sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A guinada à direita na economia

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Não importa o escolhido para o cargo de ministro da Fazenda. Dilma Rousseff dará uma guinada à direita na economia no início do novo mandato e já prepara o terreno. O ritmo “devagar quase parando” do PIB e a situação apertada das contas públicas deixaram o Palácio do Planalto sentindo-se sem opções. Para incentivar o crescimento, ficou indispensável acertar-se com os empresários e fazê-los tirar a mão do bolso.

“Dr. Freitas” tucano nas empreiteiras…

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Com a participação de Rubens Valente, o repórter que desvendou os segredos da Operação Banqueiro de Daniel Dantas, ficamos sabendo que a UTC, uma das empreiteiras acusadas na Operação Lava-Jato, recebia visitas do “Dr. Freitas”, emissário do PSDB, em busca de contribuições eleitorais.

E as conseguia, com fartura.

Viagem a uma nova Bolívia

Por Ignacio Ramonet, no site Outras Palavras:

Para o viajante que volta à Bolívia depois de alguns anos de ausência, e que caminha lentamente pelas ruas estreitas de La Paz – cidade marcada por ravinas escarpadas a quase quatro mil metros de altitude – as transformações saltam aos olhos: não se veem mais pedintes, nem vendedores informais que lotavam as calçadas. As pessoas se vestem melhor, têm um ar mais saudável. E a capital tem uma aparência mais bem tratada, mais limpa, com muitos espaços verdes. Ressalta também o surgimento de novas construções. Despontaram duas dezenas de grandes imóveis e multiplicaram-se os centros comerciais; um deles tem o maior complexo de cinemas (18 salas) da América do Sul.

"Dr. Freitas" e o sumiço de Aécio Neves

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Nas últimas entrevistas, o senador Aécio Neves (PSDB), apareceu histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na Operação Lava Jato para atacar o governo Dilma e afastar os holofotes dos tucanos. Parece que vai ser difícil agora.

Política externa e os vira-latas

Gilmar Mendes facilitou o "petrolão"

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Oito anos antes de dizer que o escândalo das denúncias de propina na Petrobras irá transformar o mensalão em caso para juizado de pequenas causas, o ministro Gilmar Mendes deixou sua assinatura num dos momentos decisivos para definir as regras de concorrência na maior estatal brasileira.

76,4% reconhecem legado da Copa

Do blog de Zé Dirceu:

A pesquisa do Nielsen Sports sobre a percepção do brasileiro sobre o legado da Copa revela que a maioria da população - 76,4% dos brasileiros - reconhecem que o Mundial deixou algum legado ao país.

Segundo Thiago Maia, responsável pela pesquisa, “o Mundial ficou marcado, principalmente, pela interação humana, que foi o ponto alto do evento”. Ele destaca, ainda, que “a união entre os torcedores brasileiros e de outras nacionalidades despertou a atenção” e que “a receptividade dos brasileiros, a participação dos voluntários e as estruturas das arenas também agradaram, favorecendo a melhora do clima”.

O Brasil e os desafios da Petrobras

Por Divanilton Pereira, no site da CTB:

O sistema midiático acorda-me, alimenta-me e me faz dormir abastecido com seu prato preferido. Apresentam-me um cardápio velho, mas que em democracias novas provocam congestões que potencializam poderosas ameaças. Seus efeitos colaterais atingem inúmeras consciências, criando um ambiente como se fosse de uma peste epidêmica. Para isso, prescrevem um remédio, que com seu prazo de validade vencido, não busca tratamento e sim dizimar o suposto e único foco que lhes convém.

Ricardo Semler e o cinismo tucano

Por Altamiro Borges

O empresário Ricardo Semler, que se tornou famoso com suas questionáveis técnicas de reengenharia e com a publicação do livro “Virando a própria mesa”, é um tucano assumido. Mas não é cínico ou falso moralista. Em artigo publicado na Folha desta sexta-feira (21), que repercutiu fortemente nas redes sociais, ele criticou os setores da oposição que pregam o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, reeleita democraticamente, e que tentam se aproveitar das recentes denúncias de corrupção no país. “Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia”, afirma. Vale conferir a sua análise. Ela serve de recado para alguns velhacos hidrófobos do PSDB e para setores da própria mídia golpista.

O governo a reboque da mídia

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Mais um pouco, e o povo brasileiro, através da imprensa, estará pedindo desculpas às grandes empreiteiras e outros fornecedores de obras e serviços públicos. Pelo andar do noticiário e levando-se em conta alguns artigos plantados aqui e ali, tem-se a impressão de que a Petrobras é uma organização criminosa que achacou os pobres empreendedores com a ajuda de uma quadrilha de coletores de dinheiro.

A leniência do ministro da Justiça

Por Breno Altman, em seu blog:

A equipe da Polícia Federal encarregada da Operação Lava Jato voltou a abusar de suas prerrogativas.

Dessa vez ultrajou a honra de um homem inocente.

Deixou vazar para a imprensa o nome de José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento da Petrobrás, como suposto beneficiário do esquema de corrupção sob investigação.

A profecia da crise da água em SP

Por Felipe Bianchi, no site A conta da água:

Apesar de atingir seu estopim em 2014, as razões para a grave crise hídrica pela qual passa o estado de São Paulo remetem a episódios que pouco têm a ver com falta de chuva ou caprichos da natureza. Um deles nos leva de volta a 2003, quando a Assembleia de São Paulo (Alesp) aprovou  - na calada da noite -  o Projeto de Lei 410/2003, de autoria do PSDB e responsável por abrir o capital da Sabesp ao mercado financeiro. Foram 55 votos contra 22, em sessão iniciada às 4h30 da madrugada do dia 27 de agosto.