terça-feira, 23 de junho de 2015

O incrível blogueiro analfabeto da 'Veja'

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Você se surpreendeu com o “blogueiro” da Veja que pediu “menos escolas, mais prisões”? Pois a “blogosfera” da revista acaba de surpreender, de novo, com a mesma intensidade – porque mais, é impossível. A revista mantém, em seu portal, um blogueiro analfabeto funcional.

O nome da peça é Felipe Moura Brasil. E, acredite quem quiser, o sujeito não é capaz de interpretar um texto de 115 caracteres, ou 19 palavras. Por conta disso, atacou o signatário desta página devido a uma “leitura” ridiculamente equivocada de postagem que fiz em minha conta no Twitter.

No último sábado, fiz uma chamada no Twitter para o post Direita prefere destruir o país a aceitar justiça social. Nesse post, eu disse, entre outras coisas, que os desvarios do juiz Sergio Moro vão destruir a economia, pois sua condução da Operação Lava Jato paralisou o setor de construção pesada e está paralisando investimentos no país.

Na chamada em questão, dirigindo-me a cada eventual leitor do texto, escrevi que os delírios de Moro iriam lhe custar “seu emprego, sua vida”. Confira, abaixo, reprodução desse tuite.



Não precisa ser lá muito letrado para entender o contexto em que publiquei essa mensagem. Bastaria ir ao meu perfil no Twitter e ler as postagens imediatamente anteriores e posteriores para confirmar que quando escrevi que a atuação de Moro iria “custar seu emprego, sua vida”, dirigi-me ao leitor.

Confira, abaixo, as mensagens postadas pouco antes e pouco depois dessa postagem sobre “seu emprego, sua vida” – inverti a ordem porque o Twitter coloca as mensagens mais recentes em cima e as mais antigas, embaixo e da forma como reproduzo fica mais fácil de entender.



Por via das dúvidas, pedi a uma sobrinha de oito anos para ler essa sequência de posts e me dizer o que entendeu. A menina não teve dúvidas. Eu estava dizendo às pessoas que o que Sergio Moro vem fazendo irá acabar com seus empregos, suas vidas.

Uma criança de OITO ANOS!

Como se não fosse suficiente, a postagem que fiz no Twitter – que fez o blogueiro da Veja me atacar – contém um link. Justamente o link para o post deste Blog em que digo que a atuação de Moro vai afundar a economia, com efeitos óbvios sobre os empregos, sobre as vidas de TODOS.

Quem estivesse em dúvida sobre a natureza da postagem polemizada poderia saber para onde leva o link que contém.

O tal Felipe Moura Brasil, blogueiro da Veja, poderia ter gastado alguns minutos em uma verificação mínima do assunto antes de escrever que eu fiz uma ameaça à vida do juiz. Não fez. Não se dignou nem a ir ao meu perfil no Twitter para ver se o tuite em questão estava inserido em algum contexto.

O post que o sujeito escreveu sobre o tema em seu “blog” no portal da Veja revela muito sobre os “profissionais” da revista. Dizem-se jornalistas, mas escrevem sem apurar nada. Sem nem mesmo pensar.

Confira, abaixo, o post do tal Moura Brasil.



Semana passada, estive viajando com a família. Depois de muitos anos, tirei alguns dias afastado de quase tudo – mas não deixei de publicar alguns posts neste Blog. Por conta disso, estou suficientemente bem-humorado para rir dessa história.

Até porque, não acho que o blogueirinho da Veja teve má fé. Em minha humilde opinião, ele acredita no que escreveu. Se não fosse assim, não escreveria. Se tivesse visto quão evidente é que sua premissa sobre “ameaça” a um juiz de direito é ridícula, poupar-se-ia do mico.

Um “revoltado on line” escrever, publicamente, a primeira coisa que lhe vem à cabeça, nada a estranhar. Mas alguém que escreve no portal da maior revista semanal do país escrever uma patacoada dessas, é grave; mostra que Veja tem colaboradores semialfabetizados.

2 comentários:

Unknown disse...

A internet virou isso: uma vala podre de mentiras e acusações muito bem vindas nessa guerra ridícula pelas cabecinhas manipuláveis dos brasileiros de toda classe.

Anônimo disse...

Quando você escreve, seu emprego, sua vida. Não fica claro que é o emprego e a vida de quem ler ou do juiz.
A justiça cumpre a lei. Empresas ou empresários corruptos não podem ficar impunes por conta de evitar desempregos