sábado, 9 de agosto de 2014

Marina “exorcizará” os lucros do Itaú?

Por Altamiro Borges

O Itaú-Unibanco divulgou nesta semana o balanço dos seus lucros no segundo trimestre. Apesar dos seus analistas adorarem destilar veneno contra os rumos da economia nacional, reforçando o palanque da oposição neoliberal – a exemplo do que fizeram os quatro urubus demitidos nesta semana pelo Santander –, a situação do segundo maior banco privado do Brasil é invejável. Ele lucrou R$ 4,899 bilhões, valor 36,7% superior ao do mesmo trimestre de 2013. Segundo a Folha rentista, “o lucro foi impulsionado pelo aumento das margens de ganho nos empréstimos, consequência direta dos juros maiores no país, além da queda na inadimplência, que implicou provisões menores para perdas com calote”.

Aécio frustra Merval e outros “cheirosos”

Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope divulgada na noite de quinta-feira (7) pelo “Jornal Nacional” da TV Globo frustrou as esperanças da maioria dos “calunistas” da velha imprensa. Apesar de todo o bombardeio midiático, a presidenta Dilma Rousseff manteve-se estável, com 38% das intenções de voto, já os seus dois principais concorrentes – o neoliberal Aécio Neves (23%) e o dissidente Eduardo Campos (9%) – não conseguiram decolar. Por esta foto do momento – que não deve gerar falsas ilusões –, a candidata petista seria reeleita já no primeiro turno. Diante deste resultado, Merval Pereira, o “imortal” da Rede Globo, quase corta o pulso. Já Eliane Cantanhêde, da Folha, parece mais desanimada com a “massa cheirosa” tucana.

EUA temem um “novo” Snowden

Por Altamiro Borges

Para irritar ainda mais os EUA, a Rússia decidiu nesta semana dar mais três anos de asilo político a Edward Snowden, o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) que revelou ao mundo os programas de espionagem do império ianque. Logo após ter vazado as informações sigilosas, ele passou a ser alvo de violenta perseguição e refugiou-se em Moscou em junho de 2013. Temia-se que o fim do prazo do asilo pudesse resultar na sua deportação para os EUA, aonde seria trancafiado como traidor nacional. Snowden chegou a dar entrevistas e pediu abrigo ao Brasil, mas não obteve resposta positiva. Agora, ele terá mais três anos para se defender e, inclusive, revelar outras ações do império.

O Brasil e o mundo hoje

Por Frei Betto, no site da Adital:

O diagnóstico da ONU sobre a "saúde” do mundo se chama IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Divulgado a 24 de julho, abarca 187 países. O Brasil ficou em 79º lugar. Melhorou, mas ainda anda mal das pernas.

Na América Latina, quatro países ocupam melhor posição que o Brasil: Chile (41º), Cuba (44º), Argentina (49º) e Venezuela (67º). E não dá para acusar a ONU de esquerdista...

Por favor, mudem e falem alto!

Por Wladimir Pomar, na revista Teoria e Debate:

Em dois artigos publicados em 2012 (ver artigo 1 e ver artigo 2 publicados no Correio da Cidadania), comentamos as políticas do governo diante do sistema bancário e das desonerações fiscais, em especial do IPI. No primeiro, elogiamos a combatividade do ministro Guido Mantega contra as taxas "escorchantes" e injustificáveis cobradas pelos bancos, particularmente nos cartões de crédito. Mas alertamos: apesar das medidas de rebaixamento dos juros pelo Banco do Brasil e pela CEF, os bancos privados continuavam cobrando taxas superiores a 10%. Algo que não mudou de lá para cá.

Ibope desanimou os colunistas tucanos

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em tese, a última pesquisa Ibope sobre intenções de voto para presidente da República deveria ter sido daquelas contra as quais ninguém chia, pois manteve os principais candidatos a presidente praticamente onde estavam no mês passado – os que “subiram” (Aécio Neves e Eduardo Campos), foi dentro da margem de erro.

Quem é quem na campanha eleitoral

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

A campanha eleitoral segue seu rumo mostrando quem é quem. Aécio Neves e Eduardo Campos recebem todo o apoio da mídia, mas patinam.

A semana foi repleta de momentos palpitantes na campanha eleitoral. O candidato neoliberal e conservador do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, acompanhado por Serra, Alckmin e Aloisio Nunes, em encontro com "operários" liderados pelo pelego-mor Paulinho da Força, fez na quinta-feira (7) falsas promessas ao mundo do trabalho, depois de ter bajulado burgueses monopolistas e latifundiários, estes sob a liderança da “coronela” Kátia Abreu.

O "atestado de virgem" em São Paulo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Leio em O Globo que o governo Alckmin pede “atestado de virgindade” às aprovadas no concurso para agente de organização escolar da Secretaria Estadual de Educação.

“A obrigatoriedade do exame himenal é aplicada às mulheres que se declarem virgem e que não quiserem se submeter a colposcopia e colpocitologia oncótica, exames ginecológicos exigidos em caso de detecção de células anormais no teste de papanicolau ou exame preventivo”.

A política acertada do salário mínimo

Por Marcelo Manzano, no site Brasil Debate:

Ainda durante a Segunda Guerra, o economista polonês Michael Kalecki escreveu um notável artigo tratando dos aspectos políticos do pleno emprego. A nós, brasileiros, esse texto foi sempre instigante, mas apenas a título de curiosidade intelectual ou de exercício teórico, visto que nossa condição de economia subdesenvolvida fazia-se acompanhar pelo que se chamava de “excedente estrutural de mão de obra”. Na melhor das hipóteses, o pleno emprego era uma miragem no horizonte longínquo.

Palestina e a batalha pela informação

Por Soraya Misleh, no jornal Brasil de Fato:

A depender de como os jornalistas que estão cobrindo o massacre israelense em Gaza (Palestina ocupada) transmitam a informação, são demitidos ou transferidos para outras regiões. A denúncia consta de reportagem da jornalista Rita Freire, publicada em 18 de julho último no site da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada. Corrobora o que o movimento global pela democratização das comunicações tem apontado há tempos: a informação está longe de ser livre. O espectro público da mídia permanece ocupado e a serviço das grandes corporações transnacionais, que reproduzem e atendem aos interesses dos “donos do poder”. Nesse caso, Israel e seus aliados.

Unicamp e o Passarinho da ditadura

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Papel aceita qualquer coisa. Inclusive homenagens públicas a qualquer pessoa. Aprovam-se leis para batizar logradouros com carrascos da ditadura, caçadores de indígenas ou personagens duvidosos da história.

É claro que, no limite, não vemos sempre por aí uma Avenida Adolf Hitler ou uma Alameda Judas Iscariotes. Mas nomes menos conhecidos acusados de fazer coisas não muito boas, muitas vezes, passam batido e são imortalizados.

Após fraude da Veja, agora é a Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Agora que ficou provado que a fraude da Veja era uma fraude, chegou a vez do Globo apelar à baixaria eleitoral.

O Globo amanheceu com uma matéria bombástica:

Calma, Miriam Leitão!

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Na busca desesperada do terceiro turno, a Globo News passou o dia inteiro com a “denúncia” de um factoide.

Alguém entrou na biografia da Miriam leitão no Wikipédia para dizer que ela defendeu o imaculado banqueiro Daniel Dantas.

Contra tudo e todos, Dilma resiste

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Foi uma atrás da outra: vai faltar energia, a Copa vai ser um vexame, a base aliada vai debandar, a CPI da Petrobras vai ser um escândalo, a inflação vai estourar, a economia está indo para o brejo, Dilma vai despencar. Só notícias negativas anteciparam cada nova pesquisa, mas os números teimam em não confirmar as previsões catastróficas dos "analistas independentes" e especialistas em geral.