sexta-feira, 22 de maio de 2015

Índices mostram retração da economia

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Desemprego: chegou a 6,4%, o maior índice dos últimos quatro anos. Cerca de 1 milhão e 600 mil trabalhadores brasileiros estão sem emprego, segundo o IBGE.

Renda: o salário médio dos trabalhadores caiu 0,5% no mês passado, em relação a março, e 2,9% na comparação com abril de 2014.

PIB: a economia brasileira encolheu 0,81% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com cálculos do Banco Central. Nos últimos 12 meses, o PIB caiu 1,18%, o mesmo índice da retração esperada para este ano.

Os novos índices negativos da economia divulgados nesta quinta-feira apontam para uma piora do cenário, ainda antes dos cortes no orçamento, previstos entre R$ 60 e 80 bilhões, que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deverá anunciar até amanhã.

Uma coisa vai puxando a outra: com menos investimentos e as altas dos juros e da inflação, caem o emprego e a renda, os grandes esteios da estabilidade econômica mantida até o ano passado, fazendo com que as famílias consumam menos e provoquem uma queda no PIB. A produção industrial caiu 5,9%, segundo o IBC-Br.

0 comentários: