segunda-feira, 21 de julho de 2014

O “aecioporto” e o choque de indigestão

Por Altamiro Borges

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu nesta segunda-feira (21) solicitar informações sobre as operações irregulares no aeroporto do tio-avô de Aécio Neves na cidade de Cláudio, no interior de Minas Gerais. Já o PT estuda mover uma ação judicial por improbidade administrativa contra o cambaleante presidenciável tucano, questionando o uso de R$ 14 milhões dos cofres públicos numa obra privada. Diante das críticas, o ex-governador mineiro afirma que é vítima de uma armação política e setores da mídia já começam a abafar o escândalo, dando maior espaço para as desculpas do grão-tucano. De qualquer forma, como escreveu o jornalista Ricardo Mello, Aécio Neves levou um “choque de indigestão”.

Aécio, o aeroporto e o tal jornalismo


Por Renato Rovai, em seu blog:

A denúncia da Folha de S. Paulo de ontem que aponta o favorecimento do tio de Aécio na construção de um aeroporto, numa cidade de 25 mil habitantes por 14 milhões pagos pelo governo do estado, pode significar uma pá de cal nas pretensões do mineiro na disputa presidencial. Mais pelo que ainda pode ser investigado do que pelo que já foi publicado. A matéria da Folha, mesmo bombástica, tem várias brechas. Algo muito estranho para um texto que atinge uma candidatura presidencial de um partido ao qual o jornal é simpático.

Em defesa da "Voz do Brasil"

Por Ana Rita, no blog Viomundo:

A Voz do Brasil volta a correr sério risco. É por defender “a minha voz, a sua voz, a nossa voz” que vou lutar, quando a Medida Provisória 648/14 retornar ao Senado, pela rejeição das alterações aprovadas na Comissão Especial que analisou a MP. Das 19h às 20h. Este é o horário tradicional que milhões de pessoas, pelo Brasil afora, recebem notícias por meio de um importante e indispensável instrumento de informação para a imensa massa de brasileiras e de brasileiros que vive no campo e na cidade, sem acesso a jornais e revistas e que não dispõe de outra forma de saber com transparência dos atos e realizações públicas.

Dilma sozinha; Aécio vira vidraça

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A apenas 76 dias da abertura das urnas e 24 do início do horário eleitoral na televisão, Dilma Rousseff continua liderando as pesquisas, mas a presidente me parece cada vez mais sozinha na estrada, com a campanha à reeleição mostrando rachaduras no governo, no partido e na base aliada.

Aeroporto complica campanha de Aécio

Do blog de Zé Dirceu:

No fim de semana (domingo), a denúncia da Folha de S.Paulo - exposta hoje por todos os demais jornalões - de que o candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) construiu quando governador de Minas, com R$ 14 milhões de dinheiro público, um aeroporto em Cláudio (MG), na fazenda de um tio-avô para uso particular de sua família, expõe bem o que é a falácia de seu governo no Estado (2003-2010).

Uma análise da pesquisa Datafolha

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Aproveitando que o Datafolha publicou a íntegra do relatório de sua pesquisa para presidente da República, arrisco uma análise de alguns gráficos.

Comecemos pela espontânea. Para quem não se lembra, pesquisa espontânea é aquela em que o entrevistador pede ao eleitor para falar quem é seu candidato, sem lhe apontar nenhum nome.

Obama, Putin e o avião malaio

Ilustração: http://actualidad.rt.com/
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Despachos urgentes de agências internacionais dão conta da queda de um avião Boeing 777, da Malaysia Airlines, que saiu ontem, às 12.15, hora local, do aeroporto de Amsterdam, na Holanda, com destino a Kuala Lampur, capital malaia.

Dilma e a renovação da esperança

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Realizamos em São Paulo, nesta segunda feira (21/7), a reunião da Comissão Política Nacional que fez o balanço das convenções eleitorais de cada estado e da convenção nacional em Brasília. Na ocasião, pronunciei o seguinte discurso:

Começa oficialmente a campanha eleitoral. Na prática, já estava em curso desde o ano passado. Temos que considerar a singularidade desta campanha.

"Máfia dos Transplantes" e o PSDB-MG

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

“São pessoas de bem e bons profissionais”, escreveu o médico e deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB-MG) no Facebook, no último dia 7 de fevereiro, sobre seus colegas de profissão: Celso Scafi, Cláudio Fernandes e Sérgio Gaspar. Na mesma data em que ele postou a mensagem os três foram condenados à prisão pela Justiça de Minas Gerais. Os médicos retiraram os órgãos de um menino de 10 anos quando ele ainda estava vivo, em Poços de Caldas (MG), em abril de 2000. Segundo a Justiça mineira, a intenção dos réus era vender rins e córneas do garoto, em mais uma ação da ‘Máfia dos Transplantes’.

A inédita denúncia da Folha contra Aécio

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não se deixe iludir pela inédita denúncia da Folha contra Aécio Neves. Sempre que esse jornal publica alguma coisa contra um tucano graúdo – e, em 2014, o neto de Tancredo Neves é o tucano mais graúdo da praça –, o objetivo é ganhar credibilidade para, em seguida, atacar um petista. Principalmente se for ano eleitoral.

Família de Aécio e as terras públicas

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Montezuma é um município mineiro no norte de Minas Gerais com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Deputados, governadores e senadores mineiros poderiam desenvolver boas políticas públicas para elevar o desenvolvimento local, tais como incentivar as pequenas propriedades rurais familiares. No entanto o município é palco de uma triste história do patrimonialismo de oligarquias políticas do Brasil.

Isolar o Estado fora da lei de Israel

Editorial do site Vermelho:

Os episódios do último fim de semana são reveladores de que a solidariedade internacionalista, de massas, se fez presente em diversos países, ao lado do povo martirizado da Palestina, no momento em que os sionistas israelenses levam adiante contra esse povo brutal ofensiva com caráter genocida.

A eleição vista do bunker de Dilma

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Até agora a coordenação da campanha não coordena.

Há um grupo de pessoas, composto pelo marqueteiro João Santana, Aluizio Mercadante, Franklin Martins, o presidente do PT Rui Falcão aos quais se agregaram, recentemente, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o assessor especial de Dilma Giles Azevedo.

Vantagens e desvantagens de Dilma

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Levando em conta a combinação de vários fatores, faltando dois meses e poucos dias para as eleições, uma radiografia do momento indica um eleição duríssima. No entanto, na minha opinião, a presidenta Dilma continua favorita e conquistará mais um mandato. Mas será preciso superar obstáculos importantes, dentre eles o fraco desempenho dos candidatos a governador do PT em alguns dos maiores colégios eleitorais e o vento conservador e antipetista que sopra no país. Não creio na possibilidade de a eleição ser resolvida no primeiro turno, embora as pesquisas mostrem que isso é possível. Não custa lembrar que nem Lula, por duas vezes, conseguiu evitar a disputa do segundo turno.

'Aecioporto' é pista de aeromodelismo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Aécio justifica a construção do aeroporto na fazenda de seu tio, Múcio Tolentino que, segundo a Folha “ficou pronto em outubro de 2010 e é administrado por (seus) familiares”, pelo fato de Cláudio – município com 28 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE – ser um “grande polo de fundições e metalúrgica, considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina”.

Mas, se é tão importante, porque está abandonado desde então, há quatro anos??

Aeroporto de Aécio e a postura da mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Algumas pessoas estão eufóricas com a informação, divulgada hoje pela Folha, de que na gestão de Aécio foi construído um aeroporto com dinheiro do contribuinte numa propriedade de um tio dele.

14 milhões de reais foram gastos na obra, segundo a Folha.

A euforia que me chama a atenção não é a dos petistas. Esta é previsível, dadas as circunstâncias.

CBF: Garantindo que nada mude

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:  

O fiasco da seleção brasileira de futebol segue na pauta da imprensa nacional, que acompanha as mudanças prometidas pela Confederação Brasileira de Futebol, mas não faz cobranças ostensivas.

A semana se encerra com o anúncio, publicado nos jornais desta sexta-feira (18/7), de que o ex-goleiro e empresário de atletas Gilmar Rinaldi será o coordenador de seleções de futebol, encarregado de reformular o modelo que produziu o fracasso das três últimas Copas.