segunda-feira, 28 de abril de 2014

Barão de Itararé elege nova diretoria

Foto: Felipe Bianchi
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A Reunião Anual do Conselho Consultivo do Barão de Itararé, que aconteceu na quinta-feira (24), em São Paulo, reuniu jornalistas, representantes de movimentos populares e lutadores sociais para eleger a nova diretoria da entidade, fazer um balanço do último período e discutir os desafios para intensificar a luta pela democratização da comunicação no país.

PT enfrenta seu momento mais difícil

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

No meio do feriadão de 1º de Maio, sexta e sábado, o PT promove seu 14º Encontro Nacional em São Paulo, no momento mais difícil dos seus 34 anos de vida. Não bastasse a enxurrada de problemas enfrentados pelo governo Dilma, tanto no campo político, com rachaduras na aliança, como no econômico, em que os índices negativos se multiplicam, agora surgem sinais evidentes de uma divisão interna, que pode prejudicar não só a reeleição da presidente, mas as chances do partido nas eleições estaduais e seu próprio projeto de poder.

Dilma defende #CopaSemRacismo

Do site Vermelho:

A presidenta Dilma Rousseff elogiou nesta segunda-feira (28), pelo Twitter, a atitude do jogador brasileiro Daniel Alves, que no último domingo (27), em uma partida pelo Barcelona, foi vítima de um episódio de racismo. Alves se preparava para uma jogada, quando a torcida atirou uma banana no campo. O jogador descascou e comeu a fruta.

O jogo de 2014: O PT topa?


O jogo de 2014: democracia social X oligarquia argentária. O PT topa?

A prostração política e ideológica nas fileiras progressistas é talvez o mais grave desafio à reeleição da Presidenta Dilma.

"Mais Médicos" e os ataques a Padilha

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Uma breve pesquisa na internet ajuda a explicar a tempestade que se abateu sobre o pré-candidato do PT a governador de São Paulo, Alexandre Padilha. São Paulo, para quem não sabe, é um dos principais destinos dos profissionais do programa Mais Médicos, implantado pelo pré-candidato do PT durante sua gestão no Ministério da Saúde.

Mídia e o genocídio da juventude

Lula critica "julgamento" do mensalão

Os últimos dias de Getúlio Vargas

Por Maria do Rosário Caetano, no jornal Brasil de Fato:

Getúlio, o primeiro longa-metragem ficcional do cineasta João Jardim, chega aos cinemas brasileiros no Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador. A data foi escolhida a dedo. “Nossa intenção” – conta o cineasta, diretor de documentários importantes como Janela da Alma e Pro Dia Nascer Feliz – é lembrar e homenagear as conquistas do trabalhador brasileiro na era Vargas”.

Um alerta sobre o avanço da direita

Do blog de Zé Dirceu:

O jornalista Ricardo Melo publicou hoje na Folha de S.Paulo um artigo com importantes ponderações. Com o título “A direita levanta a cabeça”, ele reúne uma série de fatos para alertar sobre riscos que corremos hoje.

Entre eles, o jornalista trata da protelação da análise do pedido de trabalho externo para José Dirceu.

O contra-ataque dos super-ricos

Por Roberto Savio, no site Outras Palavras:

F. Scott Fitzgerald cunhou uma famosa, “Os ricos são diferentes de você e de mim”. Pronunciou-a em uma época, os primeiros anos do século 20, em que os ricos não estavam sujeitos ao escrutínio público e em geral eram objeto de inveja, não de ressentimento.

Augusto Nunes bajula Aécio Neves

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

A TV Cultura é uma TV pública. Ou seja, atende interesses gerais, de uma perspectiva republicana. Ou deveria atender.

No entanto, na última década, a TV sofre acusações de ter sido tomada por um grupo político, passando a atender interesses particulares…

A Rússia e a segunda rainha

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Até pouco tempo atrás se acreditava que o xadrez surgiu na Índia, mas novas evidências indicam que foi inventado possivelmente na China, no século III antes de Cristo.

Os russos gostam de xadrez, e a ida do ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, a Pequim, onde se encontrou com seu colega chinês, Wang Yang, e com o próprio Presidente Xi Jinping, em momento decisivo para a questão ucraniana, equivale a atravessar com um peão o tabuleiro e transformá-lo em uma segunda rainha.
 

FNDC tem nova coordenação executiva

Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

A XVIII Plenária Nacional do FNDC reuniu cerca de 80 participantes, entre delegados e observadores, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), entre os dias 24 e 27 de abril. A entidade reafirmou seu compromisso com a luta por um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil e elegeu uma nova Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2014-2015.

Mercosul, sob fogo cerrado

Por Pedro Paulo Zahluth Bastos, na revista CartaCapital:

O Mercosul foi posto em questão nas últimas semanas. A demora da Argentina em aproximar-se da oferta de liberalização de 90% do comércio do bloco com a União Europeia levou alguns políticos e empresários a defenderem transformar a união aduaneira em uma área de livre comércio. Isso significaria a abolição da Tarifa Externa Comum (TEC) e a liberdade para que cada membro realize acordos comerciais isoladamente, eliminando preferências dentro do bloco.

A democracia não chegou à comunicação

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Franklin Martins detecta "crescente mal-estar" da sociedade em relação aos meios de comunicação, setor que, segundo ele, não acompanhou a evolução democrática do país. Ao mesmo tempo, Franklin afirma que a questão deve ser assumida pela sociedade e que é preciso ter "competência política" para formar maioria e realizar as mudanças. "Não adianta botar toda a culpa na Dilma", disse Franklin, durante seminário promovido pela CUT, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, como parte das atividades do 1º de Maio.

A bravata chantagista de Datena

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Circula na internet um vídeo em que Datena declara solidariedade a Sheherazade e desafia, numa bravata assombrosa, o governo a mexer na publicidade que coloca em seu programa na Band.

É um vídeo que mostra o absurdo que Datena é e a situação ainda mais absurda que cerca as bilionárias verbas publicitárias do governo.

Consumo no Nordeste irrita a elite

Do blog https://dialogospoliticos.wordpress.com
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Dá para perceber certa tristeza no editor do Estadão que colocou o título de “Sudeste deixa de responder por mais da metade do consumo brasileiro” na matéria que mostra que o consumo no Brasil caminha na direção de um ainda distante equilíbrio regional.

O Brasil que não gosta mais da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Olha só. O Cafezinho é veementemente contra qualquer violência contra jornalistas. Até mesmo verbal. Os protestos devem ser direcionados à corporação. Culpar um repórter pela linha editorial da empresa onde ele trabalha é como culpar o operário de uma fábrica pela poluição que ela lança na atmosfera.

Deixo isso bem claro porque após a morte daquele cinegrafista, teve colunista malandro que veio com papinho de que a culpa daquela violência também era de blogs que vem desqualificando “a imprensa independente”.

Muito mais que um tiroteio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O assunto entra na pauta comum da violência na região metropolitana da capital paulista, mas a morte do médico Ricardo Assanome, de apenas 27 anos, ocorrida na noite de sábado (26/4) no interior de uma delegacia na cidade de Santo André, merece mais atenção da imprensa do que o mero registro de praxe.