quinta-feira, 15 de maio de 2014

Lula participa do IV BlogProg

Do site do Instituto Lula:

Nesta sexta-feira (16), às 11h, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio no Hotel Braston, em São Paulo. O evento será transmitido ao vivo no site do Instituto Lula.

A blogosfera e a mídia "chapa branca"

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Começa nesta sexta-feira, em São Paulo, o 4º Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais, promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Movimento dos Sem Mídia (MSM) e Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom).

A abertura será às 9h, seguindo-se o debate Mídia, poder e contrapoder (abaixo, na íntegra, a programação, local, inscrições).

Às 11h30, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará sobre o papel da mídia tradicional, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital.

O risco da falta de água em São Paulo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O governo de São Paulo e a Sabesp colocaram a Grande São Paulo no maior risco de abastecimento de água da história. Se até outubro não voltarem as chuvas, o quadro será trágico. Esta foi a conclusão de três especialistas reunidos no programa Brasilianas.org – Paulo Canedo, da COPPE (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mateus Simonato e Benedito Braga, Presidente do Conselho Mundial de Água, a mais importante instituições mundial do setor.

Tudo é culpa da Dilma e do PT

Por Bepe Damasco, em seu blog:

"Governos municipais e estaduais não existem mais no Brasil"

O título acima tomei emprestado do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que durante uma palestra sobre o Marco Civil da Internet, na CUT-RJ, na noite desta quarta-feira, 14 de maio, usou essa expressão muito apropriada para mostrar a desfaçatez da cobertura midiática sobre os problemas atuais do Brasil. É que a julgar pelo insistência obsessiva da velha mídia de responsabilizar o governo federal por todas as mazelas do país, prefeitos e governadores tiveram seus mandatos cassados.

FHC tentou trazer a Copa e dançou!


Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Se houve um momento em que deveriam ter sido feitos protestos contra a realização de uma Copa do Mundo no Brasil foi em 1999, ano em que o governo do país consumou um dos maiores - se não o maior - estelionato eleitoral de sua história.

No ano anterior, o então presidente Fernando Henrique Cardoso se reelegera garantindo que, sendo reeleito, não desvalorizaria o real diante do dólar. Era mentira. Cerca de 60 dias após se reeleger ele desvalorizou a moeda e atirou o Brasil em uma terrível crise econômica.

O protesto em frente à TV Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Pedro Rafael Vilela, no jornal Brasil de Fato:

Movimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) protestaram contra a concentração dos meios de comunicação no Brasil e a cobertura parcial da mídia sobre a situação da Venezuela.

A luta contra a publicidade infantil

Do Observatório do Direito à Comunicação:

Aprovada recentemente de forma unânime pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), a Resolução nº 163/2014, que proíbe a veiculação de propagandas voltadas para o público infantil, desagradou algumas entidades representativas de anunciantes, agências de publicidade e emissoras de rádio e televisão. Defendendo a autorregulamentação do setor, estas entidades argumentam que somente uma lei editada pelo Congresso Nacional poderia regular a matéria.

O "padrão Fifa" da família Marinho

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Forbes divulgou a lista das 15 mais ricas famílias do Brasil.

E, claro, ninguém supera a Família Marinho, dona do Império Globo, aquele que não mostra o Darf do imposto que sonegou na compra dos direitos da Copa de 2002.

São US$ 28,9 bilhões para triunvirato João Roberto, José Roberto e Roberto Irineu, todos Marinho.

Mídia rejeita direito de resposta

Do blog de Zé Dirceu:

A 9ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, Eleições e Democracia promovido pelo Instituto Palavra Aberta trouxe à agenda das discussões em reunião ontem, na Câmara dos Deputados, a regulamentação do direito de resposta a matérias jornalísticas, questão que, como sempre cobrou aqui o ex-ministro José Dirceu, nunca, mas nunca mesmo foi devidamente respeitada pela imprensa no Brasil.

Globo: Um poder grande demais

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo publica na edição de quinta-feira (15/5) comentário sobre a lista das famílias mais ricas do Brasil, segundo a revista Forbes. Encabeçando a relação dos bilionários, acima dos donos de bancos e dos controladores dos grandes agronegócios e empreiteiras, brilha o sobrenome dos proprietários das Organizações Globo. Também aparecem na lista, entre as quinze maiores fortunas do país, os herdeiros de Victor Civita, fundador da Editora Abril.

Em cinco países, protestos contra mídia

Do site Vermelho:

Militantes de movimentos sociais brasileiros promoveram nesta quarta-feira (14), em frente à sede da TV Globo, em Brasília, um protesto pela integração latino-americana e contra a manipulação da mídia. Ao mesmo tempo, manifestantes se reuniam na Argentina, Cuba, Honduras, México e Peru pelo mesmo motivo.

Comercial do PT e o real terrorismo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Observo as repercussões em torno do comercial do PT que fala nos “fantasmas do passado”.

Colunistas de oposição e os candidatos Aécio e Eduardo Campos criticam duramente.

Emerge a palavra “terrorismo”. O comercial estaria sendo terrorista ao sugerir o retrocesso social que ocorreria no país no caso de derrota de Dilma.