domingo, 28 de setembro de 2014

Pesquisas desnorteiam a direita nativa

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Ibope e Datafolha, os dois institutos preferidos da elite tupiniquim, divulgaram novas pesquisas sobre a corrida presidencial. Os resultados não devem ter alegrado esta minoria tão abjeta da sociedade. Além de evidenciarem que a candidatura Dilma está mais consolidada, apesar do bombardeio midiático, eles não permitem superar a crise existencial dos ricaços. Para os que já tinham embarcado na canoa de Marina, as pesquisas indicam que a ex-verde está derretendo. Já para os que apostavam no tucano Aécio, elas revelam que seu crescimento é frágil. Para piorar, as sondagens ainda apontam que Dilma Rousseff pode ser reeleita já no primeiro turno. Haja insônia, angústia, sofrimento!

Marqueteiro de Marina morde a língua

Por Altamiro Borges

O derretimento de Marina Silva, que despenca nas pesquisas e ainda pode ser atropelada por Aécio Neves, está provocando uma crise de nervos no comando da campanha. A candidata-carona do PSB não para de se fazer de vítima. Seu chororô até parece coisa de atriz de novela mexicana. Já seu marqueteiro extraoficial, o cineasta Fernando Meirelles, decidiu posar de valentão do cinema ianque e partiu para a violência verbal. Na semana passada, ele comparou o jornalista João Santana, marqueteiro de Dilma Rousseff, ao ministro nazista Joseph Goebbels. O ataque de fúria, porém, pode custar caro. O alvo das agressões histéricas já anunciou que processará o cineasta por danos morais.

SP elege Alckmin e fica sem água

Por Altamiro Borges

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26), o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) poderá ser reeleito já no primeiro turno. Ele subiu dois pontos e registrou 51% das intenções de voto. O empresário Paulo Skaf (PMDB) e o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) mantiveram os mesmos índices da sondagem anterior – 22% e 9%. Mesmo desconfiando do resultado – já que o instituto do Grupo Folha é famoso por suas lucrativas ligações com o PSDB –, ele evidencia o grau de desinformação da sociedade. O eleitorado paulista, sempre tratado como conservador, parece desconhecer o desastre tucano no Estado. Pode reeleger o “picolé de chuchu” e, logo na sequência, ficar sem água nas suas residências.

“Veja” é condenada. Finalmente!

Por Altamiro Borges

O jornalismo do esgoto da revista Veja finalmente sofreu uma condenação. Na quinta-feira (25), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederam, por unanimidade, direito de resposta ao PT no panfleto da famiglia Civita. O partido terá uma página para rebater a “reporcagem” intitulada “O PT sob chantagem”, publicada na edição de 13 de setembro. Sem qualquer prova, como é do seu costume, a revista acusou a sigla de ter dado “uma pilha de dólares” ao chantagista Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus Banval, para evitar que Lula, José Dirceu e o ministro Gilberto Carvalho fossem associados a um esquema de desvio de recursos na Petrobras.

Sheherazade dá prejuízo ao SBT

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil contra o SBT pelo crime de incitação ao ódio. O motivo foi a declaração da âncora Rachel Sheherazade, em fevereiro último, que defendeu atos de barbárie contra um jovem negro acorrentado num poste no centro do Rio de Janeiro. Desta forma, o MPF acata solicitação da bancada do PCdoB na Câmara Federal, que ingressou com representação em março. O órgão pede, em caráter liminar, que o SBT veicule a retratação dos comentários da jornalista, sob a pena de multa de R$ 500 mil ao dia, em caso de descumprimento. Silvio Santos, o dono da emissora, terá de engolir o gesto fascistóide de sua apresentadora!

Noblat e a crítica covarde a blogueiros

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O jornalista Ricardo Noblat disse que os blogueiros que foram entrevistar Dilma são pagos pelo PT. Também disse que a entrevista foi uma farsa, embora tenha revelado um furo: a confirmação de que, se for reeleita, Dilma irá encaminhar o projeto de regulamentação econômica da mídia - tarefa que o Congresso brasileiro deve ao país desde 1988, quando a Constituição definiu que a comunicação social não pode ser objeto de monopólio nem de oligopólio.

Dilma Rousseff, minha candidata!

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Os tons do cenário se alternam em torno do Lago de Bourget, na Savoia francesa. Dias amanhecem cinzentos, com raios prata filtrados pelas nuvens, penetrando as águas límpidas, diz-se que das mais puras da Europa. Outros são dias fulgurantemente azuis, iluminando o biombo de montanhas que cerca o lago, cobertas por pinheiros e plátanos de várias tonalidades de verde, espetáculo indescritível, visão de cortar o fôlego de qualquer olhar. Que privilégio estar aqui, viver aqui, escolher amadurecer por aqui!

Nova é esta Marina Silva

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Não há quem segure a candidata Marina Silva nesta caminhada final rumo à eleição. Em Florianópolis, subiu ao palanque de Paulinho Bornhausen e com empenho apaixonado pediu votos para sua candidatura a senador. Precioso trunfo para o filho de Jorge Bornhausen, governador biônico de Santa Catarina durante a ditadura, liderança do ex-PFL e patriarca de uma das mais ricas famílias do estado. Direita reacionária na sua acepção mais desbragada.

A entrevista de Dilma com os blogueiros

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O jornalista Ricardo Noblat, da Globo, tem perdido boas chances de não falar nada.

Primeiro, na sabatina do Globo com Dilma, Noblat sugeriu a ela que falasse menos porque assim os entrevistadores poderiam falar mais.

Agora, ele em sua conta no Twitter caluniou os blogueiros independentes que entrevistaram Dilma ontem. Disse que eles são pagos pelo PT.

Melancólico fim da revista 'Veja'

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Uma das histórias mais tristes e patéticas da história da imprensa brasileira está sendo protagonizada neste momento pela revista semanal "Veja", carro-chefe da Editora Abril, que já foi uma das maiores publicações semanais do mundo.

Dilma, blogueiros e "mídia golpista"

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Do Palácio da Alvora acompanhei (pelo twitter) o início da coletiva dos blogueiros com Dilma.

As impressões dos twitteiros foram múltiplas: gente que apoiava a iniciativa da presidenta em nos receber, gente que questionava a nossa legitimidade para fazer uma entrevista com Dilma Rousseff, gente medindo nosso grau de ‘petismo’ (detratores à direita e ressentidos à esquerda), Noblat, álibi do governador Arruda, nos detratando como faz costumeiramente:

Merval não foi à embaixada dos EUA

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Na eleição passada, certamente no cumprimento de seus deveres jornalísticos, Merval Pereira andou tomando uns cafezinhos na embaixada americana, trocando idéias sobre apenas aquilo que ele próprio já escrevia no jornal, é claro.

Desta vez, porém, parece que não repetiram o convite, talvez por se convencerem que as análises de Merval são não apenas ruins como, em geral, furadas.

O trigo no joio da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Já se afirmou aqui, em algumas ocasiões, que a imprensa brasileira não guarda mais uma relação orgânica com o jornalismo. Essa assertiva tem provocado protestos de jornalistas, alguns dos quais, sobreviventes nas grandes redações, atuam quase como guerrilheiros em trincheiras da boa conduta profissional.

Repórteres da Globo provocam blogueiros

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na sexta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff deu a primeira entrevista de seu mandato a blogueiros independentes. Por conta da legislação eleitoral, porém, à diferença da entrevista que o ex-presidente Lula deu a blogueiros em 2010 logo após as eleições daquele ano, ela não pôde recebê-los no Palácio do Planalto.

Marina Silva e a virada

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

A candidatura da Marina ainda pode se recuperar, embora seja difícil. Porém, o que se pode dizer é que o projeto com que foi lançada sua candidatura – o envoltório, a equipe, as posições – fracassou.

O efeito inicial foi fulminante: nova política, superando a dicotomia entre PT e PSDB e entre esquerda e direita. Um ar fresco que se aproveitava da saturação das denúncias – de corrupção, de terrorismo econômico, entre outras. No início sua imagem não tinha praticamente nenhum tipo de rejeição, parecia um anjo que vinha dar um novo alento ao país.