sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um banho coletivo na casa de Alckmin

Por Altamiro Borges

Na próxima segunda-feira (26), às dez horas, a entidade de defesa do consumidor “Proteste” promoverá um ato no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador de São Paulo. Ele já foi batizado nas redes sociais de “banho coletivo na casa de Geraldo Alckmin”. Segundo a página no Facebook da entidade, até esta quinta-feira o evento já contava com 104 mil adesões. Isto não significa que todos estarão no protesto irreverente, mas evidencia que o grau de revolta dos paulistas – inclusive dos que reelegeram o tucano – aumenta a cada dia que passa. Cerca de 60% da população da região metropolitana de São Paulo já registrou a falta de água no seu sofrido cotidiano e a tendência é de caos total no Estado.

O objetivo da “Proteste” é exigir do governador maior transparência nas informações sobre a crise de abastecimento. “Será cobrado de Alckmin um decreto oficial de racionamento antes de se instituir a sobretaxa na conta de água para o consumidor que gastar mais do que sua média de consumo”, afirma o site da entidade. Ela orientou os participantes a vestirem roupões e a levarem toalhas e sabonetes no “ato descontraído”. Ela cobrará do governo que “os consumidores sejam avisados previamente sobre as regiões, datas, horários e por quanto tempo ficarão sem o fornecimento, além de campanhas educativas sobre a economia de água e a promoção do uso racional, evitando desperdícios”.

No início de janeiro, a associação obteve uma vitória na Justiça, em primeira instância, barrando a cobrança da sobretaxa pelo consumo de água. Na sequência, porém, a liminar foi derrubada pelo governo. A entidade vai recorrer da decisão. Mas ela está convencida de que só com a mobilização da sociedade será possível cobrar uma postura mais transparente do governador tucano – que conta com a cumplicidade da mídia e do poder judiciário. Na avaliação da “Proteste”, os paulistas estão sendo duplamente penalizados. Eles não têm água nas torneiras e ainda são multados pelo consumo. Um cenário surrealista! Daí a importância do “banho coletivo na casa do Alckmin”. Participe e ajude a divulgar!

******

Leia também:









1 comentários:

Yacov disse...

Protesto na segunda-feira às 10h00, só pode ser piada, né ?!?

"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"