segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Flip denuncia a ditadura midiática

Glenn Greenwald, em Paraty
Por Altamiro Borges

A 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), encerrada neste domingo (3), foi um sucesso de público e de crítica. Cerca de 25 mil pessoas visitaram a bela cidade do litoral carioca e curtiram as palestras de mais de 45 escritores brasileiros e estrangeiros. Da rica programação, a mídia privada destacou apenas a presença das celebridades globais e de alguns autores de best-sellers. Ela deixou de realçar, porém, os debates mais polêmicos e instigantes, principalmente os que trataram do papel nefasto da própria mídia hegemônica na atualidade.

“Aecioporto” virou pó na revista Veja

Por Altamiro Borges

Até os leitores mais tacanhos da Veja devem ter estranhado a capa da sua última edição. A revista da famiglia Civita, que já havia escondido o helicóptero de um velho aliado de Aécio Neves apreendido com 450 quilos de cocaína, simplesmente transformou em pó o “aecioporto” – o famoso aeroporto na fazenda do titio do presidenciável tucano construído com R$ 14 milhões dos cofres públicos de Minas Gerais. Para omitir o escândalo e ajudar seu candidato, a revista inventou uma denúncia sem pé nem cabeça sobre “A fraude na CPI da Petrobras”, revelando que os depoentes se preparam previamente para os depoimentos. Baita denúncia! Um furo de reportagem que entrará para os “anais” do jornalismo.

Para garantir o direito à comunicação

Do site do FNDC:

Para debater a democratização da comunicação no Brasil, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (5), às 15 horas, uma roda de conversa sobre o tema, após o lançamento do livro Para Garantir o Direito à Comunicação ? A Lei Argentina, o Relatório Leveson e o HLG da União Europeia, de Venício A. de Lima.


A estranha denúncia contra Petrobras

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Falta sentido à mais recente denúncia sobre a Petrobras.

Não exatamente sobre a Petrobras, aliás. Sobre a CPI que investiga a compra da refinaria em Pasadena.

Segundo a Veja, um vídeo mostraria que os convocados tiveram acesso às perguntas. E teriam se preparado para elas.

Barão-MG debate mídia alternativa

Por Barão Minas/Fotos por Lidyane Ponciano e Mídia Ninja
Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“Há uma crise na imprensa alternativa hoje”, avaliou o escritor e jornalista José Maria Rabêlo no Encontro Temático promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé-Minas, no dia 30 de julho, no Sindicato dos Jornalistas de Minas.

Eleições e as “previsões” do mercado

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:
 

Uma das peculiaridades do momento atual é a intensa e despropositada divulgação das especulações do mercado financeiro a respeito da eleição presidencial. Quase todo dia, a mídia oposicionista faz circular prognósticos eleitorais de bancos e consultorias. E trata-os como se merecessem crédito especial. Talvez considere que nessas empresas existam especialistas notáveis da vida política brasileira, cujas opiniões e pontos de vista precisariam ser conhecidos por todos.

UERJ lança o "manchetômetro"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Reproduzo trecho de email que recebi. Volto em seguida.

(…) Acompanho seu trabalho no Cafezinho e escrevo para te convidar a conhecer o Manchetômetro, um site sobre a cobertura das eleições na grande mídia (Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional) que nós do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública do Iesp lançamos semana passada.http://www.manchetometro.com.br/

Estamos também no facebook: https://www.facebook.com/manchetometro?fref=ts

E no twitter: https://twitter.com/Manchetometro

Os neoliberais querem um 'novo governo'

Do blog de Zé Dirceu:

Analistas econômicos do país, articulistas, editorialistas de jornalões, todo aquele pessoal devoto da ortodoxia econômica do neoliberalismo, têm batido na tecla que o governo Dilma e nossa política econômica estão superados. e que o atual salário mínimo e o pleno emprego são fatores inflacionários.

O jornalismo busca-pé

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Se é possível definir as características da mídia tradicional do Brasil neste período pós-Copa do Mundo, pode-se dizer que o jornalismo se tornou errático, como um desses rojões de festa junina chamados de busca-pé.

Neoliberalismo e fundos abutres

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Quando se esgotava o ciclo expansivo do capitalismo, se impôs o debate sobre as razões desse esgotamento e as formas de retomada do desenvolvimento econômico. Triunfou a renascida versão do liberalismo, vocalizada, em particular, por Ronald Reagan, que disse que haveria que suspender os limites à livre circulação do capital, haveria que desregulamentar a economia. O capital voltaria a circular haveria investimentos, as economias voltariam a crescer e todos ganhariam.

O maior legado do governo Dilma

Editorial do site Vermelho:

A campanha eleitoral tem, entre outras vantagens, a de promover um debate mais amplo sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Portanto, não é a escolha do candidato A ou B, mas a escolha de um plano para o país.

Veja continua pautando a mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Nos anos 2.000, a Folha cometeu o maior erro estratégico da sua história moderna, indo a reboque da revista Veja. Não apenas ela, mas os demais veículos.

Dias desses cruzei com o diretor de redação de uma grande publicação, ferozmente anti-governo. Sem que o provocasse, comentou comigo que Veja não faz jornalismo.

Jornalismo e o nicho de mercado

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Não há jornalistas sem opinião. A questão é se você as expõe ou finge que não as tem e engana seus leitores".

Também acho. O autor da frase é o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que se tornou uma celebridade no nosso meio, ao revelar os documentos secretos vazados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden.

Os fantasmas que apavoram FHC

Por Altamiro Borges

Em artigo no Estadão deste domingo (3), o ex-presidente FHC fez uma análise sombria da realidade e concluiu: “Vejo fantasmas? Pode ser, mas é melhor cuidar do que não lhes dar atenção”. De fato, ele teme vários fantasmas. Um deles é bem real: o povo brasileiro, que o rejeita – como apontam todas as pesquisas sobre a popularidade do seu reinado ou sobre sua capacidade de influenciar o eleitorado. Outro fantasma, até hoje contido, é o da abertura de investigações sobre as maracutaias do seu governo – como a compra de votos para a sua reeleição, a privataria das estatais e tantas outras. Mas o fantasma que FHC mais teme, sem dúvida, é o de uma quarta derrota consecutiva nas eleições presidenciais.

Aecioporto: O samba do avião tucano