segunda-feira, 14 de abril de 2014

Globo tenta intimidar blogueiros

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Não devo um tostão em impostos. Não sei se as “Organizações Globo” podem dizer o mesmo.

O fato é que os bilionários da família Marinho estão incomodados, e querem intimidar os blogueiros. É uma batalha descomunal. Eu - que batuco meus textos num escritório improvisado no fundo de casa - de repente virei tema de “reportagem” de um império midiático com centenas de jornalistas Brasil afora?

Itu é grande demais para mídia

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de segunda-feira (14/4) destacam a relativa surpresa do futebol no final de semana: o Ituano Futebol Clube venceu o Campeonato Paulista, derrotando o Santos Futebol Clube na disputa de pênaltis. Até o carioca O Globo, cujo interesse futebolístico não costuma passar de Volta Redonda, registrou o feito na primeira página e em reportagem destacada no caderno de Esportes.

PF virou agência de notícia do PIG?

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

"Uma planilha apreendida pela Polícia Federal na casa do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, mostra que sua firma de consultoria cobrava mensalmente de empresas, por negócios fechados com a estatal, 'taxas de sucesso', que variavam de 5% a 50% do valor do contrato".

A informação está, nesta segunda-feira, na primeira página do Globo Overseas, que não mostra o DARF, aquele que o Lula cobrou.

Está também na primeira página da Folha, a das caminhonetes, e do comatoso estado do Estadão.

A esquerda e o vale-tudo da oposição

Editorial do site Vermelho:

No ano eleitoral, o vale-tudo já se instaurou nas hostes oposicionistas e na ação da mídia monopolista privada. O alvo é a presidenta Dilma e seu governo. O objetivo é impedir a reeleição da mandatária em outubro próximo.

A indignação do ator Zé de Abreu

Por Renato Rovai, em seu blog:

O ator José de Abreu, como se costumava dizer na época em que ele era militante estudantil com Zé Dirceu, balançou a roseira do petismo com uma série de tweets publicados no sábado. Fez algo que até agora era considerado quase como uma heresia no partido. Foi para cima de Lula e Dilma cobrando solidariedade e ação na defesa do “companheiro” preso.

Situação de Dirceu tensiona militância

Por Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho:

Chegam relatos de que José Dirceu emagreceu muito nas últimas semanas, e que as violências ilegais que tem sofrido, por parte de Joaquim Barbosa, agora afetam-lhe gravemente a saúde. A última diatribe de Barbosa, de pretender quebrar o sigilo de metade de Brasília, incluindo o Palácio do Planalto, por causa de uma fofoquinha de jornal, parece ter sido a gota d’água para muita gente.

PIB, um conceito ultrapassado

Por Ladislau Dowbor, no jornal Brasil de Fato:

A divulgação da pesquisa sobre Indicadores de Progresso Social 2014 (IPS) [leia o relatório principal, o resumo e a metodologia] vem agregar peso à transformação de como calculamos os resultados econômicos e o desenvolvimento. Sem ser economistas ou entender de contas nacionais, muitos já se perguntam há tempos como casam no Brasil os imensos avanços sociais e econômicos que vivemos, além um desemprego que é o menor da história, com taxas modestas de crescimento PIB, tão atacado como “pibinho”. É que a cifra que tanto encanta a mídia, o PIB, simplesmente não mede o que queremos medir, que é o progresso, ou em todo caso o reflete de maneira muito parcial.

O golpe de 1964 e o direito à verdade

Por Milton Cavalo

Não há como entender a ditadura militar brasileiro se não em um contexto internacional definido pela Guerra Fria, no qual Estados Unidos e União Soviética, entre 1945 e 1989, disputavam território e poder político.

Argentina: greve geral e otras cositas

Moyano e Barrionuevo. Foto: http://www.pagina12.com.ar/
Por Eric Nepomuceno, no site Carta Maior:


Quem estava na Argentina na quinta-feira dia 10 de abril, e muito especialmente em Buenos Aires, haverá de ter concluído: a greve geral convocada pelos dirigentes sindicais Hugo Moyano, de uma das CGTs (Central Geral dos Trabalhadores), seu parceiro Luis Barrionuevo, e também Pablo Micheli, da CTA (Central Argentina dos Trabalhadores), apoiados por um punhado de grupos e partidos de extrema-esquerda, foi um êxito absoluto. E essa conclusão tem lá suas razões: a capital parou. Boa parte da Argentina também.

A promotora-espiã e o silêncio cúmplice

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Num dos vergonhosamente raros sinais de indignação neste país contra a monstruosidade, Janio de Freitas dedica sua coluna de hoje na Folha à monstruosidade da burla, até agora totalmente impune, de uma integrante do Ministério Público ao tentar que o Supremo Tribunal Federal lhe facultasse, sem motivo qualquer, espionar as comunicações telefônicas da própria sede do governo brasileiro.

Independência, o novo fantasma europeu

Por Conn Hallinan, no site Outras Palavras:

As famílias felizes são todas parecidas;
cada família infeliz o é à sua maneira”
Leon Tolstoi, Anna Karenina


A abertura do grande romance de amor e tragédia de Tolstoi poderia ser uma metáfora da Europa de hoje, onde “famílias infelizes” de catalães, escoceses, belgas, ucranianos e italianos consideram divorciar-se dos países de que são parte. E, em mais um caso em que a realidade imita a ficção, cada uma delas é infeliz à sua própria maneira.

PSDB já enterrou CPI da corrupção

Convençam-se, a questão é política!

Enio Lins
Do blog de Zé Dirceu:

O debate econômico cresce a cada dia e exige respostas. Pelo menos do PT, se não do governo. A mídia em geral se alinha com a oposição, mas na prática, ela é a oposição. Oposição e mídia vinham criticando a valorização do real, mas quando a moeda realmente se desvalorizou passaram a atacar também e a exigir o aumento do superávit e o corte de gastos públicos.

O declínio do JN é irreversível

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Nos anos 1980, quando eu era um jovem repórter da Veja, a redação, no sétimo andar do prédio da Abril na marginal do Tietê, se alvoroçava quando batiam 8 da noite.

Uma televisão, no fundo da redação, começava a passar o Jornal Nacional. A redação parava, mesmo em dias de fechamento, e só voltava a funcionar quando o JN terminava.

Racismo e homofobia dos ruralistas

Do site do MST:

Movimentos e organizações sociais encaminharam, no final de março, denúncia à Procuradoria Geral da República para que seja feita apuração dos crimes de racismo e homofobia cometidos pelos deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), em novembro de 2013. As organizações reivindicam a cassação do mandato dos líderes da bancada ruralista por quebra do decoro parlamentar.

A urgência da votação do Marco Civil

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

Entidades da sociedade civil seguem mobilizadas para que o Marco Civil da Internet seja aprovado no Senado. O presidente da casa, Renan Calheiros (PMDB/AL), recebeu, no dia 9 de abril (quarta), representantes de trinta organizações não-governamentais que reivindicam uma rápida aprovação da matéria sem modificações. Foi realizada também uma reunião no dia 10 com o Ministério da Justiça para cobrar do governo o apoio no processo de tramitação.

Origem da economia impopular do PSDB

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aos poucos, começa a se desfazer o mistério em torno do pacote de “medidas impopulares” que Aécio Neves prometeu apresentar durante a campanha presidencial.

Numa nota de 6 de abril, eu já havia cobrado uma definição a respeito.

Nos dias seguintes, outros comentaristas e até políticos fizeram o mesmo.