quarta-feira, 2 de abril de 2014

Juventude escracha torturadores

Fernando Frazão/ABr
Por José Coutinho Júnior e Rafaella Dotta, no jornal Brasil de Fato:

Nesta terça-feira (1), data que marca os 50 do golpe civil-militar (1964-1985) no Brasil, dezenas de manifestantes de movimentos da juventude realizaram um escracho contra torturadores do período, lembraram os 21 anos de ditadura no país e pediram julgamento para os crimes cometidos.
 

Estupro: onde mora o perigo?

Por Marcos Aurélio Souza, no site Outras Palavras:

A recente pesquisa divulgada pelo IPEA “Estupro no Brasil: uma radiografia da violência” teve um papel pedagógico nas discussões públicas sobre o tema da violência sexual no Brasil. Trouxe para luz do dia a obtusidade agressiva e animalesca que se esconde nos porões da consciência individual de muita gente. Detectou concepções que revelam completa incapacidade de alguns para viver em sociedades, seja qual for seu grau de educação formal.

Dirceu vai morrer na cadeia?

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada: 

Diz a Folha, aquela que inventou um telefonema do Dirceu, na pág. A7, que “Presidente do STF ordena fim de regalias a presos no DF”.

E que Barbosa quer que o Conselho Nacional de Justiça, que preside, reexamine a decisão de investigar o Juiz da Vara de Execuções Penais, que se deu “uma de Barbosa” e interrogou um governador.

É a política, estúpido!

Do blog de Zé Dirceu:

Como já se viu tantas vezes antes desde que se iniciaram os governos do PT, em 2003, e como tantas vezes demonstrou o ex-ministro José Dirceu quando escrevia este seu blog, a mídia comanda agora, e mais uma vez, a ofensiva contra o governo Dilma Rousseff. Pautada e liderada por paladinos da ética como os líderes do DEM, senador José Agripino (RN) e do PSDB, senador Álvaro Dias (PR) e outros, a oposição partidária e parlamentar segue o roteiro da mídia.

#Eunãomereçoserestuprada

Por Dandara Lima, no site da UJS:

A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgada na semana passada, mostrou o que o movimento feminista já vem alertando há muito tempo. Vivemos em uma cultura do estupro: 65,1% das pessoas que participaram da pesquisa acreditam que a mulher que usa roupas decotadas merece ser atacada.

O "novo" Aécio e a senzala social

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A “coluna social” de Monica Bérgamo, na Ilustrada da Folha de hoje, é um retrato sem retoques do que representa Aécio Neves.

Representa Fernando Henrique Cardoso, nada mais, nada menos.

A verdade vem dos porões

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O rescaldo das lembranças de 1964 nos jornais de circulação nacional tem como saldo principal a promessa dos comandantes das Forças Armadas de que vão finalmente concluir e entregar à Comissão Nacional da Verdade o resultado de investigações sobre a violência institucional implantada durante a ditadura. O conhecido espírito de corpo que mantém as casernas apartadas da vida civil certamente coloca em dúvida a possibilidade de que tudo venha a ser esclarecido, mas a mera concordância em submeter seus arquivos – ou o que resta deles – ao poder constitucional já é sinal de alguma modernidade nos quartéis.

O pedido de perdão que nunca veio

Por Mônica Mourão, na revista CartaCapital:

Desculpem. Apoiamos o golpe de 1964. Apoiamos o regime instalado a partir dele. Fomos além do acatamento à censura: publicamos matérias e editoriais que deram suporte ideológico aos governos que prenderam, torturaram, mataram e não devolveram os corpos para que fossem velados e enterrados. Desculpem, deixamos que matassem seus filhos e irmãos.

CPI faz o governo jogar na defesa

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Faltam apenas seis meses e cinco dias para as eleições presidenciais. Com o Marco Civil da Internet aprovado na Câmara (ainda falta o Senado) e concluída a reforma ministerial, a tendência do governo Dilma daqui para frente é fechar a defesa e tocar a bola de lado, sem arriscar grandes jogadas. O clima no Palácio do Planalto é de "no news, good news", ou seja, se não acontecer mais nada de relevante até as eleições, já está de bom tamanho.

Venezuela necessita de paz e diplomacia

Editorial do site Vermelho:

Há muito tempo um país na região latino-americana e caribenha não tem estado sob tamanha pressão quanto a Venezuela bolivariana.

Os recentes protestos levaram o país ao centro das atenções internacionais, com grande cobertura pelos meios de comunicação que mais uma vez distorceram a realidade do país, apresentando um cenário caótico, de desgoverno e crise, ajudando assim a criar um ambiente propício a aventuras golpistas. Sob o pretexto de castigar o país pelo uso da força contra manifestantes, o governo e o Congresso dos Estados Unidos estão discutindo a imposição de sanções, o que penalizaria o povo, como sempre ocorre em semelhantes situações.

Professor defende golpe e é escrachado