domingo, 8 de fevereiro de 2015

A “massa cheirosa” vai feder em SP

http://www.marciobaraldi.com.br/

Por Altamiro Borges

Apesar das tempestades dos últimos dias, o nível do Sistema Cantareira – que abastece 6,5 milhões de paulistas – continua baixo. Nesta sábado (7), ele atingiu apenas 5,3% da sua capacidade. Para os especialistas do setor, a notícia é péssima, já que o período das chuvas está terminando. A tendência, afirmam, é do total colapso de abastecimento de água a partir de abril. Alguns especialistas, mais apocalípticos, preveem um cenário de “convulsão social” em São Paulo. O quadro é tão dramático que já incomoda até as tais celebridades midiáticas. A “massa cheirosa”, que sempre bajulou os tucanos que governam o Estado há 20 anos, teme ficar fedida. Reproduzo abaixo a hilária reportagem de Mônica Bergamo, na Folha deste sábado, sobre o clima reinante entre os “ricos e famosos”. Até Sophia Alckmin, filha do governador, revela: “Já não lavo o cabelo todo o dia”.

*****

"Me enxugar, 'bee'? Pra quê?", respondia Ivete Sangalo a um assistente no palco do Baile de Carnaval da revista "Vogue", na madrugada de sexta (6). Com o rosto em bicas, a cantora fazia ferver a pista do hotel Unique, nos Jardins, onde 1.500 convidados suavam e se abanavam no aperto para ver a baiana.
*

Pouco antes, no camarim, com maquiagem e cabelo ainda impecáveis, Ivete falava da falta d'água no Estado. "Eu não penso nisso só quando venho para cá. No meu dia a dia também. O problema é que a gente só se preocupa quando há crise", dizia. A seca foi assunto entre os ricos e famosos da festa. Muitos deles fantasiados - Anitta foi de Michael Jackson, Sabrina Sato, praticamente nua.

*

Angélica e Bruno Astuto, apresentadores do baile, cantavam ao microfone o que chamaram de "melô da Sabesp": "Bebeu água? Não!/ Tá com sede? Tô!/ Olha a água mineral". O jornalista disparou: "Quero agradecer à [marca de perfume de luxo] Chanel, que me ajudou a atravessar a semana passada sem água".

*

Em matéria de chuveiro, a convidada Val Marchiori também mudou hábitos. "Parei de tomar banho de banheira. Fiz a minha parte", disse ela, que ainda não sofreu com o racionamento. "Nos Jardins ainda não faltou [água]. Você acha que faltaria?"

*

O Itaim Bibi, onde mora Sophia Alckmin, filha do governador Geraldo Alckmin, já está sem água em alguns horários. "Estou fazendo muita coisa para economizar. Não lavo mais o cabelo todo dia. Agora uso xampu a seco. É ótimo", disse a blogueira.

*

O apresentador Rodrigo Faro, que foi garoto-propaganda da Sabesp em fevereiro de 2014, dizia que a população está fazendo sua parte. "Agora é hora de [o governo] investir." "Quando fiz o vídeo, a Cantareira estava com 30%. Faria de novo, mas só se fosse para dizer o que as autoridades estão fazendo".

*

Colega de Faro na Record, a apresentadora Ana Hickmann se dizia uma especialista no assunto. "Eu tenho casa em Itu [interior de São Paulo] e lá situação está ruim faz tempo. Já passei por isso."

*

A apresentadora Luciana Gimenez engrossava o bloco dos revoltados. "Eu acho que o governo tinha que ter se preocupado antes! Tem desertos em que não falta água porque tem planejamento."


*****

Leia também:






1 comentários:

Paulo disse...

Segundo previsões de especialistas, em abril não vai ter água para cabelo de lugar nenhum