sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Alckmin vira alvo de duas CPIs

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Há anos a oposição a Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo critica a mão de ferro do tucano em relação à Assembleia Legislativa do Estado. Com ampla maioria na Casa, o governador não teve, durante o primeiro mandato, dificuldades para aprovar projetos e, de quebra, também evitou a criação de qualquer CPI que pudesse colocar sua gestão em xeque.

Juca Ferreira fala sobre cultura em SP

Aécio, o primo e os traficantes

Por Joaquim de Carvalho, no blog de Diário do Centro do Mundo:

Em 2010, o jornalista Bruno Procópio, que se define também poeta e cronista, publicou em seu blog Prosa com Cultura um texto em que revela: a família Tolentino Neves, “famosa pelo legado político de homens como ex-presidente da República Tancredo de Almeida Neves e o governador mineiro Aécio Neves, também fez sua história no universo da cachaça.”

As causas da crise da água em SP

A neutralidade da internet morreu

Por John Naughton, na revista CartaCapital:

Quer saber se alguém é entendido em internet? Basta lhe perguntar por que devemos nos importar com a neutralidade da rede. Se a pessoa entender da tecnologia, aguarde uma palestra sobre por que é vital que todos os dados na rede sejam tratados igualmente pelos provedores de serviços (ISP na sigla em inglês) e por que é essencial que os que fornecem os "tubos" que nos conectam à rede não tenham influência no conteúdo que flui por esses tubos.

Mídia: A lanterna que ilumina a espuma

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa

A prática e as teorias da comunicação aplicadas ao jornalismo induzem a acreditar que a atividade da imprensa cuida de organizar o processo de avanço da modernidade, pela classificação e valoração dos fatos novos. Assim, somos levados a aceitar que um acontecimento só se transforma em notícia, ou seja, em conteúdo jornalístico, se representar uma novidade, uma ruptura em relação ao que já existe.

CPI da Petrobras: operação factoide

Por Renato Rovai, em seu blog:

Criar factóides é uma arte, mas não exatamente nova. Ela pode ser útil a um artista, a um cartola de futebol, a um executivo de empresa, mas costuma ser muito utilizada na política. Principalmente por políticos que estão vivendo momentos complicados e precisam limpar sua barra. Mas para que a operação dê certo é sempre necessário contar com a benevolência e a cumplicidade dos veículos de comunicação.

Sindicalistas manifestam apoio a Dilma

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

A presidenta Dilma Rousseff voltou a enfatizar as políticas sociais implementadas nos últimos 12 anos, incluídas as duas gestões de Lula, para demarcar diferenças em relação às candidaturas dos principais adversários, em especial a de Aécio Neves (PSDB). Em discurso para milhares de sindicalistas e militantes no ginásio da Portuguesa, zona norte de São Paulo, na noite de hoje (7), a candidata do PT disse que representa a continuidade de um projeto "que deu ao Brasil presente e futuro". E identificou o tucano com o passado.

Publicidade: A mídia vende tudo!

Por Renata Mielli, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Comprar é o verbo que sustenta o sistema capitalista. Até mais do que vender. Nascemos, crescemos e morremos voltados para o consumo. Não compramos apenas o que é necessário, a estratégia de consumo foca na produção de necessidades, tarefa que cabe à publicidade, particularmente a que é veiculada nos meios de comunicação de massa. Discutir regras para esta atividade estritamente comercial é fundamental para evitar desvios na própria função que deveriam ter a televisão e o rádio.

Santander e a campanha de Aécio

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o banco Santander demitiu quatro pessoas por terem participado de um conluio que resultou em propaganda política enviada ilegalmente pela instituição aos seus correntistas “seletos”, ou seja, pessoas cuja renda ultrapassa 10 mil reais por mês.

As eleições e a reforma agrária

Por João Paulo Rodrigues, no blog Escrevinhador:

Chegaram as eleições e junto com elas um grande debate sobre os problemas do Brasil. As candidaturas iniciaram a apresentação dos programas de governo, com várias promessas de medidas para resolver as questões do país, desde os problemas nos bairros até o aquecimento global.

Esse é um dos momentos mais ricos da democracia para se debater sobre os vários problemas existentes no Brasil. É também uma oportunidade para criticarmos e apresentarmos propostas aos candidatos sobre o que nós, trabalhadores e trabalhadoras, queremos para a Brasil.

Dilma é a opção dos trabalhadores

Do Dayane Santos, no site Vermelho:

Em coletiva de imprensa promovida pela Agência Sindical e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, realizada nesta quarta-feira (6), o analista político e diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), fez um balanço das conquistas sindicais e trabalhistas dos últimos 12 anos e analisou o perfil dos candidatos e seu alinhamento com os interesses dos trabalhadores.

Elite paulistana chora de barriga cheia

http://questaoimperativa.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Para dizer de maneira bem clara, para que a crueldade seja percebida, a matéria que a Folha publica hoje sobre a distribuição de renda em São Paulo pode ser explicada assim, à maneira de Malba Tahan.

Pegue uma nota de cem reais e troque em notas de R$ 10 e entre numa sala com cem pessoas.

ONU elogia Plano Diretor de SP

Do site Cidade Aberta:

Durante a cerimônia de sanção do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, o diretor regional do Escritório para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Elkin Velasquez, destacou os méritos do plano recém sancionado, sublinhando que “São Paulo teve a ousadia para seguir os princípios de sustentabilidade e urbanismo social”.

A democracia e o pavor da direita

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Revolução Bolivariana! Sovietes! Fim da democracia representativa! Destruição do Congresso Nacional!

Quem escuta os discursos de parlamentares apavorados com o Decreto Federal nº 8.243 de 2014, que institui a Política Nacional de Participação Social, imagina que estamos diante de uma revolução social.

Judaísmo não é sionismo

Por Breno Altman

O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, publicou nesta Folha um artigo instigante. O título embute uma premissa fundamental: "Antissionismo é antissemitismo". Trata-se de conveniente cláusula para interdição do debate: não seria possível confrontar as ideias de Theodore Herzl sem se confundir com os que levaram seis milhões de judeus ao extermínio.