quinta-feira, 22 de maio de 2014

A campanha contra a Globo no MS

Por Altamiro Borges

O site "Notícias da TV" publicou uma curiosa notinha na noite desta quinta-feira (22): "Moradores do Mato Grosso do Sul estão fazendo uma campanha nas redes sociais contra a Globo, que confundiu o Estado com o vizinho, Mato Grosso, três vezes em menos de duas semanas. Eles prometem entregar camisetas para William Bonner e Ana Maria Braga com a frase 'Mato Grosso do Sul, por favor'. A página da mobilização tem quase 40 mil curtidas no Facebook", informa o jornalista Paulo Pacheco.

O DEM "tem medo"... de acabar!

Por Altamiro Borges

O programa do DEM, apresentado em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (22), poderia ter sido encenado num cemitério. No caso dos demos, até mesmo no inferno - se o diabo autorizasse! Num dos trechos, um jovem ator afirma: "Eu não tenho medo de mudar. Eu tenho medo é de que tudo continue como está. Ou até piorar". De fato, este partido da velha oligarquia corrupta e patrimonialista deve estar com muito medo. Medo de acabar! A cada eleição, o DEM - ex-Arena ou ex-PFL - perde força. A sigla, que já teve mais de 120 deputados federais, hoje conta com apenas 28 teimosos direitistas. Sua única governadora, do Rio Grande do Norte, está totalmente desmoralizada.

Ibope vai atiçar os provocadores

Por Altamiro Borges

O sempre suspeito Ibope antecipou a divulgação da sua pesquisa eleitoral, já que estranhamente ela vazou na coluna Radar, hospedada na tão suspeita revista Veja. O resultado deve atiçar os ânimos provocadores da oposição e da sua mídia. Ela aponta o crescimento de 3% das intenções de voto da presidenta Dilma Rousseff, que subiu de 37%, em abril, para 40%. Ela mostra também o crescimento de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, que subiu seis pontos (de 14% para 20%), e de Eduardo Campos, que cresceu cinco (de 6% para 11%). Para os velhos e novos oposicionistas, o problema é que, mantido este quadro, Dilma Rousseff pode vencer a eleição já no primeiro turno.

Novo Ibope dá vitória de Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Os números do novo Ibope que será divulgado nesta quinta-feira vazaram às 7h13 da manhã, em nota publicada por Lauro Jardim, na coluna Radar, do portal da revista Veja: Dilma Rousseff subiu de 37% para 40%; Aécio Neves, de 14% para 20% e, Eduardo Campos, de 6% para 11%. Pastor Everaldo tem 3% e os outros nanicos juntos outro tanto. Ou seja, Dilma tem três pontos a mais do que seus adversários somados (37%).

O que isso quer dizer?

O preço da conversão de Aécio

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Vale a pena ler a coluna Andante Nosso, do jornalista Maurício Dias, em CartaCapital desta semana. Ele fala da conversão radical do candidato tucano à presidência, Aécio Neves, ao antipetismo mais visceral e ao conservadorismo mais retrógado. O cambaleante candidato do PSDB, como gosta de chamá-lo o amigo Miro Borges, jogou o jeito de bom moço mineiro na lata do lixo em busca da fatia mais reacionária do eleitorado. Por isso, cresceu um pouco nas pesquisas, já que pelo um terço dos leitores é sensível à demonização do Partido dos Trabalhadores, como indicam várias pesquisas.

Genoino e a censura prévia na Papuda

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Escrevo enquanto a família se prepara para levar para o hospital minha filha Victoria, de 15 anos, portadora de paralisia cerebral, quem, de terça para quarta-feira, sofreu uma reviravolta em seu estado de saúde, com febre alta, problemas respiratórios e convulsões.

Aproxima-se a madrugada de quinta-feira. Enquanto, no quarto ao lado, o ritual pré-internação se desenrola, chega ao meu e-mail mensagem de Miruna Genoino, filha do ex-deputado José Genoino, agora preso de novo na penitenciária da Papuda por decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Imperialismo e o retorno da geopolítica

Por Atílio Boron, no site Correio da Cidadania:

Uma olhada nas novidades editoriais produzidas no estudo das relações internacionais – ou, se quisermos usar uma linguagem “politicamente incorreta”, porém, mais clara e acessível: o imperialismo – revela a crescente presença de obras e autores que apelam à problemática geopolítica. A súbita irrupção dessa temática nos move a compartilhar uma breve reflexão, por duas razões.

Robson Marinho, o tucano intocável

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Covas era detalhista. Uma vez eu estava com ele e, sobre a mesa, havia um monte de processos de concorrência, uma pilha enorme. A gente estava conversando e eu falei: ‘Mario, você está lendo processos de concorrência?’ Ele respondeu: ‘É, isso aqui é importante. São estradas vicinais’.

Eu falei: ‘Não acredito que você esteja lendo um por um’. E ele: ‘Eu vejo todos. Mesmo que tenha que ficar aqui a noite inteira, eu não deixo de ler’.

Ele tinha fixação em acompanhar tudo de perto.”

Joaquim Barbosa, o justiceiro de toga

Por Cynara Menezes, na revista CartaCapital:

Houve certa vez um juiz na Grécia antiga que passou à história por seu poder e extremo rigor. Tanto fazia se o crime fosse furto ou assassinato, ambos eram punidos com a morte. Esse legislador se chamava Drácon (650-600 a.C.) e sobre ele diria um orador ateniense que escrevera leis com sangue, e não com tinta. Sua celebridade não é, portanto, exatamente digna de orgulho.

O colapso da água em São Paulo

Por Carlos Mercuri, na revista Fórum:

São Paulo está na iminência de ter quase metade de sua população da Região Metropolitana - cerca de 9,9 milhões de pessoas - sem água nos próximos meses. Essa é a população abastecida pelo Sistema Cantareira, um complexo composto por seis represas, uma estação elevatória, 45 quilômetros de túneis e uma estação de tratamento. O manancial contava no último dia 15 com apenas 8,2% de sua capacidade, o mais baixo volume desde sua existência, e as projeções mais otimistas indicam que essa quantidade de água dura apenas até junho – mês de realização da Copa do Mundo no Brasil.

A mídia e os dois Brasis

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou nesta quarta-feira (21) que existem dois Brasis atualmente, o que é mostrado pela imprensa tradicional e o “Brasil de fato”. “Existe um Brasil apresentado pelas colunas políticas e econômicas e o país do dia a dia da população. O Brasil colocado pela imprensa é muito diferente da realidade”, disse. A afirmação foi feita durante conversa realizada por Carvalho com blogueiros de todo o país no Palácio do Planalto, que teve como tema maior participação social nas ações do governo.