quinta-feira, 26 de março de 2015

Janot investigará Aécio? Duvido!

Por Altamiro Borges

Até agora, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conseguiu evitar que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fosse incluído no midiático processo da Operação Lava-Jato. Apesar de ter sido citado por Alberto Youssef, o cambaleante tucano escapou do “bafômetro”. Nesta semana, porém, o caso ganhou nova dimensão. Com base no vazamento de um vídeo com as “delações premiadas” do doleiro, deputados do PT encaminharam ao PGR um pedido formal para que Aécio Neves seja investigado. Segundo o jornal Estadão, a solicitação “está no gabinete de Rodrigo Janot. O requerimento foi recebido pelo Ministério Público Federal e está esperando análise. Segundo a Procuradoria, o pedido tem de ser examinado. Não é possível recusá-lo sem prévia análise”.

“A base do requerimento subscrito pelos deputados federais Padre João e Adelmo Leão e pelo deputado estadual Rogério Correia, todos do PT de Minas, é o depoimento gravado em vídeo do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Operação Lava Jato – esquema de corrupção na Petrobrás. Janot não tem prazo pré-determinado para analisar o pedido. Em delação premiada, o doleiro afirmou que o ex-deputado José Janene (PP/PR) – condenado no processo do mensalão e mentor do esquema de propina na Petrobrás – contou-lhe que ‘dividia a diretoria de Furnas com o então deputado Aécio Neves’”. Ainda segundo o delator, tão paparicado pela mídia antipetista, o cambaleante tucano receberia cerca de R$ 120 mil mensais em propina – um baita “mensalão”.

Para os deputados petistas que representaram pela investigação do PGR, as informações de Alberto Youssef “reforçam os indícios da participação de Aécio no desvio de recursos da estatal”. No início de março, em petição ao Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Janot pediu o arquivamento do processo contra o político mineiro. Agora, porém, ele terá mais dificuldades para poupar o presidente nacional do PSDB. Para reforçar a pressão por um julgamento imparcial, a diretoria do Sindicato dos Advogados de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (24) também pedir a abertura de inquérito contra Aécio Neves na Operação Lava-Jato. “Não cabe tratar como elementos insuficientes as acusações sobrevindas daquele que tem o dever de falar a verdade”, argumenta a entidade.

Diante dos novos indícios e da forte pressão, fica mais difícil o procurador-geral manter a blindagem ao cambaleante tucano. Mesmo assim, é bom ficar esperto. Até hoje nenhum tucano foi investigado, processado ou preso. Na sua seletividade, a mídia e a Justiça nada fazem para investigar as inúmeras denúncias de corrupção – seja no passado, com a “privataria” das estatais e a compra de votos para a reeleição, seja no presente, com as contas secretas no HSBC da Suíça, o aeroporto na fazenda do tio-avô ou a Lista de Furnas. Impunes, os tucanos seguem posando de vestais da ética e reforçam as marchas golpistas pelo impeachment de Dilma Rousseff. Não acredito que agora será diferente!

*****

Leia também:





1 comentários:

Anônimo disse...


Fora de pauta(?!)

Alguém, por favor, encaminhe o texto seguinte para o escritor *Fernando Morais!

*Imprensa brasileira é ‘sem vergonha e partidária’, diz Fernando Morais no Salão do Livro de Paris

Postado em 24 de março de 2015 às 10:16 am

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/imprensa-brasileira-e-sem-vergonha-e-partidaria-diz-fernando-morais-no-salao-do-livro-de-paris/

##############################

Ombudsman da Folha critica perseguição à Dirceu

Por jornalista Miguel do Rosário

29 de março de 2015 | 10:06

É incrível o descompromisso da imprensa brasileira com a verdade.
E mais incrível ainda a despreocupação com o direito dos cidadãos – quando esses cidadãos pertencem ao partido do qual a Folha não gosta, claro – à dignidade.
(O direito à dignidade é um dos princípios basilares da Constituição Federal, mas isso parece não ter muita importância para nossa mídia).
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=25915&cpage=1#comment-176340

e aqui [na página do ombudsman da 'Folha' "da 'ditabranda'":

em 'Diferentemente do informado'...

... Na manchete de domingo passado,
quem informou não é delator
e quem é delator não informou

(...)]

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ombudsman/213938-diferentemente-do-informado.shtml