sábado, 7 de março de 2015

Blogueiros capixabas dão a largada

Foto: Felipe Bianchi
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Fortalecer as guerrilhas da comunicação alternativa e enfraquecer o exército regular da mídia conservadora. Essa foi a tônica da abertura do Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais do Espírito Santo, ocorrida nesta sexta-feira (6), em Vitória. “Há muita gente de qualidade fazendo contraponto na comunicação e atuando no ativismo digital, o que irrita profundamente os colunistas ‘jagunços’ dos meios tradicionais”, dispara o jornalista e blogueiro Altamiro Borges. “Antes, eles eram a lei. Hoje, são desconstruídos diariamente”.

Apesar disso, o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé avalia que a ebulição das mídias alternativas e o fortalecimento da luta pela democratização da comunicação contrastam com um cenário de recrudescimento na política. “O momento é de regressão brutal dos direitos sociais, de polarização e de difusão do ódio e do preconceito”, argumenta. “O que a mídia tem a ver com isso? Tudo”.

Para ele, os meios de comunicação brasileiros são responsáveis por criar esse clima de pessimismo e catástrofe. “A mídia vem atuando assim há muito tempo , de Getúlio Vargas ao golpe, mas com muito mais poder que antes, já que é cada vez mais monopolizada. Assim, ela envenena diariamente a sociedade”.

O verdadeiro partido de oposição na eleição presidencial de 2014, de acordo com Borges, foram justamente os grandes meios de comunicação. “A edição de Veja publicada há 72 horas antes do processo eleitoral, interferindo diretamente nas eleições, é a expressão mais canhestra dessa partidarização, tanto que virou panfleto eleitoral de Aécio Neves”. O momento de risco pelo qual passamos, com um Congresso extremamente conservador e a opinião pública pendendo à direita, é “produto direto da mídia”.

Intensificar a pressão popular

Durante a troca de ideias com os mais de 60 presentes no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo, Miro ressaltou que só a intensificação da pressão popular pela democratização da comunicação pode fazer frente ao quadro desfavorável na política. “Aparentemente, o processo da campanha eleitoral de 2014 acendeu o alerta sobre a importância de o governo enfrentar essa batalha”, opina. “Dilma Rousseff finalmente fala em regulação e monta um Ministério da Comunicação com gente fortemente ligada ao tema da regulação, abandonando a tecnocracia e partindo para a luta de ideias”.

A situação contraditória – o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, declarou que a regulação da mídia só acontecerá “sobre seu cadáver”- remete a uma frase célebre da mãe do histórico militante Frei Betto, conforme Altamiro recorda: “Feijão só fica ‘bão’ sob pressão, ela dizia”. “Precisamos fortalecer a luta e garantir que o debate flua por todos os cantos do país, e os encontros de blogueiros e ativistas digitais são uma forma de fazermos isso”.

No mundo inteiro, sublinha Miro, o papel e a regulação da mídia está em debate. “Quando falamos disso no Brasil, estamos sendo ‘bolivarianos’, ‘chavistas’. O debate existe no mundo todo, inclusive nos EUA, país favorito dos que criticam a regulação do setor e que desde a década de 1930 tem mecanismos de regulação”.

Ele também cita o caso da Inglaterra, que fortaleceu as regras para garantir mais democracia. “Diante dos problemas da mídia de lá, a ‘chavista’ Elizabeth II aprovou uma lei que, se valesse no Brasil, calúnia e difamação não passariam impunes”, ironiza. “Se valesse aqui, a multa por difamação na imprensa seria na casa dos R$ 3,5 milhões”.

Com a participação de representantes da política, da academia e do movimento social da região, o debate se desenrolou por mais de duas horas abordando temas como a perigosa ‘dobradinha’ entre a mídia e o poder judiciário, “uma aliança letal para a democracia”, segundo Miro. Os caminhos de articulação e luta por uma comunicação mais democrática no Espírito Santo também foi discutido.

O Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais do Espírito Santo continua no sábado (7), com debates e oficinas ao longo do dia. O evento tem transmissão online pela página do Barão de Itararé (http://www.baraodeitarare.org.br). Confira a programação completa aqui.

0 comentários: