domingo, 6 de abril de 2014

PT promove "camping digital"

Do site Linha Direta:

Na tarde desta quinta-feira (3), o presidente estadual do PT, Emidio de Souza, junto aos secretários de Comunicação Aparecido Luiz da Silva (estadual) e José Américo (nacional) falaram à imprensa sobre o novo evento do PT.


Lançamento do Barão de Itararé em MG


Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O núcleo mineiro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé será lançado no dia 8 de abril, a partir das 19 horas, do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A atividade inaugural contará com a presença do jornalista e blogueiro Altamiro Borges e terá como tema de discussão “os livros proibidos”, com a presença dos autores de três obras distintas que impactaram os bastidores da política em 2013.

CPI da Petrobras é o novo "mensalão"

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Já está claro: a CPI da Petrobras é o novo Mensalão.

Joaquim Barbosa e companheiros estão de fora desta vez, mas o propósito é exatamente o mesmo: tirar o PT do poder.

Mais confronto, menos diplomacia

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

Os recentes acontecimentos no Oriente Médio mostram quem aposta na paz e quem fomenta as confrontações e guerras na região.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abas, manteve na última terça-feira (1º/4) em Ramallah, um encontro com o representante especial da Rússia, Serguei Verchinin, com quem discutiu sobre o processo de negociações de paz com Israel.

Vivo e o tombo de R$ 6 bilhões

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Enquanto o país continua pagando das mais tarifas do mundo em banda larga e telefonia celular, aumenta o descalabro nas telecomunicações e o atrevimento das multinacionais estrangeiras no Brasil.

As relações entre a ditadura e a mídia

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

No ano em que o golpe civil-militar completa 50 anos no Brasil, pesquisadores de comunicação concentram esforços para refletir sobre os desdobramentos desse fato histórico nas práticas comunicativas, na mídia e no jornalismo. Os encontros regionais sobre a história da mídia organizados pela Rede Alfredo de Carvalho são um exemplo dessa movimentação.

Datafolha tira seis pontos de Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A pesquisa Datafolha que iria abalar a República acaba de ser divulgada, e os resultados estão longe dos sonhos dourados que nutriram a oposição e os especuladores da Bolsa.

Dilma cai de quatro a seis pontos, dependendo do cenário da pesquisa, sem ou com os chamados candidatos “nanicos”.


A tentativa de ser víbora

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Afirmo com absoluta tranquilidade que procurar deslizes morais na minha carreira de jornalista é como se Moisés pretendesse separar as águas do Mar Vermelho com uma britadeira. Muitos cometi, e se quiserem pecados, como indivíduo, e me perseguem até hoje. Como profissional de imprensa, não.

As armas gostam de matar jovens negros

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Há amigos que nunca foram parados em uma blitz policial. Normalmente, são brancos, caucasianos, bem vestidos, jeito de bom moço ou moça, com todos os dentes ou próteses bem feitas, dirigindo veículos que estão nos comerciais bonitos de TV. Aqueles com o relevo e a fauna características de nosso país, como montanhas nevadas e cervos.

Os filhos perseguidos pela ditadura

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

Na tarde da sexta-feira (4), ocorreu, na Câmara Municipal de São Paulo, a solenidade de abertura da 81ª edição da Caravana da Anistia, dedicada às filhas e aos filhos de perseguidas e perseguidos políticos. O evento é uma parceria da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça com a Câmara de Vereadores paulistana, a Fundação Maurício Grabois e a Comissão da Verdade Rubens Paiva, do Estado de São Paulo.

A esquisitíssima pesquisa Datafolha

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:


Escrevo várias horas antes de ser publicada uma pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial que provocou polêmica muito antes de ser conhecida. Uma pesquisa cujo questionário apresentado aos entrevistados mais parece propaganda político-partidária.

Barbosa, Gilmar e o ensino da chicana

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Nos últimos anos, os Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa se tornaram o espelho do Judiciário. Graças ao seu fascínio por factoides e por holofotes, à capacidade de atender às demandas dos grupos de mídia, Gilmar mais, Barbosa menos, tornaram-se a vitrine de um poder, em geral, discreto e impessoal. São os magistrados que mais aparecem, que mais se expõem, que mais tem o amparo da mídia. Por consequência, tornaram-se a cara do Judiciário.

Impopulares e amargos em 2014


Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Só pode haver algo muito errado numa campanha eleitoral na qual um candidatos de oposição diz que não tem medo de tomar “medidas impopulares” e nada acontece. 

Assessores de outro candidato de oposição, informa o Pedro Venceslau no Estado de S. Paulo de hoje, admitem em voz baixa que apoiam “medidas amargas.”