela a poucos metros da entrada. O motivo? O filho do casal, de três anos, é “pequeno demais” para estar ali. A poucos metros, na escada do palácio, uma indígena vende cigarros e chicletes. O filho dela, também de cerca de três anos, está com as mãos cheias de doces. Um policial se aproxima dele, compra chicletes, paga e se afasta.

"Marcha da Família" e a Idade Média

Do blog de Zé Dirceu:

Há exatos 50 anos, no dia 19 de março de 1964, São Paulo assistia à famigerada “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. E não é que agora, meio século depois do Golpe que eliminou a democracia e qualquer resquício de participação popular, amordaçou o país, e fez da tortura e do extermínio de seus opositores uma política de Estado, está programada uma reedição da Marcha, pedindo a volta dos militares ao poder?

Gilmar Mendes se afogará em silêncio?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Um mês e meio após o ministro Gilmar Mendes levantar suspeita de “lavagem de dinheiro” contra cidadãos que fizeram doações aos condenados petistas do julgamento do mensalão, finalmente os ofendidos, através deste que escreve, entregaram ao escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris os documentos para que ingresse com interpelação do agressor.

O futebol e a cultura do atraso

Por Otávio Maia, no blog Esporte Fino:

De todos os numerosos sinais de atraso existentes no futebol brasileiro, um deles se mostra especialmente perverso: a capacidade de normalizar práticas e comportamentos absurdos. Só isso explica, por exemplo, que um comentarista de uma das redes de televisão mais populares do País use, sem nenhum constrangimento, apelidos homofóbicos para zombar da torcida rival.

A briga entre a Globo e a Folha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Quando as coisas vão bem, ninguém briga. Mas quando a crise bate, os ânimos ficam à flor da pele.

É este o pano de fundo para a decisão da Globo de proibir o UOL e alguns outros sites de cobrir o BBB 14.

Todas as audiências da Globo caem aceleradamente, sob o impacto da internet – incluída a do BBB.

EUA roubam reservas de ouro da Ucrânia


Por Michel Chossudovsky, no jornal Brasil de Fato:

Uma página de notícias russa na internet, a Iskra (Fagulha), com base em Zaporozhye, na Ucrânia do Leste, informou no dia 7 de março que “as reservas de ouro da Ucrânia haviam sido apressadamente transportadas por via aérea para os Estados Unidos a partir do Aeroporto de Borispol, a Leste de Kiev”.

Golpe de 1964: repressão e tortura

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Mateus Ramos, no sítio da Adital:

"É como se eles corrompessem sua alma, destruindo o que você tem de bom (...). Eles querem, através do massacre, da desumanidade, que você traia, que você rompa todos os vínculos que tem, como no caso que eu vi, de uma menina que entregou o próprio pai”.

O trecho acima faz parte de uma longa entrevista concedida por Maria do Carmo Serra Azul à Adital. Cacau, como é conhecida pelos amigos, é uma ex-presa política, que foi torturada nos porões do DOI-CODI, um dos órgãos repressores da ditadura militar brasileira.