segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Quem “matou” Patrícia Poeta?

Por Altamiro Borges

Segue a polêmica sobre a estranha saída de Patrícia Poeta da bancada do Jornal Nacional. Apesar do comunicado oficial da TV Globo, que jurou que a troca já estava acertada há três anos [sic], ninguém parece acreditar e já surgem várias teorias sobre o episódio. Na semana passada, o colunista Daniel Castro, do site “Notícias da TV”, relatou que “William Bonner é apontado como pivô da queda”. Já na última sexta-feira (19), o site F5, a página de entretenimento da Folha, soltou uma bomba: “Saída do ‘Jornal Nacional’ teria relação com Carlinhos Cachoeira” – aquele famoso bicheiro de Goiás. Há ainda outras teses na praça. A estória até daria uma novela: Quem “matou” Patrícia Poeta?

Mídia já ensaia descartar Marina Silva

Por Altamiro Borges

Diferente de 2010, neste ano Marina Silva tem se revelado uma baita dor de cabeça para a mídia. Naquela eleição, o script já estava definido. Ela não tinha condições de ganhar e ajudou o tucano José Serra a chegar ao segundo turno. Já neste ano, o seu ingresso na disputa, encarado como “providência divina”, atrapalhou todos os planos. Num primeiro momento, a mídia até inflou sua candidatura, tentando repetir a jogada de 2010. Só que houve uma overdose de exposição e ela atropelou o cambaleante Aécio Neves. Mesmo desconfiada, a mídia decidiu apostar na aventura. Agora, porém, as pesquisas sinalizam que o “furacão” era passageiro. Diante desta nova realidade, a mídia já ensaia descartar Marina Silva.

Robson Marinho some do TCE e da mídia

Por Altamiro Borges

No início de setembro, a Justiça de São Paulo manteve a decisão que afastou o conselheiro Robson Marinho do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A 12ª Câmara de Direito Público rejeitou o pedido feito pela defesa para que o grão-tucano retomasse às suas funções. Segundo a desembargadora Isabel Cogan, nada justificaria reverter a decisão provisória, que se baseou nas denúncias de envolvimento de Robson Marinho no chamado “trensalão tucano”, o esquema bilionário de propinas envolvendo multinacionais do setor de transporte e secretários de todos os governos do PSDB nos últimos 20 anos. Abraçando a decisão da Justiça, a mídia também resolveu afastar o tucano de suas páginas.

PSDB já recalcula tamanho do partido

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Não há mais como postergar o debate. Com a possibilidade de perder a eleição para a presidência da República pela quarta vez consecutiva (2002, 2006, 2010 e 2014) e de ficar fora do segundo turno pela segunda vez na história (a primeira foi em 89), o PSDB precisará ser repensado. Reconstruído em relação às lideranças e, principalmente, quanto ao futuro que se espera para a legenda. Essa é a opinião de parlamentares, sociólogos, cientistas políticos e acadêmicos, que têm discutido o assunto nos últimos dias.

Gentili: rematado idiota e covarde

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:

Acabou 'A Grande Família', depois de 13 anos quase ininterruptos, e acabou em grande estilo, com artimanha de metalinguagem, o último capítulo brincando de ficção em dobro. Deixa saudade. Vai embora, na Globo, a longeva família suburbana e fica, no SBT, a molecagem subintelectual de 'The Noite'. Danilo Gentili é um rematado idiota e, não satisfeito, ainda se cerca de sumidades anedóticas como aquele Roger, sempre um Ultraje.

O desafio da banda larga para todos

Por Vanessa Martina Silva, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“Hoje, a questão da conexão para todos os brasileiros é o grande desafio para o país. É o que tem que ser feito”. A declaração da diretora geral da ONG Coletivo Digital, Béa Tibiriçá, reflete os dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que mostram que pela primeira vez o percentual de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou o patamar de 51%, atingindo 85,9 milhões de pessoas. Isso significa, no entanto, que quase metade do país está desconectada.

O "mico" da Pnad e a quinta-coluna

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Para início de conversa, é muito estranho o IBGE divulgar uma pesquisa tão abrangente como o Pnad faltando pouco mais de duas semanas para as eleições. Um mínimo de bom senso recomendaria esperar passar a tormenta eleitoral. Mais estranho ainda foi o erro grosseiro do instituto, que serviu de combustível para os jornalões e para a Rede Globo, além de ter municiado os discursos oportunistas de Aécio e Marina. O fato de 24 horas depois o IBGE ter feito autocrítica, revelando que a desigualdade de renda e o desemprego continuam em queda, não é suficiente para pôr um ponto final no episódio.

A Dilma o que é de Dilma

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Se as eleições fossem hoje, e o país vivesse pelas regras eleitorais anteriores a 1989, quando não havia o sistema de dois turnos, Dilma Rousseff estaria reeleita - na matemática.

Se o último Data Folha já registrou o crescimento de Dilma, em dois levantamentos internos, recém-saídos do forno, disponíveis na noite de sexta-feira, ela se encontrava na casa dos 38 e 39% das intenções de voto, apresentando uma tendência de alta, sem grandes saltos nem movimentos especulares, mas de notável regularidade.

O que está em jogo no Rio Grande do Sul

Por Miguel Enrique, no blog Escrevinhador:

Dois episódios estiveram no centro dos debates no Rio Grande do Sul nas últimas semanas: as manifestações racistas de torcedores do Grêmio contra o goleiro santista Aranha e as objeções à realização de um casamento homoafetivo em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

Sem vínculos diretos com partidos ou com candidatos, os dois casos são ilustrativos do verdadeiro debate que está colocado nas eleições para o governo gaúcho.

Onde a eleição vai ser decidida

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Esta semana, as pesquisas “testaram” uma recuperação de Aécio Neves, como forma de manter alguma aparência de organização política em suas áreas tradicionais, mas – ao que parece – sem que isso melhorasse os sinais vitais do candidato, que segue anêmico e apático.

Deram, também, um “segura, peão” para Marina, porque é voz corrente em todas as campanhas – como registra hoje, aliás, o colunista Ilimar Franco, em O Globo – que Dilma já lhe tem um vantagem em torno de dez pontos.

Por que o PSDB está morrendo?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tarde demais para o PSDB reagir e chegar ao segundo turno, disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.

Ele se referia ao pequeno avanço de Aécio nos últimos dias nas pesquisas.

A não ser que um milagre ocorra, Dilma e Marina disputarão o segundo turno.

Aécio vai ficar de fora, e será um marco no declínio do PSDB.

Twitter dá chinelada histórica em Aécio

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Sabe aquele processo que Aécio moveu contra o Twitter, pedindo dados pessoais de 66 tuiteiros, preparando-se para processar cada um deles?

O Twitter fez uma defesa inflamada da liberdade de expressão. E se negou, peremptoriamente, a entregar os dados dos usuários.

A empresa ainda pede que Aécio pague os custos do processo e os honorários advocatícios.