quinta-feira, 3 de julho de 2014

60 anos do golpe da CIA na Guatemala

Leonardo Wexell Severo, no jornal Brasil de Fato:

“A memória individual e coletiva dos guatemaltecos é demasiado curta; a violência política e os meios de ideologização institucional e de comunicação apontam até a sua destruição, bem como da subjetividade, para torná-los altamente vulneráveis ao consumo compulsivo e às políticas do capital financeiro que se ocultam por trás da chamada globalização“.

Dilma derrota urubuzada na Copa

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Tudo foi planejado e feito para derrubar os índices de Dilma Rousseff nas pesquisas durante o anunciado fracasso do governo na organização da Copa no Brasil. Deu zebra: saiu tudo errado para os pregadores apocalípticos da urubuzada midiático-empresarial-partidária, como mostra a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, três semanas após o início da competição.

"Melhor do que Olimpíadas de Londres"

Por David Ranc, no blog Viomundo:

Ontem [25 de junho], vários jornais franceses disseram que Copa do Mundo de 2014 tem sido, até agora, melhor organizada do que as Olimpíadas de Londres de 2012. É meu dever informar que isso de, forma alguma, distorce a minha visão.

Eu reafirmo o que disse.

Foram meses, talvez anos, de reportagens negativas a respeito da Copa do Mundo de 2014.

Foto de Dirceu vale mil palavras

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Uma foto de Dirceu na portaria do prédio onde começou a trabalhar conta tudo.

Ele tem as cicatrizes do sofrimento.

Em tem também o olhar do desafio, da resposta, do combate.

Datafolha: tendência é vitória de Dilma

Editorial do site Vermelho:

A nova pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (2) e divulgada amplamente não só pelo jornal Folha de S.Paulo, como por toda a mídia nacional nesta quinta-feira (3), mostra que as intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff cresceram de 34% para 38% em um mês. Se as eleições fossem hoje, a mandatária seria reeleita no primeiro turno.

Os bilhões da Copa do Mundo

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O jornalista Nathaniel Parish Flannery, colaborador de várias publicações americanas em áreas como crime organizado, política, cultura e economia, escreveu um bom artigo no site da Forbes sobre a Copa do Mundo.

Datafolha e a "esperança na prorrogação"

http://mudamais.com/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


O resultado da pesquisa Datafolha divulgado hoje compõe uma fantástica composição entre o óbvio e o ilógico.

O óbvio (e inegável) é que o sucesso da organização da Copa - contrariando tudo o que, nos últimos anos, foi despejado sobre a cabeça dos brasileiros - iria se refletir sobre a avaliação do Governo e nas intenções de voto em Dilma Rousseff.

2015: Brasil auto-suficiente em petróleo

Por Maurício Thuswohl, no site Carta Maior:

Com o sucesso do pré-sal, que acaba de ultrapassar a marca de 500 mil barris produzidos diariamente, o Brasil será auto-suficiente em petróleo a partir do ano que vem e a Petrobras iniciará um período virtuoso marcado pelo aumento de sua produção, redução de seu endividamento, fluxo de caixa positivo e valorização no mercado de ações. Essa projeção foi feita pela presidente da Petrobras, Graça Foster, durante conversa com jornalistas e blogueiros realizada terça-feira (1) na sede da empresa no Rio de Janeiro.

A bola e as urnas, tudo a ver

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Instituto Datafolha conclui que o ambiente festivo da Copa do Mundo melhora as chances de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Os dados coletados na última pesquisa de intenção de voto, publicados na quinta-feira (3/7), mostram basicamente uma interessante oscilação no humor do eleitorado, mas demonstram principalmente que essa volatilidade do espírito afeta escolhas importantes. Eis aí uma oportunidade de ouro para a imprensa.

"Copa das Copas" pode reeleger Dilma

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pergunto a você, estimadíssimo leitor: o que mais os grupos político-midiáticos de direita e esquerda que apostaram na Copa de 2014 como meio de desgastar Dilma poderiam ter feito para atingir tal objetivo? Eu diria que fizeram de tudo e mais um pouco.

Sai Barbosa, entra Dirceu!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Sempre me espantou existir quem sinta prazer em ver outro ser humano permanecer numa jaula. Não acho nem que animais mereçam isso, quanto mais seres humanos.

Aliás, no Brasil, a falta de respeito aos direitos penais é tão absurda que talvez precisemos, um dia, fazer como Sobral Pinto no tempo da ditadura varguista: clamar que ao menos a lei de proteção aos animais seja respeitada nos presídios.

Dirceu vira a página da injustiça

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

Com um dia de trabalho normal, no qual dedicou-se mais a tomar conhecimento das tarefas que desempenhará nos próximos meses em suas novas atividades, o ex-ministro José Dirceu estreou hoje em seu trabalho na biblioteca do escritório de advocacia José Gerado Grossi, em Brasília. Virou a página, deixou para trás uma dos períodos em que sofreu uma das maiores injustiças que já lhe foram infringidas na vida, os quase oito meses em que ficou trancado em regime fechado, ilegalmente, no cumprimento de uma sentença que lhe foi aplicada, desde a primeira hora, para ser cumprida no regime aberto que começou hoje.

A crise da água e o plano da Sabesp

Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:

O Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão (GTAG) do Sistema Cantareira emitiu comunicado (nº 10) na última segunda-feira (30) rejeitando o Plano de Contingência II da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), que propunha o gerenciamento do sistema Cantareira pelos próximos cinco meses. É o segundo plano deste tipo, elaborado pela Sabesp, descartado pelo GTAG.

Salário de Felipão é retrato do Brasil

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

O técnico da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari, é um treinador vencedor e tem um currículo que faz dele um dos profissionais mais valorizados do futebol internacional.

A carreira de sucesso começou quando levou o Criciúma, de Santa Catarina, à conquista da Copa do Brasil, em 1991. A partir daí, o céu parecia o limite para o técnico.

Gilmar Mendes: acima da lei e do decoro

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

No dia em que caiu a casa de Demóstenes Torres, com a denúncia sobre suas ligações com Carlinhos Cachoeira, o Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) estava em seu apartamento, consolando o amigo.

São relações antigas, pessoais.

Gilmar ignorou todas essas relações e não se declarou impedido para conceder uma liminar reintegrando Demóstenes ao Ministério Público de Goiás.

Datafolha: mídia sofre goleada na Copa

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha, que aponta o crescimento de Dilma Rousseff de 34% para 38% das intenções de voto, confirma que a mídia tucana apanhou de goleada na Copa do Mundo. Com seu complexo de vira-lata e sua visão neoliberal de negação do Estado, ela fez baita terrorismo contra o megaevento com o nítido propósito de desgastar a imagem da atual presidenta. Não deu certo! Até a Fifa, outra tranqueira elitista e corrupta, já afirma que esta é a “Copa das Copas”. O sucesso parece que teve reflexos imediatos na pesquisa, que deve ser encarada como uma simples fotografia do momento, evitando-se qualquer salto alto – um desastre nos jogos e, mais ainda, numa eleição tão disputada!

FHC, Plano Real e a herança maldita

Por Altamiro Borges

A mídia tucana e seu dispositivo partidário (composto pelo PSDB, DEM e PPS) têm feito baita alarde para festejar os 20 anos do Plano Real. Longas matérias nos jornalões e comentários eufóricos na tevê dos tais “analistas de mercado” – o nome fictício dos porta-vozes do capital financeiro. Se o plano de estabilização conservadora da economia, que reduziu a inflação às custas do aumento do desemprego e da quebradeira da nação, fosse tão exitoso, FHC não teria deixado o Palácio do Planalto com os piores índices de popularidade da história da República e, de quebra, ainda teria garantido a eleição do seu apadrinhado José Serra em 2002. Mas o povo não esquece a “herança maldita” dos tucanos!