quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Oposição quer reescrever a história

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A última esperança da oposição para colocar Dilma dentro do escândalo da Petrobrás e ganhar alguma energia na reta final da campanha reside num episódio de maio de 2012, quando o diretor Paulo Roberto Costa foi forçado a deixar a empresa.

Carta Aberta ao ex-presidente FHC

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro de Mundo:

Caro FHC

Votei no senhor mais vezes que em qualquer outro candidato.

A última vez em que fiquei pessoalmente arrasado com a derrota de alguém foi quando o senhor perdeu a prefeitura de São Paulo para Jânio Quadros.

Deixei de votar no PSDB quando o partido começou a se tornar o que é hoje: uma reedição da UDN de Lacerda, em que ao moralismo demagógico e cínico se soma um conservadorismo petrificado.

As apostas do imperialismo contra Dilma

Por Umberto Martins, no site Vermelho:

O jornal britânico Financial Times voltou a criticar a presidenta Dilma Rousseff em editorial publicado nesta quinta-feira (2), no qual intima a chefe do Estado brasileiro a mudar os rumos da política econômica, levando em conta a reação e os desejos do mercado, que segundo os oráculos de plantão demanda ajuste fiscal e rigor total na aplicação do tripé neoliberal (juros altos, câmbio flutuante e superávit fiscal primário).

A sentença de Barbosa contra a Folha

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S.Paulo encerrou nesta quinta-feira (2/10) a série “Ombudsman por um dia”, que comemorou durante uma semana os 25 anos de criação do cargo de ouvidor dos leitores. O texto crítico, de autoria do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, é o único dos sete artigos que merece o tempo gasto em sua leitura.

Dilma pode vencer no primeiro turno

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no início da noite de quinta-feira, 2 de outubro, a três dias da eleição, mostram quadro impensável há 30 dias: além de ser alta a possibilidade de Dilma Rousseff reeleger-se em primeiro turno, mesmo em caso de segundo turno sua vantagem é muito maior que a da (até aqui) segunda colocada, Marina Silva.

Gilmar Mendes reafirma parceria com Veja

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de conceder liminar à revista Veja, para suspender o direito de resposta obtido pelo PT junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com a medida - previsível - Gilmar consolida uma parceria histórica com a revista, conforme se poderá conferir no post "A Operação Banqueiro e como se uniram as duas maiores fábricas de dossiês da República".

Datafolha atiça a briga Aécio-Marina

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (2) vai acirrar ainda mais a briga entre o cambaleante Aécio Neves e a ex-verde Marina Silva. O instituto do tucaníssimo Grupo Folha, que já foi apelidado de Datafalha, mostra a presidenta Dilma com os mesmos 40% das intenções de voto das duas sondagens anteriores. Talvez a estranha estabilidade decorra da sobrenatural “margem de erro”. O que chama a atenção, porém, é a disputa acirrada pelo segundo lugar. Pela sondagem, a candidata-carona do PSB voltou a cair – desta vez, um ponto – e surge com 24%. Já o tucano subiu um ponto e aparece com 21% das intenções de voto. Eles estariam tecnicamente empatados.

O Globo planta factóide contra Dilma

Por Altamiro Borges

A máfia da mídia age de forma combinada e desigual, disparando vários tiros. Na terça-feira (30), o Estadão plantou factóides contra os Correios para tentar salvar o cambaleante Aécio Neves. Já nesta quinta-feira (2), o jornal O Globo inventou uma estória ridícula para atingir a presidenta Dilma. O diário da golpista famiglia Marinho afirma que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o corrupto beneficiado pela “delação premiada e premeditada”, não foi demitido, mas renunciou de livre e espontânea vontade. Haja baixaria! O próprio jornal, em abril de 2012, já havia noticiado que a Petrobras demitira o picareta. Agora, porém, para interferir na reta final da sucessão presidencial, ele muda a versão.

Correios desmontam farsa do Estadão

Por Altamiro Borges

O cambaleante Aécio Neves tem duas missões difíceis, quase impossíveis, até domingo: ultrapassar a declinante Marina Silva e, de quebra, torcer pela realização do segundo turno da eleição presidencial. Diante destes enormes desafios, ele decidiu partir para o tudo ou nada. Com base em denúncia falsa do Estadão contra os Correios, o tucano agora acusa a empresa de sabotar sua campanha e até ameaça ingressar com pedido de impugnação da candidatura de Dilma Rousseff. Puro factoide plantado pela famiglia Mesquita, que logo se disseminou pelo restante da mídia tucana e serviu de munição para o desesperado comando do PSDB. Os Correios já responderam às acusações levianas.

Bateu o desespero em Marina Silva

Por Altamiro Borges

Diante do fiasco da manobra teatral de vitimização, Marina Silva recolheu as lágrimas e decidiu partir para a porrada. A chorona virou valentona! Nos últimos dias da disputa eleitoral, a candidata-carona do PSB distribui xingamentos e acusações levianas. Dilma é “mentirosa” e “corrupta”; ninguém presta e a ex-verde é a única pura, expressão da “nova política”. A tática do desespero visa estancar a sangria de votos da ex-senadora, que teme agora ser superada pelo cambaleante tucano e ficar de fora do segundo turno das eleições presidenciais – se ele ocorrer. No programa de TV desta quinta-feira (2), o último do horário eleitoral, Marina Silva radicalizou o seu discurso.

Gilmar Mendes socorrerá a ‘Veja’?

Por Altamiro Borges

A ‘Veja’ esperneia ao máximo para evitar o vexame de publicar na sua capa um direito de resposta do PT. E o pior: na véspera do primeiro turno das eleições presidenciais. Já tinha até encomendado uma moldura para registrar este fato histórico do colapso moral da revista do esgoto. Mas estou receoso. O Grupo Abril não aceitou a decisão, por unanimidade, do Tribunal Superior Federal e acionou o Supremo Tribunal Federal. Por coincidência – são tantas neste país! –, o processo caiu nas mãos do ministro Gilmar Mendes, assíduo frequentador das páginas da revista e conhecido inimigo do chamado “lulopetismo”. Será que o ex-presidente do STF vai socorrer os seus amigos da famiglia Civita?

Votar em Dilma pelo Brasil

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Tempos atrás publiquei um artigo com o título “Contra as tramóias da direita: sustentar a Dilma Rousseff” Agora em tempos de campanha presidencial vejo como ele mantem ainda atualidade. Refaço o texto no contexto atual. É notório que a direita brasileira especialmente aquela articulação de forças elitistas que sempre ocuparam o poder de Estado e o trataram como propriedade privada (patrimonialismo), apoiadas pela mídia privada e familiar, está se aproveitando da crise que é mundial e não apenas nacional (e temos a vantagem de manter um mínimo de crescimento e o emprego dos trabalhadores, coisa que não acontece nem na Europa e nem nos USA) para fazer sangrar a Presidenta Dilma e desmoralizar o PT e assim criar uma atmosfera que lhes permite voltar ao lugar que por via democrática perderam.

Merval comete barriga histórica

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Os jornais acordaram em pânico.

Os colunistas começaram a chorar mais que a Marina.

No Globo, Merval dá um número completamente errado sobre a disputa eleitoral em São Paulo.

Não é exagero.

“Antes de votar, abra a sua torneira”

Por Ivan Longo, no site SPressoSP:

“Antes de votar no domingo, dê uma checada na torneira da sua casa”

A frase que intitula a matéria, dita por Gilberto Maringoni (PSOL), resume bem o que foi o debate da TV Globo desta terça-feira (30) entre os candidatos ao governo do estado de São Paulo: marcado por constantes ataques ao atual governador em relação à sua responsabilidade sob o problema da água.

Dilma na ONU e os três patéticos

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Sábio é o ditado de que "Deus não dá asa a cobra".

Já imaginou se nossa política externa fosse comandada por um time como Demétrio Magnoli, Reinaldo Azevedo e Arnaldo Jabor?

A única dúvida seria a de onde estariam nossas tropas na semana que vem.

Contra a independência do Banco Central

Do site da CTB:

Em greve desde a última terça-feira (30), bancários de todo Brasil participam, nesta quinta-feira (02), de um protesto contra a autonomia do Banco Central. Na opinião da categoria dar independência ao BC é entregar nas mãos do mercado financeiro o comando da política macroeconômica do país.

Os protestos acontecem em frente às representações do BC nas capitais. Além de Salvador, também participam São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.