sábado, 2 de maio de 2015

Lembranças do dia 1º de maio

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Há várias lembranças com relação a este 1º de maio, em termos de datas redondas.

1) Há 125 anos, 1º de maio de 1890, realizou-se a primeira greve internacional pela jornada de oito horas de trabalho, com forte repercussão nos Estados Unidos, Canadá e Europa. A data lembrava os episódios em torno do chamado Massacre de Haymarket, em Chicago. Várias organizações sindicais norte-americanas decretaram uma greve geral a partir de 1º de maio de 1886 em favor da jornada de oito horas.

Numa manifestação no dia 3, a polícia atirou sobre os manifestantes, matando dois deles. Nova manifestação foi chamada para o dia seguinte, 4 de maio. Desta vez alguém até hoje não identificado com segurança jogou uma bomba, matando um policial na hora e ferindo outros sete que morreram dias depois.

Os organizadores da manifestação foram inculpados, e sete deles foram condenados à morte. Dois tiveram a pena comutada, mas cinco não, e quatro foram executados com requintes de crueldade, por enforcamento, no ano seguinte (o quinto de suicidou antes da execução da sentença).

O governador do estado de Illinois (onde fica Chicago), extinguiu a pena dos condenados e prisioneiros que ainda estavam vivos, reconhecendo a inocência de todos, inclusive dos que tinham sido executados. A seguir, em 1889, a Internacional Socialista oficializou a data como dia de protesto pela jornada de oito horas, inaugurado com a greve internacional no ano seguinte. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1895, tendo sido declarada feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes, em 1925.

2) Em 1º de maio de 1970, os exércitos dos Estados Unidos e do Vietnã do Sul invadiram o Camboja, numa tentativa de furar o bloqueio dos vietcongs e chegar ao Vietnã do Norte, além de neutralizar acampamentos dos guerrilheiros naquele país. Foi a última grande tentativa de reverter o curso da guerra que, a esta altura, já soprava favoravelmente para os guerrilheiros e para o Vietnã do Norte.

3) Cinco anos mais tarde, em 1º de maio de 1975, as forças dos vietcongs e do Vietnã do Norte entraram triunfalmente em Saigon, a capital do Vietnã do Sul, depois rebatizada Cidade Ho Chi Min. No dia anterior, 30 de abril, deu-se o último combate importante, numa ponte que dava acesso à cidade. Foi o fim da guerra do Vietnã, a única guerra em que os Estados Unidos foram derrotados no século 20.

4) E nesta data, há 70 anos, travavam-se os últimos combates da Segunda Guerra Mundial na Europa. No dia 30 de abril, Adolf Hitler e sua companheira Eva Braun, com quem ele se casara oficialmente horas antes, se suicidaram. Seu cadáver foi queimado, mas os soviéticos encontraram seus restos e os levaram para Moscou. Entretanto, reza a história que mais tarde esses restos mortais teriam sido incinerados de vez e suas cinzas jogadas num rio.

0 comentários: