quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bispo racista é expulso da igreja

Por Altamiro Borges

Os deputados federais deviam seguir o exemplo dos fiéis da Igreja Matriz de Adamantina, no interior de São Paulo, e expulsar de vez o fascista Jair Bolsonaro do Congresso Nacional. No final de semana, eles botaram para correr um bispo racista. Segundo matéria do Estadão, "o bispo dom Luiz Antonio Cipolini foi acuado dentro da igreja e teve de sair escoltado por policiais militares, na noite deste domingo (7). Ele estava na cidade para comandar a missa de Crisma, quando cerca de 2 mil pessoas se reuniram em protesto do lado de fora da igreja para lhe cobrar explicações sobre a substituição do padre negro Wilson Luís Ramos".

JN não cita conta rejeitada de Alckmin

Por Altamiro Borges

A seletividade da mídia na sua escandalização da política seria cômica, se não fosse trágica. O Jornal Nacional da TV desta quarta-feira (10) deu ampla cobertura para a análise das contas de campanha da presidenta Dilma Rousseff. Ainda sem o resultado final, o telejornal aguardava ansioso o veredito do "insuspeito e imparcial" Gilmar Mendes, o ministro indicado por FHC que já defendeu vários agiotas e até um médico estuprador. No mesmo dia, porém, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu, por 5 votos a 1, rejeitar as contas do governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB). Willian Bonner simplesmente não deu essa valiosa informação aos seus fiéis telespectadores. 

Comissão da Verdade desmascara a Folha

Por Altamiro Borges

Os barões da mídia agem como as famiglias mafiosas. Disputam o mercado, mas se unem na defesa da instituição criminosa. Nesta quarta-feira (10), todos os principais sites de notícias deram destaque para a entrega do relatório final da Comissão da Verdade, que aponta os responsáveis pelas torturas, mortes e desaparecimentos durante o sombrio período da ditadura militar no Brasil. Nos telejornais, até houve uma postura respeitosa diante da emoção da presidenta Dilma Rousseff, vítima de torturas, que chorou ao receber o relatório. Mas nenhum veículo da mídia monopolista citou uma importante conclusão da Comissão da Verdade: a de que o Grupo Folha apoiou a ditadura militar!

Eleitorado do PSDB diminui no país

Por Altamiro Borges

Um estudo do "Estadão Dados" talvez ajude a explicar a postura cada vez mais raivosa, de extrema-direita, do PSDB. Ele aponta que o eleitorado nos chamados redutos da legenda está diminuindo no país. Entre 1994 e 2014, número de eleitores aumentou 51% nos Estados em que petistas venceram as últimas três disputas presidenciais, enquanto o crescimento foi de 40% nos locais onde os tucanos ganharam. Desesperado, o jornal Estadão conclui: "Se os padrões geográficos de voto não mudarem, o PSDB, principal partido de oposição, terá na demografia mais um adversário a superar".

Blogueiros repudiam fascista Bolsonaro

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A Comissão Nacional do Movimento de Blogueiros Progressistas e Ativistas Digitais (BlogProg) vem a público manifestar seu repúdio diante de mais uma cena de intolerância, desrespeito e preconceito protagonizada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), conhecido por suas posições políticas fascistas, pelo discurso de ódio e pela intolerância política.

Bolsonaro não pode ficar impune

Por Wevergton Brito Lima, no site Vermelho:

Em pleno Congresso Nacional, o deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), declarou nesta terça-feira (9), que só não estupra a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) porque “ela não merece”. Em outras ocasiões Bolsonaro já defendeu a tortura e atacou negros e homossexuais. Ficará mais uma vez impune?

Resistir ao golpe é preciso!

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

O ex-presidente e ex-sociólogo FHC (“esqueçam o que escrevi”) pode orgulhar-se do laurel de ‘príncipe dos intelectuais orgânicos da direita’, correndo algumas cabeças à frente do inefável Gilmar Mendes, por sinal uma de suas piores crias. O magistério do ex-presidente, é ministrado, hoje, em entrevistas e "tijolaços" semanais publicados em dois jornalões brasileiros. No último domingo, FHC agride a inteligência de seus ex-colegas de USP ao ecoar uma bobagem criada por Aécio, o presidenciável derrotado. Afirma que, com o anúncio de sua equipe econômica, a presidente Dilma estaria desdizendo o que pregara na campanha, ignorando que, no presidencialismo, a política econômica é ditada pelo presidente. Ele se mede pelos fatos e não pelos seus operadores.

Folhão manipulou pesquisa sobre Dilma

Do blog de Zé Dirceu:

Este blog cantou essa bola na primeira hora, na segunda-feira: a Folha de S.Paulo manipulou escancarada e descaradamente a pesquisa Datafolha de domingo, com a qual tentou atribuir à presidenta Dilma Rousseff a principal responsabilidade pelo que acontece e é investigado na Petrobras, e fazer chegar até o Planalto o escândalo que envolve a estatal.

Dilma na corrida de obstáculos

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Vitoriosa nas urnas de 26 de outubro, nesta semana a presidente Dilma Rousseff deve enfrentar uma segunda tentativa para questionar seu mandato - no TSE.

A primeira tentativa foi promovida pelo próprio PSDB, logo depois da derrota nas urnas — e seu resultado foi anunciado no sábado passado. O partido de Aécio Neves fez três alegações para tentar impugnar a contabilidade de Dilma: 1) que teve gastos acima do limite fixado; 2) que fez gastos não registrados na prestação de contas; 3) que fez gastos irregulares com transporte oficial. O procurador da Justiça Eleitoral, Eugenio Aragão, rejeitou as três alegações, num parecer de 14 páginas. Num dos trechos do parecer, Aragão escreve que o PSDB fazia alegações de caráter puramente formal, “que não levariam a aplicação de multa ou a desaprovação das contas, tampouco a configuração de abuso.”

Apocalípticos e destrambelhados

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O escândalo da Petrobras chega ao final do primeiro capítulo, com o indiciamento de uma dúzia de executivos e empresários, sem que o noticiário tenha afetado a confiança dos brasileiros no governo de Dilma Rousseff. Esse é o principal episódio da série intitulada Lava Jato, mas não foi o assunto escolhido pelos jornais de circulação nacional para suas manchetes nas edições de quarta-feira (10/12): os editores acharam mais importante reproduzir uma declaração do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que aconselha a troca da diretoria da estatal.

Bolsonaro e o silêncio do PSDB e DEM

Da revista Fórum:

Uma onda de indignação e revolta tomou conta do país após as declarações agressivas e criminosas do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) contra a também deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos, quando vociferou no plenário, na última terça-feira (9), que não a estupraria “porque ela não merece“.

Nazista da piscina e coxinhas da Paulista

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha traz hoje reportagem mostrando que o professor Wandercy Antônio Pugliese está devidamente liberado pela polícia catarinense pra manter a sua piscina decorada com a cruz suástica nazista em sua piscina, em Pomerode.

“Não tem apologia, não tem rede social, não tem absolutamente nada de ilegal nessa história”, disse o delegado Luiz Carlos Gross.

O PSDB virou um partido golpista?

Por Juarez Guimarães, no site Carta Maior:

Se for correto o juízo que se expõe e se documenta neste artigo, estamos diante do maior desafio posto à democracia brasileira desde que se completou a transição da ditadura militar através da aprovação da Constituição de 1988. A passagem do PSDB de um partido que busca a maioria nas urnas para um partido golpista mexe com o centro do sistema partidário brasileiro, pelas forças que representa, organiza e mobiliza. É diverso do impeachment de Collor, que foi desde sempre um outsider do sistema partidário que estruturava a democracia brasileira.

A nova derrota da publicidade infantil

Por Laís Fontenelle, no site Outras Palavras:

Crise Hídrica. Eleições. 50 anos do Golpe Militar. Copa do Mundo e Olimpíadas. Quem pensou nesses temas para a prova nacional do ensino médio errou. Publicidade Infantil em questão no Brasil – esse foi o bem escolhido tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que aconteceu dia 9 de novembro, levando mais de 8 milhões de jovens de nosso vasto país a refletir, ao mesmo tempo, sobre esse tema urgente e importante.

Dilma chora ao receber relatório

Por Luana Lourenço, na Agência Brasil:

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (10) o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e disse que o trabalho do grupo vai ajudar a afastar “fantasmas de um passado doloroso” e permitir que os brasileiros conheçam a história das violações aos direitos humanos durante a ditadura militar para que elas não se repitam.

Jornal Nacional esconde Bolsonaro

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

Que Jair Bolsonaro tem seus defensores e fãs, ninguém questiona. Basta que a população tenha 10% de fanáticos fundamentalistas para que seres como ele, Marco Feliciano et caterva sigam exercendo mandatos parlamentares.

Daí a ser protegido pelo jornalismo da maior emissora do País são outros mil e quinhentos motivos para criticar a Rede Globo.

O juiz e a voz de prisão no aeroporto

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Atendentes da TAM receberam voz de prisão do juiz Marcelo Baldochi e foram conduzidos à Polícia Civil, em Imperatriz (MA), na noite deste sábado (6). O motivo: após chegar atrasado, o juiz não foi autorizado a embarcar em um voo que partia para Ribeirão Preto (SP).