quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cantanhêde "esquece" a propina de Aécio

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O Alberto Villas não é daqueles sujeitos que possam ser definidos como “jornalista de TV”. Nem tampouco é um “homem de imprensa escrita”, ou um “ativista da informação nas redes sociais”.

O Alberto Villas é tudo isso. Mas não é nada disso. É apenas jornalista. E ponto.

Aliás, dos melhores e mais experientes no Brasil.

Foi diretor do Fantástico em São Paulo. Mas, ao contrário de tantos colegas que se misturam ao veículo em que trabalham, jamais foi “o Villas da Globo’.

Ele é o Villas. Na Globo ou fora dela. Aliás, fora da Globo ele parece muito melhor. Vejam só…

*****

Alberto Villas, no Facebook


A noticia é esta: Aécio Neves e Sérgio Guerra receberam dinheiro de propina, segundo revelação feita ontem pelo doleiro Alberto Youssef.

VillasNews está oferecendo um doce para quem encontrar a noticia na primeira página da Folha de S.Paulo ou de O Globo. E uma lupa para que você encontre a notícia no interior dos jornais.

Bom trabalho! Isso não pode ser chamado de Jornalismo. Ainda mais com J maiúsculo.

http://albertovillas.com.br/2015/08/26/escandalo-3/




*****

Mas não foi só o Villas que percebeu algo estranho na cobertura jornalística sobre o depoimento do doleiro Youssef, na CPI em Brasília…

Na transmissão “ao vivo”, a GloboNews até deu a notícia: Youssef reafirmou a informação (que ele obteve do deputado Janene, ex-líder do PP) de que Aécio recebia propina em Furnas, na época do governo FHC. Quem operava o esquema, diz o doleiro, era a irmã de Aécio.

Claro, tudo isso precisa ser provado. Aécio Neves tem direito a ampla defesa.

Mas vocês já imaginaram o que aconteceria se Youssef dissesse que Lula ou Dilma recebiam propina em Furnas? Imaginem: o doleiro diz que o irmão de Dilma pegava grana; o que aconteceria no dia seguinte? Quais seriam as manchetes?

Pois bem, na capa dos jornais (que são lidos pela classe média raivosa), e mesmo nos programas subsequentes da Globo News (assistida pela mesma classe média raivosa e paneleira, a informação foi tratada com a discrição devida. Sumiu!!!

Vejam o que diz a comentarista Eliane Cantanhêde (que alguns chamam pelo apelido carinhoso de Tucanhêde), numa troca de mensagens com leitora na internet:



A Cantahêde vai tentar “encaixar”. Ufa, que alívio… Agora, sim.

O curioso é que o JN da Globo abriu mais espaço para a informação sobre a propina. Mas, como lembrou Paulo Henrique Amorim, deu a notícia sem mostrar o vídeo em que Youssef acusa Aécio, e ainda botou Bonner para ler uma nota do senador eleito por Minas – clique aqui e confira

É como se a família Marinho operasse por nichos. Nos veículos voltados aos paneleiros, Aécio segue a ser um homem probo; assim a turma que se informa pela “Veja” e pelo “Globo” não entra em choque.

Mas no JN, na TV aberta, aí já se fala abertamente sobre o caso: Aécio teria recebido propina.

Isso desfaz a fantasia de que toda a corrupção no Brasil começou pelo PT. Isso obriga a se buscar soluções menos simplistas para se combater a corrupção.

Isso tudo apesar da forcinha que o UOL também dá ao ex-quase presidente Aécio Neves. Vejam abaixo…



O impeachment morreu mais um pouco ontem. E a velha imprensa também morre.

Mas o jornalismo vai sobreviver. Esse é como o samba: agoniza mas não morre…

2 comentários:

Unknown disse...

Aecio não é presidente do país e não dita o futuro

Jcabral disse...

O Aécio é o famoso quem no governo executivo federal?