terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lei dos domésticos empaca no Congresso

Por Altamiro Borges

As madames que participam das “marchas” contra a presidenta Dilma Rousseff – umas exigindo o seu impeachment e outras berrando pela volta dos militares ao poder – tem ao menos um motivo para festejar. A regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das empregadas domésticas empacou de vez no Congresso Nacional. Segundo reportagem da Agência Brasil, a uma semana do recesso parlamentar, que começa oficialmente no dia 23 de dezembro, a chance de o projeto ir à votação é remotíssima. As dondocas até poderiam enviar mensagens de gratidão aos deputados e senadores do PSDB, DEM, PPS e outras tranqueiras oligárquicas, que fizeram de tudo para travar as sessões no parlamento.

Papa rejeita encontro com Dalai Lama

Por Altamiro Borges

Em mais um gesto inesperado, que deve ter irritado os direitistas do mundo inteiro, o papa Francisco se recusou a receber o Dalai Lama, que se proclama como “líder espiritual do Tibete”, em audiência privada na última sexta-feira (12). Segundo o Jornal do Brasil, o Vaticano alegou que “a reunião poderia prejudicar as já abaladas relações diplomáticas com a China”. O último encontro entre um papa e o Dalai Lama – exilado desde 1959 na Índia, após uma revolta separatista fracassada – ocorreu em 2006. Na época, o Vaticano era liderado pelo reacionário Bento 16, que não escondia as suas ligações com as potências capitalistas ocidentais e o seu anticomunismo tacanho.

Fórum-21 e a democratização da mídia

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Como resposta à onda conservadora na política e na sociedade brasileira, foi lançado nesta segunda-feira (15), em São Paulo, o Fórum 21. A articulação entre intelectuais e lutadores do movimento social fez sua primeira assembleia no Sindicato dos Engenheiros, com a proposta de aglutinar forças da esquerda para discutir o processo brasileiro e aprofundar os avanços sociais no país – tarefa que exige a democratização dos meios de comunicação.

Bolsonaro e a imbecilidade calculada

Por Rennan Martins, no site da Adital:

Na última terça, dia 9, estávamos às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que foi também escolhida, por motivos óbvios, para a entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Trata-se de documento com mais de 4 mil páginas, dividido em três volumes, que levou dois anos e sete meses para ser produzido.

Xuxa, Jô e o fim das lealdades na TV

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Ao lado de Arnaldo Jabor, Jô Soares foi a primeira celebridade televisiva a explorar o sentimento de preconceito da classe média alta contra a democracia social que avançava.

Narro isso em minha série "O caso de Veja", de 2008.

De repente, em seu programa Jô critica o ridículo de se tratar qualquer avanço social como "boliviarismo", refere-se de forma simpática a Fidel Castro e ao próprio Evo Morales. Na sequência, a Globo anuncia o fim do público e do conjunto musical em seu programa, como parte de uma estratégia de controle de custos.

Lobão virou bagaço dos tucanos

Por Altamiro Borges

Marcada para sábado (13), a quinta manifestação em São Paulo contra a presidente Dilma - que reúne os malucos que pedem seu impeachment e os psicopatas que esbravejam por um golpe militar - foi cancelada. Pela internet, o patético líder da cruzada direitista, o "roqueiro" Lobão, não explicou os motivos da suspensão. Ao que tudo indica, porém, o movimento golpista está em declínio. Além das brigas internas, ele já não conta com a total simpatia dos caciques do PSDB. Os tucanos sugaram o "bobão" para os seus fins eleitoreiros e até para suas disputas no ninho - com as bicadas entre Aécio Neves e Geraldo Alckmin - e agora já o descartam como bagaço.

Em defesa da classificação indicativa

Do site do Intervozes:

A Classificação Indicativa se constituiu e vem se consolidando como um instrumento democrático, com critérios claros e objetivos, determinados com intensa participação da sociedade. Hoje, a programação de radiodifusão é classificada pelas próprias emissoras e monitorada pelo Ministério da Justiça com o objetivo de proteger as crianças e adolescentes de eventuais conteúdos abusivos e violentos que possam causar dano a sua integridade psíquica e emocional. O processo é transparente, objetivo e democrático, sendo que eventuais penalidades somente são aplicadas mediante processo judicial com contraditório e amplas possibilidades de defesa.

Matar, picar e salgar a Petrobras

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A emoção da Presidenta Dilma na cerimônia de entrega do Relatório da Comissão da Verdade, nesta quarta-feira, condensa camadas de angústia de quem conheceu de perto o horror de ser mastigada por forças incontroláveis.

O chão tinto de sangue do banheiro onde foi jogada após as sessões de tortura ficou impregnado na memória da jovem ativista de 19 anos.

Bolsonaro pode fugir da cassação

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na medida em que passam os dias, apesar de a indignação com o último abuso do deputado pelo PP fluminense Jair Bolsonaro vir aumentando, seus congêneres ideológicos já apostam no recesso parlamentar, a partir do próximo dia 22, para que entre em campo a boa e velha amnésia brasileira.

Petrobras: sob a lei dos Estados Unidos?

Por J. Carlos de Assis, no site Outras Palavras:

Somos um país que se contenta com aparências. Quando o Governo Fernando Henrique decidiu colocar a Petrobrás sob a ordem jurídica americana, nos anos 90, não nos demos conta de que era irrelevante mudar o nome de Petrobrás para Petrobrax, ou para Petrobras sem o acento no a, como acabou prevalecendo. O que muitos não perceberam é que, por trás da troca de nomes para “facilitar” a internacionalização da empresa via lançamento de ações na Bolsa de Nova Iorque, havia a inevitável consequência de mudança de soberania sob a qual a empresa passaria a atuar.

Por que Xuxa foi dispensada?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Xuxa foi demitida pela internet.

A Era Digital acabou com os tempos em que a Globo, ou qualquer empresa tradicional de mídia, podia se dar ao luxo de pagar salários extravagantes a gente que não vai ser aproveitada.

A Globo fez isso por anos, décadas, mas agora a realidade é muito mais desafiadora.

Uma análise otimista da conjuntura

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Há tempos que eu queria escrever um texto calmo.

Calmo e otimista.

Nem que seja uma calma e um otimismo um pouco fingidos, apenas para apaziguar o espírito.

Acho que todos, no fundo, ansiamos desesperadamente por isso: paz.

MST cobra compromissos de Dilma

Do site do MST:

Na tarde desta segunda-feira (15), representantes do MST participaram de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para apresentar as principais pautas do movimento para o novo governo.

Durante o encontro, o MST apresentou quatro eixos de propostas (clique aqui para lê-las), que perpassam o acesso e democratização da terra, o estímulo à produção de alimentos saudáveis, atenção à Educação no Campo, além de reivindicar a criação de novas políticas públicas de infraestrutura de assentamentos, como o PAC da Reforma Agrária.

O ataque dos privatistas à Petrobras

Por Rubem Gonzalez, no blog Viomundo:

O objetivo é claro: existe uma grande força - nem tão oculta assim - querendo destruir e reduzir a pó a Petrobras e para isso não mede esforços, nem gastos.

É uma operação de guerra dia e noite, uma verdadeira blitzkrieg que já dura 60 dias de bombardeio diário, sistemático e ininterrupto.